Espumante Nacional, a borbulha que veio para ficar!

Os espumantes nacionais são hoje o grande “Hit do mercado”. A qualidade é inegável e a evolução percebida ao longo dos anos. São vários os prêmios internacionais, e a consagração vem do próprio consumidor que hoje reconhece a qualidade alcançada, aumentando a demanda no consumo do produto.

A Chandon é, sem dúvida, hoje, um dos grandes produtores de espumantes do Brasil, assim como a Cave Geisse, que produz invejáveis e inacreditáveis espumantes.

A Chandon faz parte do Grupo LVMH (Louis Vuitton e Möet Hennessy) e se instalou em 1973 no município de Garibaldi, na Serra Gaúcha, especializando-se unicamente na produção de espumantes, colocando de lado os chamados vinhos tranquilos (tintos e brancos) e trabalhando os nichos de mercado.

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Sua estrutura física e de maquinário é de fazer inveja a qualquer produtor. Mantém controle absoluto nos processos de produção, desde a qualidade das uvas, sua recepção, análise dos açúcares, determinação do momento certo da colheita e em toda a cadeia produtiva.

O método adotado para a elaboração dos espumantes é exclusivamente o método Charmat, em que ocorre a segunda fermentação nos tanques de aço inox, com temperatura controlada.

É com o assemblage (mistura de uvas) de várias colheitas e safras que o espumante é preparado e obtém-se o seu estilo, sem ser safrado, porém, mantendo-se um padrão nos aromas e na parte gustativa, preservando a concepção original de cada produto em cada linha.

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Na segunda fermentação, vêm as borbulhas e a picância. O espumante está pronto para envelhecer, dentro de cada conceito e tempo determinado, chegando ao mercado após os últimos detalhes, como o licor de expedição (Que dá a sensação de doce ou não ao vinho) e rotulagem.

Hoje a linha de produtos da Chandon é composta de seis espumantes, como segue: Chandon Réserve Brut, Chandon Brut Rosé, Excellence Cuvée Presige, Excellence Rosé Cuvée Prestige, Chandon Riche Demi-Séc e Chandon Passion.

A Cave Geisse é um mundo particular. Fundada em 1979 e instalada em Pinto Bandeira, distrito de Bento Gonçalves, leva a sério a elaboração e a qualidade, demonstrando, antes de tudo, a paixão de seu proprietário Mário Geisse, enólogo, pelos vinhos e pelo cuidado, que vai desde o plantio até a busca pelas inovações tecnológicas.

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Hoje é, sem dúvida, um dos grandes nomes da vitivinicultura nacional, voltada aos espumantes, sendo diferente da Chandon, no conceito de produtos mais individualizados, mais exclusivos e voltados ao paladar mais exigente.

Utiliza o método champenoise (fermentação na garrafa), sendo as uvas que utiliza a Pinot Noir e a Chardonnay. Em sua linha, encontram-se os seguintes produtos: Cave Geisse Brut / Cave Geisse Rosé Brut / Cave Geisse Nature / Cave Geisse Terroir Rosé Brut / Cave Geisse Terroir Nature / Cave Geisse Brut 1998 / Champagne Brut Réserve Philippe Dumont / Cave Geisse Blanc de Noir Brut / Cave Geisse Blanc de Blanc Brut.

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

O desenvolvimento dos espumantes nacionais é uma constante; isto é fato principalmente no exterior, onde o produto é valorizado e premiado. No Brasil, ainda temos um caminho a ser percorrido de aprendizado e valorização, mas ele já se iniciou, principalmente ao se acompanhar os circuitos de degustações do vinho nacional e o sucesso que tem sido.

Borbulhas a todos nós! Salut!

Almir dos Anjos é sommelière pós-graduado em marketing pela ESPM e especialista em e-commerce em vinhos. Possui cursos de vinhos na ABS-SP e SBAV-SP e é um dos intergrantes do Grupo do Selo 7 Sommeliers.
Traz para o Viagens e Rotas informações, novidades e curiosidades sobre o mundo dos vinhos. Para Almir, qualquer viagem só é completa quando há união entre vinhos e gastronomia que definem a marca de uma região ou cultura. Contatos- dos.anjos@uol.com.br
Blog Vinho dos Anjos
Blog Selo 7 Sommeliers
Site Selo 7 Sommeliers

Revisão de Texto – Fabíola Peleias

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!