Via Rail: convite à contemplação em viagem de trem pelo Canadá

Num mundo onde viajar virou fast food, é bom saber que ainda existem maneiras de colocar os travões, levantar as pernas e curtir o caminho tanto quanto o destino. A viagem de trem no Canadá pela Via Rail obriga viciados no wireless a guardar os e-mails e as conversas no whatsapp para mais tarde; não há conexão e ainda bem. Nos vagões há tranquilidade e convívio como mais nenhuma outra experiência, passando por paisagens que não entram na rota de quem prefere a estrada.

O caminho entre a cidade do sudoeste canadense de Vancouver, no estado de British Columbia, e Jasper, em plena Cordilheira Rochosa, no estado de Alberta, convida à serena contemplação. Afinal, são 20 horas serpenteando entre vales, bosques, cascatas e rios.

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Os vagões-estrela da Via Rail mostram a paisagem da melhor maneira. O Panorama, todo ele de vidro, permite apreciar as paisagens de todos os ângulos (mas apenas funciona durante os meses de verão do hemisfério norte); e o Dome Car, também ele de vidro mas elevado, possibilita ver a paisagem de um ângulo mais alto que o próprio trem.

O condutor não tem pressa, o que permite fotografar as paisagens. As maiores atrações são anunciadas pelos autofalantes, então não tem como perder a montanha Robson, a maior de toda a cordilheira, a 3,954 metros, ou o lago Moose, que reflete o céu e as montanhas Selwyn como um espelho. Vira e mexe aparecem animais selvagens do outro lado da janela, como ursos, veados e águias, entre outros, que passeiam despreocupados. Por vezes, o trem faz paradas pelo caminho que permitem esticar as pernas ou, para quem fuma, acender um cigarro.

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Apesar de ser uma viagem slow, o tempo passa voando. Entre cantores nacionais que tocam nos vagões e as atividades que acontecem no “activity lounge”, não tem como se aborrecer. Filmes, jogos de tabuleiro, palestras sobre a fauna, a flora, o trem e até aulas de tricô deixam os passageiros ocupados. As crianças ganham brinquedinhos de montar e há até souvenires à venda.

Na hora de comprar a passagem, atente na escolha da classe. Prefira a opção sleeper, isto é, com cama para poder esticar as pernas e dormir no embalar suave do trem. Você será recebido na estação com champanhe e hors deuvre. Mais importante ainda, você terá acesso a várias outras comodidades: chá, café, frutas e bolachas durante todo o passeio, serviço de hospitalidade de um atendente que cuida da sua carruagem, ducha (partilhada) com amenities Pharmacopia e toalhas, além de duas refeições a bordo (o horário de partida quase sempre é no horário de refeição, que acaba não estando incluída no pacote). Se optar pelo ticket de cabine, terá maior privacidade, com quarto e banheiro privativo (sem ducha) e tomadas. O acesso ao Panorama e ao Dome Car é restrito aos passageiros com ticket em classe sleeper.

Vale ressaltar: a gastronomia do vagão-restaurante é excelente. Dividindo os passageiros por turnos exceto no café da manhã (como acontece em vários cruzeiros), eles preparam numa minúscula e funcional cozinha os pratos à la carte com ingredientes locais e vinhos da região por onde o trem está passando. Numa viagem entre Vancouver e Jasper, por exemplo, espere encontrar a escolha entre duas entradas (salada ou sopa), três ou quatro pratos, sobremesas variadas e chá ou café. Lamba os dedos com bife tipo Angus classe AAA com arroz e vegetais marinados, camarões ao chutney de baga e salada ou peito de coelho estaladiço esmaltado em xaropo de bordo, o maple tradicional canadense, por exemplo. É possível escolher opções diferenciadas para crianças ou pessoas com necessidades alimentares específicas, como intolerantes a glúten ou diabéticos.

Em agosto de 2014, novos vagões sleeper serão testados para gradualmente entrarem em funcionamento completo até o próximo ano. Quando isso acontecer, a viagem será ainda mais especial: as novas carruagens superam o luxo das atuais, com um look mais elegante. Os espaçosos quartos têm banheiros privativos e dá até para ter cama de casal e pacote especial romântico, com champanhe, morangos e outros mimos. Haverá acesso para deficientes físicos, que não terão que pagar mais pela acomodação com espaço suficiente para uma cadeira de rodas.

Os trens da Via Rail fazem o percurso de ida e volta três vezes por semana (às terças, sextas e domingos). O ticket para um leito num dos vagões sleeper custa a partir de CND$ 449,40. Menores de dois anos e uma pessoa em grupo de 10 passageiros não pagam; maiores de 60 anos têm descontos que variam. É possível fazer o check-in de duas malas até 23 kg e levar um máximo de duas bagagens de mão de até 11,5 kg. Lembre-se de levar os essenciais para dormir nas malas de mão.

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

Crédito: Natasha Sá Osório

A revista digital Viagens e Rotas viajou entre Vancouver e Jasper, no Canadá, a convite da Via Rail, da Comissão de Turismo do Canadá (CTC) e assegurada pela ASSIST CARD.

 O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, 
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos 
grátis.

Planeje sua viagem com a gente:
 Reserva de hotel
 Seguro Viagem
 Ingressos para atrações em todo o mundo
 Chip para celular

Deixe seu comentário!