Águas da Prata (SP): cidade da natureza e das águas cristalinas

Águas da Prata, como o próprio diz é conhecida por suas águas cristalinas Há apenas 240 km da capital paulista a cidade oferece muitos atrativos que vale a pena conhecer. Famosa por suas cachoeiras e a beira da Serra da Mantiqueira, a cidade é muito arborizada e acolhedora por seus pontos turísticos composto por belíssimas cachoeiras, trilhas e montanhas.

“Nos últimos três anos tivemos um aumento no turismo de Águas da Prata, principalmente o turismo de aventura”, diz Rafael Eduardo Gomes, dono da agência receptiva e operadora Prata Expedições Eco Aventura.

Além das belezas naturais, a cidade é conhecida quando o assunto é turismo religioso. A sede do Caminho da Fé é o ponto de partida desse caminho de 500 km que passa por cidades de Minas Gerais, São Paulo passando pela Serra da Mantiqueira e terminando em Aparecida do Norte. Um trajeto que leva em média de 20 dias e atrai muitos fiéis.

Centrinho de Águas da Prata / Crédito: Reginaldo Pupo

Centrinho de Águas da Prata / Crédito: Reginaldo Pupo

Reserve um final de semana para visitar a cidade e aproveitar as águas cristalinas da Cachoeira das 7 quedas. Uma das maiores cachoeiras da cidade, com 35 metros de altura, ela é conhecida pela prática esportiva cascading – descidas em Rapel pelo leito de cachoeiras e cascatas, utilizando técnicas verticais e equipamentos de Montanhismo – que é muito procurada pelos turistas que procuram por aventura e adrenalina.

Cachoeira das 7 quedas  / Crédito: Reginaldo Pupo

Cachoeira das 7 quedas / Crédito: Reginaldo Pupo

Não deixe de visitar o Pico do Gavião, com 1.663 metros de altitude,localizado na divisa de Andradas (MG) e Águas da Prata. No topo do pico pode-se ver as duas cidades por uma vista maravilhosa que é conhecido pelos campeonatos brasileiros e mundiais de asa delta com rampa de decolagem para todos os lados. O local conta ainda com lanchonete, vestuário e enfermaria.

A prática de voo livre é muito comum e as agências oferecerem estes esportes de acordo com o grau de dificuldade e da experiência do turista.

Descida de parapente na região / Crédito: Reginaldo Pupo

Descida de parapente na região / Crédito: Reginaldo Pupo

Voo de parapente no Pico do Gavião / Crédito: Reginaldo Pupo

Voo de parapente no Pico do Gavião / Crédito: Reginaldo Pupo

Prática de cascading / Crédito: Reginaldo Pupo

Prática de cascading / Crédito: Reginaldo Pupo

Dormir- Pousada e Spa Holístico Canto dos Xamãs : Localizado na fazenda são Miguel Arcanjo, em uma área de cem alqueires, em meio a cachoeiras, plantação de oliveiras, hortas e criação de carneiros, cavalos e gados, os hóspedes se sentem no meio da natureza. Além disso, a pousada é conhecida por sua famosa oca de 200 metros, onde são feitos rituais de energização e meditação, além dos banhos relaxantes com ervas naturais e outras atrações místicas e únicas que a pousada propõe para que o hospede relaxe e aproveite ao máximo a natureza. Mais informações: (0xx19) 3642-2033

Pousada e Spa Holístico Canto dos Xamãs  ideal para quem procura renovar as energias / Crédito: Raquel Koreeda

Pousada e Spa Holístico Canto dos Xamãs ideal para quem procura renovar as energias / Crédito: Raquel Koreeda

Turistas podem meditar e relaxar na Pousada e Spa Holístico Canto dos Xamãs  / Crédito: Raquel Koreeda

Turistas podem meditar e relaxar na Pousada e Spa Holístico Canto dos Xamãs / Crédito: Raquel Koreeda

Pousada e Spa Holístico Canto dos Xamãs  / Crédito: Raquel Koreeda

Pousada e Spa Holístico Canto dos Xamãs / Crédito: Raquel Koreeda

Comer- Mirante Pesk – O restaurante das trutas: a especialidade do local são as trutas acompanhadas por batatas e arroz, e o molho a escolher, entre eles: alcaparras com champignon amêndoas, mostarda, maracujá, alho e óleo e outros. Os turistas podem pescar, descansar em redes e ver o sol se pôr. Mais informações: (0xx19) 3649-1229 ou

Compras artesanais- Doces caseiros Molina: deliciosos doces caseiros; doce de leite, goiabada, doce de abobora, figo entre outros. Tel: (0xx19) 3642-1571

Laticínios Prata: especializado em compotas, geleias, manteigas, queijos, mel, cachaça entre outros, todos os produtos são feitos artesanalmente, faça visita e experimente seus doces. Tel: (0xx19) 3642-1176.

A revista digital Viagens e Rotas viajou para Águas da Prata, em São Paulo, a convite da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!