Villefranche-sur-Mer e Èze-sur-Mer, para se encantar na Costa Azul francesa

Para aquele turista que procura tranquilidade no litoral Francês e uma bela história para contar, este é o lugar para se visitar. Pequena, singela e peculiar, Villefranche se destaca por sua importância histórica, já que é uma cidade frequentada desde a antiguidade por marinheiros romanos, gregos e até bárbaros.

Atualmente, a praia de Villefranche é parada de cruzeiros, aonde cerca de trezentos mil passageiros por ano descem na bela cidade. Sua vila antiga abriga pequenas lojas locais, bons restaurantes e casinhas de nativos. Vale visitar a Chapelle St Pierre, decorada por Jean Cocteau, e a bela Igreja de São Miguel, datada do barroco.

Aos sábados, acontece o mercado de produtos e artesanato local, um ótimo local para comprar a um preço diferenciado.

Praia de Villefranche-sur-Mer / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Praia de Villefranche-sur-Mer / Crédito: Ana Elisa Teixeira

A praia também é agradável, ótima para nadar, descansar e está sempre lotada. Para conhecer toda a cidade não é necessário nem 2 horas. É um passeio imperdível para apreciar sua beleza. A casa mais cara do mundo também fica nesse pequeno paraíso, a Vila Leopoldina, que pertenceu à brasileira Lily Safra e foi construída no estilo Belle Époque, ocupando um terreno de 8 hectares.

Ao topo da Colina entre Villefranche e Mônaco está a pequena e charmosa Èze-sur-Mer. Suas paisagens são capas de muitos guias turísticos do Sul da França. É comum passar pela Vieille Ville da cidade e reconhecer alguma imagem deslumbrante uma vez vista em livros.

Arquitetura Medieval em Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Arquitetura Medieval em Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Há uma maneira interessante para chegar ao topo antigo e turístico da cidade. Aos pés da linha do trem, existe uma trilha aberta com pequenos cascalhos, que leva o visitante até o topo da montanha. A caminhada dura de quarenta minutos a 1 hora e a todo momento proporciona uma bela vista de toda a costa e do mar mediterrâneo.

No alto da colina está a Vieux Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

No alto da colina está a Vieux Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Quando se chega ao topo, é possível andar pelas vielas de pedras da época da Idade Média, passar por belos restaurantes e fazer compras nas lojas locais. O grande ápice do passeio é a chegada ao belo jardim exótico.

Por 6 euros, é possível caminhar pelo jardim, descansar em cadeiras com vista para toda a costa e tirar belas fotos de toda a paisagem entre penhascos.

 Vista do Jardim Exótico de Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Vista do Jardim Exótico de Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Ao descer, não deixe de passar pela Igreja Notre Dame de l’Assomption nas montanhas de Èze e apreciar a vista do Mirante principal.

Igreja Notre Dame de L'Assomption em Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Igreja Notre Dame de L’Assomption em Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Para aqueles que gostam de artesanatos e ervas, logo na porta de entrada e saída, há uma barraca com sabonetes artesanais e temperos típicos para cozinhar. Vale levar uma lembrança.

Especiarias vendidas em Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Especiarias vendidas em Èze / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Se tiver oportunidade para curtir a noite, fique! A iluminação amarelada entre as vielas escondidas é perfeita para um momento especial. É fácil encontrar um pequeno bistrô aconchegante e romântico que, juntamente com um bom vinho francês, fará com que Èze fique na memória como uma das cidades mais inesquecíveis de uma vida.

Visite gratuitamente a Fábrica de Cosméticos Fragonard

Ao pé da montanha, está a Fábrica de Cosméticos Fragonard, que fabrica a maior parte dos cosméticos, como xampus, batons de barra, sabonetes e cremes, produzidos há mais de oitenta anos. O museu do perfume fica em Grasse, que não é muito longe e pode ser visitado também.

Ao passar por Èze, lembre-se de visitar o local e comprar alguns cosméticos de alta qualidade. A entrada e a visita são gratuitas, acompanhadas por um guia que normalmente fala francês, inglês e italiano.

Durante a visita, é explicado como é feita a maior parte dos cosméticos, os quais normalmente se originam de flores e frutas da região. Destaque para os cosméticos de rosas, violetas e jasmins.

Fábrica de Cosméticos Fragonad / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Fábrica de Cosméticos Fragonad / Crédito: Ana Elisa Teixeira

No final da visita, os visitantes podem adquirir a preço de fábrica os perfumes, cosméticos e sabonetes produzidos de forma artesanal nas fábricas de Grasse e de Èze.

Serviços
Moeda – Euro (€)
Idioma – Francês
Fuso – + 4h (+ 5h em caso de horário de verão)
Voltagem- 220 V
Visto – Só é necessário tirar o visto após permanência superior a 3 meses. Caso contrário, basta ter o passaporte e boa viagem!
Melhor Época – Entre os meses de maio e setembro. Final de primavera até o verão, onde as temperaturas chegam a 33º.

Encontre hotéis para se hospedar em Èze aqui
Encontre hotéis para se hospedar em Villefranche-sur-Mer aqui

As duas cidades ficam a 30 minutos de Nice, França.

Revisão de Texto – Fabíola Peleias

 

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!