Toronto (Canadá): uma cidade de muitas caras

Já comentei em uma de minhas colunas sobre as melhores cidades do mundo para se viver segundo o The Economist, certo? Pois bem, vou me aprofundar nesta coluna sobre uma dessas cidades, considerada uma das mais multiculturais do mundo, que atrai gente de todos os cantos, seja para estudar, visitar ou mesmo para imigrar. Esta é Toronto!

Não, Toronto não é a capital do Canadá, como muitos pensam (a capital canadense é Ottawa, by the way). A confusão não é à toa. A cidade é o centro financeiro do país e, economicamente falando, uma das mais importantes. E mesmo sendo a maior cidade canadense e a quarta maior da América do Norte, Toronto foi eleita a quarta melhor cidade do mundo para se viver este ano, segundo ranking do The Economist (uma posição privilegiada para uma metrópole).

Toronto é urbana, animada, empolgante, organizada e segura. É considerada uma das cidades mais seguras do continente americano, pelo fato de sua taxa de criminalidade ser menor do que qualquer cidade grande (de mesmo porte) estadunidense, e uma das menores do Canadá. Isso, com certeza, ajudou a cidade a estar no “top 5” das melhores cidades do mundo para se viver.

Está a fim de comida indiana? Tem. Comida árabe? Tem. Comida coreana? Tem também. Como comentei, Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo, e extremamente receptiva aos novos visitantes ou imigrantes, o que é uma característica de todo o país, na verdade. Além do mais, o canadense é um povo hospitaleiro e que convive muito bem com as diferenças, sejam elas raciais, culturais, étnicas ou de gênero.

São mais de 100 culturas diferentes vivendo nesta cidade, que abriga uma constante fusão de ideias, tradições, paixões, sabores, aromas e perspectivas. É justamente por causa da hospitalidade canadense e pelo convívio com tantas outras nacionalidades que a cidade é destino frequente de estudantes internacionais que viajam ao país para estudar inglês.

E não para por aí. O que fazer em Toronto? De passeios culturais em museus e galerias de arte a pequenas viagens pelos arredores da cidade, Toronto oferece de tudo um pouco, e para todos os bolsos. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer as seguintes atrações:

-CN Tower: famosa torre da cidade (tem que subir sem medo!), com vista espetacular para Toronto, cidades vizinhas e, em dias claros, até mesmo cidades dos EUA próximas à fronteira.

-Casa Loma: antigo castelo que foi residência de um próspero homem de negócios e, na década de 1930, foi comprada pela prefeitura para se tornar atração turística.

-Royal Ontario Museum: maior museu do Canadá e um dos maiores do mundo, com um riquíssimo acervo histórico. Chama atenção por sua fachada moderna, geométrica e assimétrica.

-Ontario Place: local com parque de diversões, cinema IMAX e complexo aquário, construído sobre três ilhas artificias e com vista para a bela silhueta de Toronto.

-Queens Quay – Harbourfront: calçadão localizado na região portuária de Toronto, às margens do Lago Ontário, repleto de cafés, restaurantes, mercados ao ar livre e ainda o maior rinque de patinação externo do Canadá.

-Toronto Rogers Centre: estádio do time de beisebol Toronto Blue Jays, é palco de importantes jogos de beisebol, eventuais partidas de futebol americano, shows de música, e é famoso por ter o maio teto inteiramente retrátil do mundo.

-Cataratas do Niágara: a apenas 1h30 de Toronto, as cataratas estão na divisa entre Canadá e EUA (de um lado é possível ver o outro país no lado oposto) e devem ser parada obrigatória para os turistas da região.

-French Canada: Montreal, Ottawa, Quebec City… De Toronto, é fácil e rápido chegar à parte francesa do Canadá, seja de carro, ônibus ou trem (muito, muito bons, por sinal). Vale muito a pena!

A cidade ainda conta com muitas outras atrações gratuitas, como parques (o High Park é o maior de Toronto), praias (sim, praias à beira do lago Ontario), festivais de rua (em especial no verão), praças (como a Dundas Square, localizada no centro financeiro de Toronto, muito visitada pelos turistas e que se assemelha, nas devidas proporções, à Times Square de Nova York), além de oferecer paisagens naturais e urbanas belíssimas aos que simplesmente passeiam agradavelmente por suas ruas. Mas tem que entrar no clima e comprar um café no Tim Hortons (maior rede de coffee shop canadense) para ir tomando enquanto explora cada canto da cidade.

E então? Toronto vale ou não vale uma visita? Ou, quem sabe, uma temporada de estudos? Até a próxima coluna, ou o próximo destino. 

Ana Paula Perovano é jornalista e sócia-proprietária da 4you Educational Consultancy, uma consultoria em intercâmbios especializada em Canadá, que também trabalha com cursos para os EUA e Inglaterra.
Quer falar com ela? É só mandar e-mail para aperovano@4youeducational.com.
Visite o site da 4you e a página deles no Facebook.

Quer acompanhar todas nossas matérias? Assine nosso conteúdo aqui.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Deixe seu comentário!