Aniversário de São Paulo terá atrações gratuitas por toda a cidade

A capital paulista comemora, neste domingo (dia 25), 461 anos de história e motivos não faltam para os paulistanos festejarem, afinal são muitas atrações por toda a cidade. Para que ninguém fique fora desta comemoração, a Prefeitura de São Paulo irá promover shows gratuitos espalhados pelas quatro regiões da capital. A festa terá ainda passeio de bicicleta pelos principais pontos turísticos da cidade e o tradicional passeio de trólebus, com saída do Pateo do Collegio, onde foi fundada a metrópole.

Os shows já terão início no sábado, dia 24, e continuarão no domingo, dia 25. A organização será da Secretaria Municipal de Cultura, com infraestrutura da São Paulo Turismo (SPTuris). Para a zona Norte, na Avenida Caetano Álvares, estão programados apresentações da banda de reggae Planta e Raiz, do grupo Dead Fish e da banda de death metal Krisiun para o sábado, e para o domingo, show de Leandro Lehart e apresentação do Baile do Simonal, que traz músicas como “Mamãe passou açúcar em mim”. No Centro Esportivo e de Lazer Tietê, o ícone do samba rock, Jorge Ben Jor, se apresenta no dia 25.

Na zona Sul, na Avenida do Arvoreiro, no Grajaú, o sábado está reservado para o cantor e compositor Odair José e para a banda Ira!. No domingo, tem apresentação do grupo Detentos do Rap e de Almir Guineto, fundador do grupo Fundo de Quintal. Para os que estão mais próximos à zona Leste, a programação concentra-se no Parque Linear Rio Verde, que apresenta, no dia 24, Rafael Castro, The Dead Rocks, Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e Pitty. Para o domingo, tem Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, apresentações do grupo de rap De Menos Crime e da banda de reggae Tribo de Jah.

O Largo da Batata, em Pinheiros, recebe no palco, no dia 24, a banda Patife Band, a cantora Alice Caymmi e a Dona Onete, que levará ao público o ritmo popular do Pará, acompanhada do guitarrista Pio Lobato. No domingo, é a vez da Nomade Orquestra, do grupo Metá Metá e da banda Nação Zumbi se apresentar ao público.

Além dos shows, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), da São Paulo Transporte (SPTrans), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da SPTuris, promove a 10ª edição do passeio gratuito de trólebus, que passa por importantes pontos turísticos da capital e relevam um pouco da história e da cultura da metrópole. A saída acontece, às 9h15, do Pateo do Collegio, passa pelo Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Biblioteca Mário de Andrade, Largo São Francisco e Catedral da Sé. A cada quatro minutos, acontece uma nova saída.

Na Avenida Paulista, a Prefeitura promove a Pedalada de Aniversário São Paulo 461 anos. O passeio gratuito tem concentração, a partir das 7h, em frente ao prédio da Fiesp, e saída às 8h, em frente ao Masp. As inscrições devem ser feitas até hoje, dia 21, pelo site oficial. Pontos turísticos, como Estádio do Pacaembu, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, Theatro Municipal, Sambódromo do Anhembi e Viaduto do Chá fazem parte do roteiro da pedalada. O passeio termina no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, onde, no dia 24, os participantes terão que retirar o número de inscrição e a camiseta para o tour que acontece das 9h às 18h.

Outras atrações

A comemoração do Aniversário da cidade também conta com programação especial nos museus, como o Museu da Casa Brasileira, que oferece apresentação da Orquestra Instituto GPA e o Museu da Imagem e do Som, que prepara a 7ª edição do Conexão Cultural São Paulo. O evento, além de trazer a exposição Portas da Rua, oferece diversão com jazz na Kombi karaokê na Praça, ping point e food bikes, uma nova versão dos food trucks.

No dia 25, um tour por alguns dos importantes pontos da cidade é realizado pela Casa Guilherme de Almeida e a Caixa Cultural recebe, a partir do dia 24, exposição do cartunista Paulo Caruso, artista que terá o seu trabalho exposto também na Avenida Paulista, nos totens de sinalização.

A festa paulistana também conta com festival de rock, que acontece na Cidade Matarazzo. Bandas como Ira!, Urbana Legion – tributo à Legião Urbana com participação de Dinho Ouro Preto – e Preto Massa se apresentam em um dos cinco palcos do evento. A comemoração, que vai das 10h às 20h, ainda conta com praça de alimentação de food trucks, espaço para DJ’s, palco para músicos iniciantes que queiram mostrar seu talento, feira virtual de adoção de animais e estacionamento para bike. A entrada é gratuita.

Para conferir a programação completa da capital, acesse o site da Cidade de São Paulo.

Quer acompanhar todas nossas matérias? Assine nosso conteúdo aqui.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Deixe seu comentário!