Região da Toscana (Itália) e seus maravilhosos Chiantis

Entre seus ciprestes imponentes, vales, clima agradável e vinhedos que se perdem de vista, a Toscana, na Itália, é uma região de sonhos e os vinhos complementam esta viagem.

Falar da Toscana sem lembrar dos Chiantis é deixar de falar do mais emblemático dos vinhos da região. É o local mais tradicional da Itália no que se refere aos vinhos e a continuidade na preservação das questões familiares de geração em geração.

Elaborado com a uva Sangiovese ou em cortes com as uvas Canaiolo, Sangiovese Grosso, Colorino, entre outras, o Chianti tem lá suas características próprias que revelam o “terroir” da Toscana e tudo que envolve esta terra abençoada.

Paisagem típica da Toscana / Crédito: Almir dos Anjos

Paisagem típica da Toscana / Crédito: Almir dos Anjos

Chiantis / Crédito: Almir dos Anjos

Chiantis / Crédito: Almir dos Anjos

Para a elaboração o importante é conter na composição o mínimo de 90% da uva Sangiovese, a uva mais importante da Itália e preservada em todo o seu esplendor.

As técnicas de escolha de clones (são aproximadamente quinze clones ou variedades da Sangiovese), cultivo e vinificação deram lugar a vinhos saborosos e bem feitos que alcançaram patamares de qualidade jamais vistos e sempre em constante melhoria.

Aliado a isso tudo o vinho harmoniza perfeitamente com os pratos locais, somando em sabores e aromas ás pastas, molhos e temperos, bem como aos embutidos feitos especialmente do porco da raça Cinta Senese, famoso e nativo da região e que remonta a Idade Média.

A região da Toscana é muito bem adaptada ás vinhas bem como toda a organização que envolve as questões legais dos vinhos. Em algumas localidades a altitude superior trás benefícios como maior frescor e aromas.

Os Chiantis tem uma característica marcante. São escuros, quase pretos, um vermelho cereja bem intenso. Possuem boa acidez e têm aromas de frutas vermelhas. Na boca são intensos e secos. Apresentam notas de especiarias, hortelã e algo de herbáceo.

Acompanham muito bem uma boa bisteca fiorentina, massas e molhos bem como os famosos embutidos como os salames e seus derivados.

Típica bisteca fiorentina / Crédito: Almir dos Anjos

Típica bisteca fiorentina / Crédito: Almir dos Anjos

Hotel na vinícola / Crédito: Almir dos Anjos

Hotel na vinícola / Crédito: Almir dos Anjos

Embutidos / Crédito: Almir dos Anjos

Embutidos / Crédito: Almir dos Anjos

Pasta típica italiana / Crédito: Almir dos Anjos

Pasta típica italiana / Crédito: Almir dos Anjos

Outra característica encontrada é da hospitalidade em relação aos vinhos e as refeições compartilhadas. Sempre alegres e sorridentes, os produtores recebem seus hóspedes em lugares prazerosos, como hotéis dentro das vinícolas, onde o turista pode compartilhar de momentos que vão da colheita a vinificação e as degustações. Que tal provar um Chianti e os típicos e tradicionais pratos da Toscana?

Almir dos Anjos é sommelière pós-graduado em marketing pela ESPM e especialista em e-commerce em vinhos. Possui cursos de vinhos na ABS-SP e SBAV-SP e é um dos integrantes do Grupo do Selo 7 Sommeliers.
Traz para o Viagens e Rotas informações, novidades e curiosidades sobre o mundo dos vinhos. Para Almir, qualquer viagem só é completa quando há união entre vinhos e gastronomia que definem a marca de uma região ou cultura.
Contatos- dos.anjos@uol.com.br
Blog Vinho dos Anjos
Blog Selo 7 Sommeliers
Site Selo 7 Sommeliers

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, 
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos 
grátis.

Planeje sua viagem com a gente:
 Reserva de hotel
 Seguro Viagem
 Ingressos para atrações em todo o mundo
 Chip para celular

Deixe seu comentário!