Como evitar golpes comuns contra turistas

Relatos sobre furtos e golpes contra turistas não são novidade para quem visita a Europa. Um dos roubos mais comuns são os batedores de carteiras, chamados de pickpockets– em inglês ou francês – que estão espalhados pelas capitais e até cidades turísticas do litoral e interior.

Nas capitais como Paris e Roma é comum receber avisos nos trens, ônibus e atrações turísticas para que o visitante tome cuidado com os pickpockets. O ideal é que o turista ande com pequenas quantias de dinheiro, deixe o passaporte no cofre do hotel e leve somente uma cópia impressa ou digitalizada, não coloque a carteira no bolso da calça, não deixe a carteira ou celular em bolsos fáceis da mochila ou bolsa e, o mais importante: opte por bolsas com zíper e carregue sempre junto ao corpo, principalmente dentro dos transportes públicos.

Fique esperto também com as formas que os ladrões usam para distrair o turista. Dar um empurrão no vagão do metrô, deixar algo cair perto para que o viajante seja gentil e pegue, ou até mesmo o começo de uma briga próxima a vítima.

De acordo com o site de viagens TripAdvisor as dez cidades com mais incidência de pickpockets são: Barcelona (Espanha), Roma (Itália), Praga (República Tcheca), Madri (Espanha), Paris (França), Florença (Itália), Buenos Aires (Argentina), Amsterdã (Holanda), Atenas (Grécia) e Hanói (Vietnã).

Além dos pickpockets, há outros golpes comuns listados pela agência britânica Just the Flight. Ao todo são 40 golpes comuns em todo o mundo que estão listados em infográficos animados e informativos.

A seguir listamos os 5 golpes sugeridos pelo Just the Flight. Lembrando que temos um total de 40.

1 – A pulseira colorida
Alguém se aproxima do turista e oferece uma pulserinha da amizade. Ele coloca a pulseira no braço do turista e pede por um pagamento. Esse esquema também é usado como distração já que um outro ladrão acaba roubando os pertences do viajante enquanto ele se distrai com a pulseira.
Onde ocorre: Paris, Roma, Barcelona e Cairo.

2- O anel “encontrado”
Uma pessoa finge encontrar um anel perto do turista Ela pergunta se o anel aparentemente valioso é de algum dos turistas. Enquanto os turistas se distraem com a falsa joia, são furtados por comparsas da pessoa que os abordou e comentou sobre o anel.
Onde ocorre: Paris

3- Carteira perdida
O golpista deixa uma carteira vazia jogada no chão de um local turístico. Ao passar por ela, os viajantes percebem que alguém há roubou e verificam suas suas próprias carteiras em seus bolsos ou mochilas, visto que já conhecem os pickpockets. As pessoas que participam do golpe observam as reações dos turistas e os seguem para furtá-los, pois já sabem exatamente onde colocar a mão para puxar as carteiras.
Onde ocorre: Roma e Ucrânia

4- O fotógrafo
O falso fotógrado se aproxima, geralmente de casais, quando os mesmos estão tetando tirar fotos sozinhos. Ele então se oferece para uma foto do casal. Depois que tirou a foto ou ele pede uma gorjeta pelo serviço ou ele sai correndo com a câmera do turista.
Onde ocorre: em toda a Europa

5- O falso policial
Um falso policial uniformizado aborta o turista e fala que ele tem que tomar cuidado com dinheiro falso naquela área e pede para o viajante que precisa checar sua carteira. Ele não só rouba uma pouco do dinheiro como pede para verificar o visto e o passaporte do viajante e se oferece para resolver qualquer problema.
Onde ocorre: Bangkon, Cidade do México, Bogotá e Bucareste.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, 
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos 
grátis.

Planeje sua viagem com a gente:
 Reserva de hotel
 Seguro Viagem
 Ingressos para atrações em todo o mundo
 Chip para celular

Deixe seu comentário!