Região de Guanajuato: destino cultural do México

Na tarde de hoje (10), o Turismo do México realizou um evento no Restaurante Obá em São Paulo para apresentar melhor a capital, Cidade do México e a região turística de Guanajuato que engloba cidades como San Miguel de Allende, León, Celaya e Pénjamo.

Guanajuato / Crédito: Divulgação

Guanajuato / Crédito: Divulgação

Um pouquinho da Cidade do México

A capital mexicana é conhecida por ser uma das metrópoles mais antigas da América e também a segunda cidade mais populosa do mundo.

As rotas culturais são as mais exploradas uma vez que a Cidade do México tem um Centro Histórico incrível com catedrais, museus, palácios e monumentos. A Catedral Metropolitana, por exemplo, traz em sua fachada a arte barroca espanhola e cúpula neoclássica.

O México tem 32 patrimônios mundiais tombados pela UNESCO, sendo o 1º na América e o 6º no mundo. Uma das atrações é a zona arqueológica Templo Mayor que supreende com as ruínas da cidade asteca de Tenochtitlán.

O Museu de Antropologia da cidade, por exemplo, precisa de pelo menos 3 dias de visitação. Ao todo é preciso 5 dias para conhecer bem a cidade.

Outro detalhe destacado durante o evento, é a oportunidade de visitar a Casa Azul de Frida Kahlo, com obras interessantes da artista, além de ser uma residência que segue bem os costumes mexicanos.

…e sobre Guanajuato?

Quando falamos em México só pensamos na capital, além de Cancún e Playas del Carmen. Porém, a região de Guanajuato, a pouco mais de 250km da capital, abriga um local histórico e turístico muito interessante.

O destino é totalmente cultura voltado para história, tradição e gastronomia. Em Guanajuato há dois Patrimônios Mundiais tombados pela UNESCO, pitorescos Povoados Mágicos (que remetem a história de independência mexicana) e diversas rotas turísticas.

Guanajuato subterrânea / Crédito: Divulgação

Guanajuato subterrânea / Crédito: Divulgação

Percorrer Guanajuato significa apreciar uma riqueza histórica da cultura mexicana. Fundada em 1557, tem labirintos, becos, tuneis e minas. Toda a cidade é preservada com hotéis e restaurantes rústicos por fora, porém modernos por dentro.

Plaza de La Paz em Guanajuato / Crédito: Divulgação

Plaza de La Paz em Guanajuato / Crédito: Divulgação

San Miguel de Allende, também na mesma região, foi um dos principais cenários da luta pela Independência mexicana com suas ruas e becos que preservam a arquitetura e cultura local. Uma das atrações da cidade são as opções de piscinas com águas termais muito procuradas por turísticas.

San Miguel de Allende / Crédito: Divulgação

San Miguel de Allende / Crédito: Divulgação

Parroquia de San Miguel de Allende / Crédito: Divulgação

Parroquia de San Miguel de Allende / Crédito: Divulgação

Ainda na região, foram apresentadas as cidades de León, famosa pelo festival de balão que acontece uma vez por ano, Celaya, a capital do doce de leite, no qual o turista pode apreciar vários tipos de pratos feitos a base do doce e Pénjamo, cidade da tequila com muitas tequilarias para visitar. Tanta diversidade tão próxima que já estamos loucos para visitar. 🙂

Festival de Balão em León / Crédito: Divulgação

Festival de Balão em León / Crédito: Divulgação

Compra de doce de leite em Celaya / Crédito: Divulgação

Tequilaria em Pénjamo / Crédito: Divulgação

Tequilaria em Pénjamo / Crédito: Divulgação

Gastronomia mexicana entra as melhores do mundo

A gastronomia está presente em todas as cidades faladas aqui, com pratos diferentes, típicos do México e muito apreciados pelos turistas. A maioria dos restaurantes tem chefs renomados, e o turista poderá provar um pouco de cada sem repetição.

Conejo al Pipian / Crédito: Divulgação

Conejo al Pipian / Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Pastel de calabaza / Crédito: Divulgação

Pastel de calabaza / Crédito: Divulgação

Gastronomia de San Miguel de Allende / Crédito: Divulgação

Gastronomia de San Miguel de Allende / Crédito: Divulgação

A revista digital Viagens e Rotas foi convidada para o almoço de apresentação dos destinos pelo Turismo do México.

Esperamos ter a oportunidade de conhecer esses locais incríveis!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!