Verão: a hora e a vez dos vinhos brancos e rosés

Ah o verão… Desta vez veio intenso, diferente e avassalador! E claro, eu não poderia deixar de falar em vinhos. Mas como aplacar este calor dos trópicos? Como apreciar um bom vinho e não “derreter” ou sufocar diante das noites mal dormidas?

Todo mundo sabe que o teor de álcool sobe e aquece com qualquer bebida, elevando a temperatura corporal. Mas, por sermos apreciadores, que saímos, almoçamos, jantamos e queremos ter, além de companhia, uma boa bebida, um bom vinho para acompanhar. E quem não vive sem uma boa taça de vinhos aliando uma boa dose de ponderação?

Trouxe então algumas dicas e sugestões:

Primeiramente, sejam tintos ou brancos, o importante é estar hidratado. Tomar bastante água, antes, durante e depois de cada taça.

O alimento para acompanhar tem que ser leve e prazeroso, deixando na harmonia dos vinhos, o gosto de tudo se complementar.

Vinhos brancos de Portugal podem ser uma ótima opção para este verão / Crédito: Almir dos Anjos

Vinhos brancos de Portugal podem ser uma ótima opção para este verão / Crédito: Almir dos Anjos

Vinhos para o verão / Crédito: Almir dos Anjos

Vinhos para o verão / Crédito: Almir dos Anjos

Tive a oportunidade de provar recentemente dois vinhos, um branco e um rosé, ideais para o verão, com estruturas diferentes, porém bem frescos.

Vou listá-los abaixo e tecer alguns breves comentários, mas já fica a dica: Verão lembra frescor, que lembra suavidade, que lembra sol, que lembra rosés, brancos e espumantes.

Seja na beira da piscina ou na praia, descontraidamente, com uma refeição leve – E nem por isso menos substanciosa -, o vinho tem que agradar e trazer a satisfação. Como sempre comento, ele deve alegrar o paladar e principalmente se ajustar ao momento.

Vale começar pelo vinho Casal da Coelheira Rosé 2011, um velho conhecido, desde quando pude provar pela primeira vez. Um vinho leve, muito aromático, de Portugal, mais precisamente do Tejo.

Apresenta notas de morango, frutas vermelhas e cassis. Um ótimo vinho para se beber neste verão, servido em temperatura bem baixa (6°C), e podendo acompanhar pratos leves ou mesmo se tomar descontraidamente.

Em seguida o vinho DFJ 2012 Branco, um blend composto de Alvarinho e Chardonnay, também de Portugal, Lisboa. Um vinho muito fresco que apresenta notas de abacaxi, frutas tropicais e limão. Corpo leve, ótima complexidade, algumas notas florais e um final de boca (quando aquecido) ligeiramente adocicado no palato, sugerindo até uma harmonização com toques agridoces e frutas. Vinho muito premiado e bem sugestivo para o verão.

Ele compõem uma refeição com peixes, carnes brancas e assim como provei: Admirando a bela noite e o luar. O teor alcoólico neste caso ajuda: 12,5%, sugerindo o frescor da brisa do mar noturna, das estrelas e muito, mas muito romantismo. Aconselho servir à temperatura de 8° e manter gelado.

Deixo então aos apaixonados por vinhos, a certeza de sempre uma boa escolha nos verões.
Saúde!

Almir dos Anjos é sommelière pós-graduado em marketing pela ESPM e especialista em e-commerce em vinhos. Possui cursos de vinhos na ABS-SP e SBAV-SP e é um dos integrantes do Grupo do Selo 7 Sommeliers.
Traz para o Viagens e Rotas informações, novidades e curiosidades sobre o mundo dos vinhos. Para Almir, qualquer viagem só é completa quando há união entre vinhos e gastronomia que definem a marca de uma região ou cultura.
Contatos- dos.anjos@uol.com.br
Blog Vinho dos Anjos
Blog Selo 7 Sommeliers
Site Selo 7 Sommeliers

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, 
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos 
grátis.

Planeje sua viagem com a gente:
 Reserva de hotel
 Seguro Viagem
 Ingressos para atrações em todo o mundo
 Chip para celular

 

Deixe seu comentário!