Receita Low Carb: Hambúrguer Bovino com Pão falso de Cogumelo e Croutons de Abóbora

Tenho uns 200 amigos seguindo a dieta Dukan. Aquela que manda banir os carboidratos. Daí que a time line fica repleta de gente em uma vibe low carbs. Eu não consigo lidar muito bem com dietas restritivas. Tem dias que acordo vegetariana, tem dias que acordo carboidratoriana e tem dias que sou capaz de matar um porco inteiro. Por isso, não vivo bem sem a opção de decidir o que comer. Sou onívora e levo muito a serio esse direito adquirido. E claro, tem dias que acordo “proteica”.

Toda essa balela só para apresentar a minha mais recente criação. Uma receita que consegue ter cara de comida gorda, mas na verdade não temcarbs e seria aprovada nas mesas dukanescas. Eu amo hambúrgueres, mas jamais tinha feito sem pão. Nessa receita, usei cogumelos do tipo Portobello para substituir o bendito. Ficou maravilhoso. Segue a receita.

Hambúrguer Bovino com Pão falso de Cogumelo com Croutons de Abóbora

Ingredientes (para duas pessoas)

300g de carne moída (usei fraldinha porque tem um bom equilíbrio de gordura)
Sal e pimenta preta a gosto
4 cogumelos Portobello grandes (de preferencia do mesmo tamanho)
200 gramas de abóbora japonesa  picada em cubinhos
1 cebola roxa pequena em rodelas de 0,5cm
2 fatias de queijo minas meia cura (se não tiver, use mussarela)

Preparo

Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque os cubos de abóbora e tempere com sal, pimenta e azeite. Leve ao forno e deixe assar até dourar. Enquanto isso, retire os talos e limpe os cogumelos com papel toalha e reserve. Vá para a carne.

Crédito: Larissa Januário

Crédito: Larissa Januário

Faça discos com a carne moída e meça nos cogumelos para ver se caberá (ele será o pão do seu hambúrguer). Lembrando que a carne encolhe quando grelhada, por isso, o disco extravasar um pouco as bordas dos cogumelos. Ligue o forno médio/alto (180 graus) e coloque os cogumelos para assar.

Crédito: Larissa Januário

Crédito: Larissa Januário

Aqueça a frigideira em fogo alto. Coloque um fio de azeite e os hambúrgueres. Tempere os discos com sal e pimenta já na panela. Coloque os discos de cebola e deixe grelhar também. Leve os cogumelos ao forno e deixe até que fiquem macios (deve levar uns 10 minutos no máximo).

Crédito: Larissa Januário

Crédito: Larissa Januário

Quando a carne estiver dourada de um lado, vire e coloque a fatia de queijo. Deixe derreter enquanto o outro lado grelha também. Se quiser ajudar, use uma tampa para abafar. Mas tem de ser por pouco tempo para não cozinhar o hambúrguer. A ideia é grelhar.

Crédito: Larissa Januário

Crédito: Larissa Januário

Monte o sanduíche com o cogumelo, a carne com queijo e a cebola roxa. Sirva com os croutons de abóbora e seja muito feliz com seu hambúrguer low carb.

Pronto para comer! Crédito: Larissa Januário

Pronto para comer! Crédito: Larissa Januário

Larissa Januário é jornalista de gastronomia e já passou por veículos como IG Comida,
Revista Gula e Basilico. Atualmente é repórter do UOL Receitas e comanda o Blog Sem Medida que traz suas experiências quanto a receitas, novidades e dicas sobre o universo da comida.
Para falar com ela mande um email para semmedida@gmail.com

Visite o Sem Medida e se delicie com as receitas.

O Viagens e Rotas realizou uma parceria de conteúdo com o blog Sem Medida.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Deixe seu comentário!

1 comentário

  1. Olá, eu gostei bastante do seu post sobre a dieta LOW CARB, eu também tenho um blog sobre a dieta
    http://soulowcarb.com.br
    Visite e deixe seu comentário