Experiências de uma Au Pair na Holanda

Sempre fui apaixonada pelo velho continente. História sempre foi a matéria que eu mais gostava na escola e os filmes que tinham cidades como Roma, Paris ou Londres como cenário são os meus preferidos. Então, sempre me imaginava morando ou conhecendo esses lugares. Além disso, estudei e dei aulas de inglês por um bom tempo, o que fazia a vontade de por em prática em terras estrangeiras o que eu aprendi só aumentar.

Acontece que a ideia de morar na Europa por muito tempo pareceu meio distante, tanto por pensar que é muito caro se manter quanto ao fato de não conhecer tantas opções de intercâmbio.

Lisa em um dos cartões postais de Amsterdã

Lisa em um dos cartões postais de Amsterdã

Eu não estava interessada em pacotes de um mês para estudar inglês e no tempo livre passear um pouco. Queria conhecer o maior número de lugares possíveis, com muito mais tempo e viver como os europeus vivem. A minha prioridade maior, não era estudar e sim fazer turismo pelos países.

Para completar, quando estava procurando agências, as coisas não iam tão bem no emprego, tinha acabado uma faculdade que não deu muito certo e estava bem desanimadinha com a rotina. Com isso descobri que ser Au Pair era a oportunidade ideal! Estava tão decidida que a ideia de passar um ano fora, longe da família e exercendo uma atividade de grande responsabilidade não me assustou tanto.

Eu sempre gostei muito de crianças, mas não tinha contato com muitas. Então, eu comecei a dar aulas para turmas de crianças também e fiz um estágio no orfanato da minha cidade. Foram experiências muito prazerosas, assim como as que eu tive com minhas 3 kids holandesas. Mesmo assim, é claro, rolou uma insegurança. Eu tive um match com uma família tão legal que achava que não merecia. Cheguei até a me preparar psicologicamente para um rematch e nem havia chegado lá ainda.

Apreciando os famosos Moinhos holandeses

Apreciando os famosos Moinhos holandeses

O momento mais difícil, para mim foi o primeiro mês. Eu ainda não conhecia muitas pessoas e a família eu também não conhecia direito, então sentia saudades do Brasil. Além disso, a kid mais nova sentia muita falta da antiga Au Pair e demorou para me deixar ser amiguinha dela. São nesses momentos que vemos como é importante aquelas conversas no skype antes do match para a gente saber escolher uma família que realmente te acolha, e faça você ser parte da família, como aconteceu comigo. Não é exagero dizer que eles são minha família holandesa. Não vejo a hora de vê-los de novo, seja lá ou aqui.

Muita gente me perguntava o por quê de eu ter escolhido a Holanda. Resposta fácil! Dos países europeus, a Holanda é um dos únicos que aceitam Au Pairs que falam inglês, mesmo o holandês sendo a língua oficial. A localização geográfica facilita bastante as viagens e claro, é um país lindo para se visitar. Outra vantagem é que o povo é bem receptivo. Não da para comparar com brasileiros, mas pelo menos em relação a muitos países da Europa, são bem simpáticos.

Dia da rainha com muita festa na Holanda

Dia da rainha com muita festa na Holanda

Lisa com as amigas Hanna da Ucrania, Sandra da Alemanha e  Kika da Eslováquia em frente ao canal em Amsterdã

Lisa com as amigas Hanna da Ucrania, Sandra da Alemanha e Kika da Eslováquia em frente ao canal em Amsterdã

Lisa com a família na Itália, durante as férias de verão

Lisa com a família na Itália, durante as férias de verão

A experiência não podia ter sido melhor, não só por tudo o que eu vivi, mas também por tudo o que eu descobri que posso ser, fazer e conquistar. Foram 12 países visitados, uma família loira que nunca vou esquecer, muitos amigos de diferentes culturas, muitas histórias para contar, mais um tanto de aprendizado na bagagem e uma vontade enorme de voltar.

Lisa Zielk Calil é de Poá, São Paulo, e foi Au Pair em Roosendaal, na Holanda, de agosto de 2012 a agosto de 2013.

Matérias relacionadas:
Au pair: explore a forma mais barata de morar fora e fazer turismo

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

 

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!