São Lourenço (MG): referência em turismo de bem-estar

A cidade de São Lourenço, principal estância hidromineral do país, recebe desde os primeiros anos do século 20 turistas em busca de tratamento com suas águas. Entre os anos de 1930 e 1950, o destino era frequentado por nomes importantes da antiga República, atraídos pela beleza da região, pela intensa atividade social e pela fama de suas águas minerais.

Em nossa passagem pela cidade contamos um pouco de como é delicioso aproveitar o Parque das Águas na cidade. Leia São Lourenço (MG), fontes hidrominerais em terras mineiras.

O município, ao sul de Minas Gerais, inspirou inclusive o presidente Getúlio Vargas, grande frequentador de São Lourenço, a assinar, em 1945 o Decreto-Lei 7.841, conhecido como Código de Águas Minerais cujo objetivo era padronizar o uso das águas minerais.

Mais de 550 mil turistas vem anualmente a São Lourenço. Além de buscar turismo de aventura, as raízes mineiras presentes na gastronomia e estilo de vida, muitos vêm com o objetivo de encontrar o bem-estar.

O Parque das Águas, único no mundo administrado pela Nestlé, com suas nove fontes de água mineral e um centro hidroterápico para a prática da crenoterapia (tratamento feito por meio de ingestão e banho de águas minerais) é um dos cartões de visita da cidade.

Ao todo são 370 mil m² onde é possível visitar, além do balneário- um elegante prédio art-déco datado de 1936 e que oferece um extenso cardápio de tratamentos com banhos e massagens, inclusive para gestantes e crianças, o lago com 90 mil m², onde é possível fazer passeios de pedalinho e barco, e o projeto paisagístico com jardins japoneses e várias espécies nativas da região.

Os frequentadores podem ainda realizar piqueniques, tomar duchas e encher cantis com águas para diferentes usos terapêuticos.

A Fonte Oriente, com água Mineral Gasosa Natural, é muito utilizada para o tratamento de distúrbios renais, digestivos e certos tipos de intoxicação. A fonte possui uma característica única por originar uma água naturalmente gasosa.

Já a Fonte Andrade Figueira, com Água Mineral Magnesiana, é indicada para o tratamento de distúrbios hepáticos, vesícula biliar e certas alterações do intestino grosso. A Fonte Vichy, por sua vez, com Água Mineral Alcalina, é muito benéfica para tratar problemas gástricos, renais e de vesícula biliar. Igual a esta, só existe outra fonte no mundo, localizada na cidade de Vichy, na França.

Também a Fonte Alcalina colabora para a melhoria em tratamentos de úlceras gastroduodenais, além de dar grande alívio na hipercloridria. É indicada para uricenía, auxiliando na eliminação do ácido úrico e cálculos renais.

A Fonte Ferruginosa, com água Mineral Ferruginosa, serve para tratamentos de anorexia, anemia e astenia. A Fonte Jaime Sotto Mayor, com água Mineral Sulfurosa, contribui no tratamento de diabetes e distúrbios do intestino grosso, como colites crônicas e pós-infecciosas. Já externamente, ajuda a melhorar processos alérgicos da pele e doenças do colágeno. Além disso, os gases liberados desta fonte são usados no tratamento de sinusite e problemas respiratórios.

É possível ainda tratar depressão e estresse, além de processos alérgicos e de colites, na fonte José Carlos de Andrade, de água Mineral Carbogasosa.

A ingestão das águas da Fonte Sulfurosa II contribui para o tratamento de diabetes, distúrbios do intestino, processos alérgicos da pele, além de sinusite e outros problemas respiratórios. Por possuir ferro, a água Mineral Ferruginosa, da Fonte Primavera é ideal para o tratamento de anemia e anorexia, além de ajudar a diminuir o cansaço e a fadiga.

Os visitantes podem praticar uma série de atividades físicas ao ar livre e aproveitar das aulas que são oferecidas semanalmente na catedral dos bambus. Há diversas opções para alimentação, compras de produtos artesanais e até uma galeria de arte.

O tempo ideal para o tratamento de muitas doenças é de 21 dias.

O parque fica aberto de domingo a segunda das 08h00 às 17h20 e o valor do ingresso é R$7,00. Os tratamentos no Balneários possuem preços a partir de R$35,00. No dia 22 de março, a entrada será gratuita.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Quer acompanhar todas nossas matérias? Assine nosso conteúdo aqui.

Reserve sua estadia no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Hospedagem – Estamos abertos para divulgação de resorts,hotéis e pousadas. Interessados em fazer review de seu empreendimento entre em contato pelo e-mail redacao@viagenserotas.com.br

Siga-nos no Pinterest
Viagens e Rotas

Deixe seu comentário!