Voo livre de parapente no Pico Agudo em Santo Antônio do Pinhal (SP)

A Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo, proporciona muitas experiências para os amantes de montanha, natureza, ar puro e esportes radicais. É na cidade de Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo e, próxima a estância turística de Campos do Jordão, que fica o emblemático Pico Agudo, elevação montanhosa que é a décima quinta mais alta do Brasil, com 1.703 metros de altitude.

É no seu topo que pessoas de várias partes do Brasil vêm praticar o voo livre — tanto asa-delta, quanto parapente — para ter um visão de 360° de toda região que engloba Vale do Paraíba e o Sul de Minas. Enquanto sobrevoa a região, o aventureiro pode avistar mais de 7 cidades.

 

Preparativos para o salto. Todos ajudando por causa da condição do vento / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Preparativos para o salto. Todos ajudando por causa da condição do vento / Crédito: Ana Elisa Teixeira

A contratação do serviço de voo duplo pode ser feita tanto na cidade quanto lá mesmo no alto do pico. Normalmente os instrutores e professores credenciados e, com experiência no assunto, ficam no final de semana no alto do pico para ajudar os iniciantes na prática e, voar com os amadores por um preço de cerca de 300 reais para o voo duplo.

Para os novatos, antes do voo, o instrutor dá um pequeno treinamento de como deve se portar durante a decolagem. As condições de voo dependem muito do vento e para isso eles dispõem de material, equipamento e conhecimento suficiente no assunto para autorizar ou não a decolagem.

O ideal é saber as condições climáticas antes de tentar fazer a experiência, já que as vezes a pessoa vai até o pico esperando voar, mas o tempo muda e o voo acaba por ser adiado.

Anderson fez o curso para poder voar de Parapente recentemente. Já realizou alguns voos no Pico Agudo e em Caraguatatuba. / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Anderson fez o curso para poder voar de Parapente recentemente. Já realizou alguns voos no Pico Agudo e em Caraguatatuba. / Crédito: Ana Elisa Teixeira

O tempo de duração do voo depende das condições climáticas, mas normalmente duram cerca de 15 a 20 minutos. Além de observar a bela paisagem da Serra da Mantiqueira, o aventureiro pode ainda filmar e fazer fotos com uma câmera especial durante todo trajeto até o pouso. E você, quer praticar parapente?

Sobrevoando a Serra da Mantiqueira / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Sobrevoando a Serra da Mantiqueira / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Qualquer dúvida sobre a experiência comente abaixo!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!