Wi-fi gratuito lidera preferência dos viajantes como comodidade de hotel

O Wi-fi gratuito ainda é o serviço número um entre os viajantes globais, tanto para viagem por lazer como para estadas de negócios. No entanto, essa preferência está caindo lentamente, de acordo com a mais recente pesquisa feita pela Hoteis.com®, empresa líder em reservas de hospedagem online.

Confira os destaques da pesquisa:

Conectado (a) gratuitamente

Wi-fi de cortesia é um dos principais fatores que influencia na escolha de um hotel durante viagens de lazer (30%), em comparação com os 34% do ano de 2013. No Brasil, o item foi preferência de 28% dos participantes.
50% dos participantes afirmaram que Wi-fi gratuito é um item essencial quando se viaja a negócios, uma queda de seis pontos percentuais quando comparada a 2013. Para 47% dos brasileiros respondentes, a conectividade foi um fator importante.
Wi-fi gratuito é a amenidade tecnológica que 60% dos participantes gostariam que se tornasse um padrão nos hotéis para o próximo ano, 6% a menos do que em 2013. No Brasil, o resultado supera a média global, chegando a 72%.

Amor por comida e bebida

Café da manhã de cortesia, mais uma vez, foi o segundo item considerado essencial para os viajantes (21%) a lazer e o terceiro para quem viaja a trabalho (12%). A comodidade ficou à frente de itens como proximidade com trânsito em massa, restaurantes e lojas. Entre todas as nacionalidades, os brasileiros foram os mais preocupados com a alimentação (39%), perdendo apenas para os finlandeses (43%).
Os itens mais desejados no café da manhã são: frutas frescas e café/chá (empatados em 16%), carnes e ovos (ambos com 12%), pão/torrada e uma boa seleção de sucos (também com 8%). Frutas também lideram na preferência dos brasileiros (60%), seguido de café/chá (43%) e seleção de sucos naturais (35%).
Nos quartos de hotéis, máquinas de café top de linha ou máquinas de espresso são as comodidades favoritas dos viajantes, com 23%.
33% dos participantes disseram que garrafa de água como cortesia é um agrado simples que gostariam de ter em todos os quartos de hotel. No Brasil, a taxa chegou a 47%.
Café da manhã gratuito é uma das principais cortesias não tecnológicas que os viajantes gostariam que se tornasse padrão em todos os hotéis (27%). Já geladeiras para uso pessoal aparecem em segundo com 15%. Apenas 3% dos participantes disseram não se importar com a refeição, se pagarem menos em sua estadia.
Assim como no resultado global, o café da manhã é unanimidade entre os brasileiros, o que os difere dos demais é que o colchão ergonômico e quarto à prova de som entraram como comodidades que mais gostariam que se tornassem padrão nos hotéis, ambos com 11%.
A comodidade dos sonhos da maioria dos viajantes é ter à disposição uma seleção de chocolates deixados no travesseiro na troca roupa de cama.
Outros favoritos dos hóspedes

Viajantes do mundo todo também apreciam mais do que Wi-fi gratuito e café da manhã:

Estacionamento gratuito ficou como terceiro favorito para aqueles que viajam a lazer (10%).
Controle remoto único com múltiplas funções (TV, iluminação, temperatura) e dock stations para dispositivos inteligentes foram, respectivamente, o segundo e terceiro colocados na preferência dos viajantes quando se trata de comodidades modernas, com 22% e 15%. Os brasileiros têm a mesma preferência que os demais viajantes, mas na segunda colocação apareceram as máquinas de espresso com 22% e tablets/dispositivos inteligentes para uso pessoal fecham o top 3 com 14%.
Bem atrás do Wi-fi gratuito, os itens tecnológicos que os hóspedes mais desejam que se tornem padrão são estações para carregar gadgets e TVs HD (ambos com 8%) e controle remoto único (7%).
Com relação à experiência de estar hospedado em um hotel, os viajantes elencaram o conforto da cama (30%), o silêncio a noite (15%), banheira/chuveiros sofisticados e limpeza diária do quarto (empatados com 11%) como os favoritos.
36% dos respondentes disseram estar dispostos a pagar mais por quartos com uma vista bonita ou varanda, mas eles não abrem mão do conforto do ar condicionado.
Perdendo a preferência

24% dos viajantes globais apontaram minibares como comodidade que não merece tanta atenção e 17% disseram que nem o utilizam. No Brasil, apenas 3% afirmaram que nunca usam o item.
Telefones nos banheiros são os itens menos usados (22%) e telefones sem fio só tiveram 1% dos votos como comodidade simples que os hóspedes querem nos quartos de hotéis.
Hóspedes de mão leve

Ao serem questionados se já levaram algum item do hotel, 56% dos brasileiros disseram “nada”. Para a maioria dos países, essa foi a principal resposta. Por outro lado, na Argentina, apenas 27% afirmaram que nunca levaram nada, seguidos pela Cingapura e Espanha com 29% e 30%, respectivamente.

O item mais levado é papelaria com 20%, ainda assim apenas 1% dos respondentes afirmaram que é uma amenidade simples que gostariam de ter em quarto de hotéis. Chinelos ficaram na segunda colocação (12%) e cartões-chave ficaram em terceiro (10%). Para os brasileiros, livros e revistas são os itens mais interessantes, já que ficaram com a segunda colocação (19%).

A Hoteis.com facilita a reserva de acomodações com serviços e comodidades que os viajantes querem por meio de filtros de busca e temas.

Participe da conversa usando #HotelAmenities e nos conte as regalias que você prefere.

Nota: A pesquisa foi conduzida por e-mail em março e abril 2015. Os resultados foram baseados em médias de acordo com respostas de mais de 4.700 participantes em 28 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China Cingapura, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Coreia, México, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido, Rússia, Suécia, Taiwan, Tailândia.

Quer acompanhar todas nossas matérias? Assine nosso conteúdo aqui.

Reserve sua estadia no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Hospedagem – Estamos abertos para divulgação de resorts,hotéis e pousadas. Interessados em fazer review de seu empreendimento entre em contato pelo e-mail redacao@viagenserotas.com.br

Siga-nos no Pinterest
Viagens e Rotas

Deixe seu comentário!