São João da Boa Vista (SP): Belas histórias no interior paulista

A cidade de São João da Boa Vista fica localizada a apenas 220 km da capital paulista. Está pertinho de Águas da Prata e Andradas, pertencente ao estado de Minas Gerais. Famosa por seus pontos turísticos, tem muita história para contar. São João da Boa Vista é bem aconchegante e acolhedora, por ser uma cidade arborizada, estar aos pés da Serra da Mantiqueira e proporcionar ao turista ar puro e natureza preservada.

Por estar localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade proporciona aos turistas caminhadas diurnas e noturnas, principalmente em noites de Lua Cheia, com vistas belíssimas da área urbana e arredores, alem de oferecer passeios de cavalgada.

O Theatro Municipal foi tombado e restaurado em 2004 e é palco para apresentações de artistas da cidade e convidados. Atualmente acontece o Festival de Monólogos, Encontro de Bateristas da cidade e região, Festival de Teatro e também a Semana Guiomar Novaes que foi criada em 1977 e faz parte do calendário cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Além disso, é palco de eventos eruditos e populares de música, teatro e dança comportando até 740 pessoas.

Um dos atrativos turísticos é conhecer o Cemitério Municipal de São João da Boa Vista que é famoso por suas obras em mármore de carrara, feitas por Fernando Furlanetto, como “Bailarina” e “Volúpia”. Todas as suas obras são marcadas pelo olhar das mesmas, dá para perceber se a pessoa tinha olho claro ou escuro pela forma que Furlanetto a esculpiu. Ricas em detalhes cada obra tem sua historia e crença.

Uma obra muito famosa é “Alfredinho”, filho de Oscar Pirajá, faleceu em 1923, aos nove meses. Rica em detalhes, a obra foi inspirada nas mãos e pés de Antonio, seu filho. Diz a lenda que todas as mães que desejassem que seus filhos largassem a chupeta deveriam deixá-las aos pés da escultura e a prática dessa lenda persiste até hoje.

A estação ferroviária da cidade foi inaugurada em 1886, com a presença de Dom Pedro II e sua esposa. Seu trajeto era até Poços de Caldas e atualmente a estação ferroviária transporta somente balchita para Santos.

Há um projeto de transformar a estação em uma “estação cultural” com escola de dança, música, arte sinfônica e teatro para 700 pessoas. O projeto tem previsão de conclusão de 5 anos.

Museu Histórico – O museu foi doado com alguns objetos da casa residencial do Coronel Joaquim José de Oliveira. Entre as peças estão jogos de xícaras, enfeites, moedas da época, enfeites e prendedores de cabelo, relógio, jogos de jantar e talheres, além de móveis, quadros e roupas.

Bispado e Museu da Arte Sacra – Residência oficial do Bispo da Arquidiocese e museu da Arte Sacra da Diocese, onde os turistas podem apreciar diversos objetos sacros. O acervo é composto com aproximadamente 10 mil peças dos séculos 18 a 20, santinhos de papel, terços, rosários, crucifixos, medalhas, relíquias de santos, livros e sufrágios são algumas das peças que compõe o museu.

Detalhes do quarto de Tita de Oliveira no Museu Histórico / Crédito: Raquel Koreeda

Detalhes do quarto de Tita de Oliveira no Museu Histórico / Crédito: Raquel Koreeda

Diversa imagens religiosas no Museu da Arte Sacra / Crédito: Raquel Koreeda

Diversa imagens religiosas no Museu da Arte Sacra / Crédito: Raquel Koreeda

O museu fica no térreo da residência episcopal, construído em 1890 e está aberto à visitações de quinta-feira a sábado das 14hrs as 18hrs.

Vale uma visita

Para quem gosta de quitutes artesanais, vale a pena passar pelo laticínio artesanal Montezuma com produção de queijos e doce de leite de leite de búfala, totalmente sem conservantes e feitos de forma artesanal. Cerca de 400 búfalas são criadas no local. Ricota, frescal, mussarela e doce de leite são produzidos no laticínio e vendidos para a região e em São Paulo.

Alguns bibelôs do Museu Histórico / Crédito: Raquel Koreeda

Alguns bibelôs do Museu Histórico / Crédito: Raquel Koreeda

Dormir: Hotel Líbero- Localizado no centro da cidade, ao lado da Catedral. O hotel conta com 57 apartamentos divididos em três categorias. As diárias custam a partir de $111,00 para um casal com café da manhã.

Comer: Bedrock Pasta & Pizza – Apesar do restaurante ser famoso por suas pizzas crocantes, destaca-se as massas artesanais e receita do chef do local. Além de entradas como o “smoked salmon”, feito com ciabatta de alho com coalhada síria sêca e salmão defumado da casa. Os valores são acessíveis e a partir de R$14 as massas e R$6 as entradas.

A revista digital Viagens e Rotas viajou para São João da Boa Vista, em São Paulo, a convite da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!