A primeira vez em Cuba a gente nunca esquece!

Cuba é um destino que sempre me fascinou. Não no sentido de querer conhecer ou viajar até lá para explorar a ilha, mas pela questão da história recente, a Revolução Cubana, Fidel e Raul Castro entre outros temas peculiares. Então, tive o privilégio de passar 10 dias percorrendo a maior ilha do Caribe a convite da operadora Sanchat Tour para participar do Festival de Turismo de Cuba e algumas experiências de Havana e do interior.

Com muito gosto comecei uma busca detalhada pela internet, blogs, recomendações de amigos, guias, entre outros e construía uma imagem de possibilidades. Desde a chegada, a restrição com a internet, a vigilância à imprensa até a escassez de alimentos, o tratamento para turistas e por aí vai. O bom é que cheguei um e voltei outro.

Marcos apreciando a revolução

Marcos apreciando a revolução

Cuba tem mais de onze milhões de habitantes e podem acreditar, tem uma malha rodoviária totalizando 50.000 km nas suas 15 províncias, claro que não são privatizadas, aliás, tudo o que é privado por lá é novo e/ou recente. O triunfo da revolução cubana também é marcado por placas, frases, cartazes nas ruas, bancos de praças, alto de prédios, outdoors e onde menos o visitante imagina.

A capital cubana é um atrativo para os desbravadores da dança, teatro, música, museus, história, arquitetura, vida noturna, praias, religiosidade. A Praça da Catedral é imperdível para compreender a fundação da cidade. Em uma das ruas principais, a Calle Obispo, estão concentrados bares, restaurantes, lojas de suvenires e casas de câmbio (cadecas). A Plaza de Armas reúne quiosques bem charmosos para você deliciar-se com o vento do Atlântico e um mojito, coquetel à base de rum branco, limão, hortelã, açúcar e água tônica. A Bodeguita del Medio é um marco e ótimo bar para tomar outro drinque ao som de uma guajira.

Marcos em frente a Catedral de Havana

Marcos em frente a Catedral de Havana

Um passeio imperdível é o hotel Ambos Mundos onde hospedou-se e morou – por 30 anos – o escritor americano Ernest Hemingway. Seu quarto abriga um memorial. No terraço há um restaurante-café com uma das melhores vistas do centro histórico de Havana. Outro atrativo que gostei muito é gigantesco e enigmático Hotel Nacional, outro símbolo de Cuba. Construído em 1930 no estilo art déco, pode ser visto de vários pontos da cidade. Tem enormes jardins, piscinas e uma vista de dar inveja do mar do Caribe.

Um ponto obrigatório é a grandiosa Praça da Revolução, que revela a imponência do regime socialista. O monumento a José Martí é o mais alto de Havana. Em volta estão vários edifícios governamentais e dois deles ostentam as esculturas vazadas de 30 metros de altura de Che Guevara, com o slogan “Hasta la victoria siempre”, e Camilo Cienfuegos, outro herói nacional.

Cienfuegos, Trinidad, Camaguey e Cayo Santa Maria

Depois de 3 dias por Havana, fui, juntamente com 180 jornalistas de 40 países, em uma excursão pelo interior cubano com destino a Cienfuegos, Trinidad, Camaguey e Cayo Santa Maria. Com a sua herança francesa, Cienfuegos é uma cidade com variadas edificações ostentando magníficos detalhes em suas fachadas e conhecida como “Pérola do Sul”. Um dos símbolos da cidade e exemplo da opulência da época é o Palácio de Valle, referência por sua arquitetura mourisca. Com três andares, tem três torres, uma gótica, outra indiana e uma terceira como um minarete árabe interpretando o amor, a religião e a força.

A mais famosa das cidades históricas de Cuba e outorgada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1988, é Trinidad. Uma cidade-museu com um cenário tropical espetacular. Localizada na costa sul da Província de Sancti Spíritus é cheia de casas antigas e ruas de pedra. Muito similar a Tiradentes, em Minas Gerais, e Paraty, no Rio de Janeiro. Lá está um dos hotéis mais premiados de Cuba, o cinco estrelas Iberostar Grand Hotel Trinidad, instalado em um casarão bem no centro.

Camaguey é a maior província de Cuba e sua capital recebe o mesmo nome. A cidade também foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 2008, por seu centro histórico estar bastante preservado, remontando ao ano de 1528. Os símbolos de Camaguey são as diversas igrejas e os jarros gigantes de barro, usados antigamente para reter a água da chuva. O labirinto de ruas estreitas, concebido para confundir os piratas invasores é um detalhe à parte. Não deixe de comprar peças em barro e argila, pois são bem baratas!

Por fim fomos para uma das ilhotas, ou “cayos”, que vem ganhando destaque na oferta de atrativos cubanos, o Cayo Santa Maria. A área é conhecida pelas suas espetaculares praias de areias brancas e finas, banhadas pelas águas verdes-azuladas e cristalinas do Atlântico. Os recifes de corais oferecem uma enorme riqueza biológica e uma grande diversidade de espécies marinhas. As águas calmas também são perfeitas para praticar pesca em profundidade.

Marcos curtindo o Caribe Cubano

Marcos curtindo o Caribe Cubano

Algumas recomendações para sua viagem (ser mais) perfeita

O bloqueio americano a Cuba afeta – e muito – a vida na Ilha. Então algumas lembranças são bacanas para que a viagem seja bastante tranquila. Para chegar até cuba é preciso de visto de entrada. O documento pode ser requerido na embaixada de Cuba em Brasília (Endereço: SHIS – QI 05, Conj. 18, Casa 01. (61) 3248-4710/ 4215), no consulado cubano em São Paulo (Rua Cardoso de Almeida, 2115. (11) 3873-2800) ou em agências de viagem credenciadas.

Os produtos de higiene são caros para os padrões cubanos. Então, leve sempre com você um papel higiênico. Muitos banheiros públicos, e até de hotéis, costumam não tê-los e você pode ficar a ver navios! As pastas de dentes e xampus também não têm muitas variedades nas prateleiras das lojas ou farmácias. Outra dica são para os produtos nos supermercados cubanos. São muito limitados e quando chegam esgotam-se rapidamente pela grande procura. Lembre-se: para entrar será necessário guardar bolsas e mochilas e na saída as suas compras serão conferidas juntamente com a nota fiscal.

Indo contra minha pesquisa inicial, a internet na ilha existe, mas é bastante limitada e cara. Os hotéis de Havana oferecem acesso, mas você deverá adquirir um cartão de uma hora ou trinta minutos. No interior do país não existe wi-fi e os business center têm no máximo duas máquinas. Aproveite seus créditos para enviar um e-mail, não gaste-os esperando o Facebook para usar o chat. Alguns dias por lá acabam sendo uma verdadeira detox obrigatória da tecnologia.

Por fim, saiba que Cuba tem duas moedas: o CUC para os estrangeiros, equivalente a um euro, e o CUP, moeda nacional. O câmbio pode ser feito em bancos, casas de câmbio (Cadecas) ou hotéis – a conversão é estatal. Leve euros para não perder na troca do dólar, desvalorizado. Outra dica: cartões de créditos de bandeira americana não são aceitos, os outros sim, mas difícil encontrar quem os aceite. Por isso, tenha sempre CUC´s à mão, pois a maioria dos estabelecimentos e lugares só recebe pagamento em espécie.

Outra característica típica de Cuba e a sua sonoridade. Viajar a até lá é um mergulho nos diversos estilos de rumba, mambo, guajira, chá-chá-chá, salsa e merengue. Ao som de algum ritmo local, nos últimos dias sua estada vai descobrir que o que torna Cuba inesquecível é o seu povo. Pessoas muito cultas, amigáveis e interessantes que oferecem as melhores boas-vindas da ilha. Verdadeiros cicerones caribenhos.

Informações: se gostou deste depoimento poderá programar suas viagens e rotas no site oficial do Ministério de Turismo de Cuba pelo link www.autenticacuba.com outra fonte para suas buscas é o site da operadora Sanchat Tour no www.sanchattour.com.br

 O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, 
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos 
grátis.

Planeje sua viagem com a gente:
 Reserva de hotel
 Seguro Viagem
 Ingressos para atrações em todo o mundo
 Chip para celular

 

Deixe seu comentário!