Vulcão Osorno e Lago Llanquihue, um passeio por Puerto Varas e Puerto Montt

A região dos lagos, no Sul do Chile é uma viagem incrível para quem já adora o país e ainda quer ter contato com a natureza, com a colonização alemã e claro, conhecer o vulcão Osorno que traz toda uma beleza junto ao lago Llanquihue e domina a paisagem local.

O vulcão tem 2.652 metros e teve sua última erupção em 1869. Localizado no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, há um pouco mais de 60km da cidade de Puerto Varas. Ir ao cume do Osorno é um passeio obrigatório para quem visita essa bela região dos lagos.

O caminho de Puerto Varas até o cume do Osorno já é uma experiência incrível passando por belas paisagens em torno do lago e ainda avistando belas casas de madeira com moinhos d’água e até várias lhamas pela paisagem.

Estrada de Puerto Varas até o Osorno. Vista incrível do vulcão / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Estrada de Puerto Varas até o Osorno. Vista incrível do vulcão / Crédito: Ana Elisa Teixeira

A caminho do Osorno / Crédito: Ana Elisa Teixeira

A caminho do Osorno / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Lhama entre Puerto Varas e o Osorno / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Lhama entre Puerto Varas e o Osorno / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Casinha com moinho d'água / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Casinha com moinho d’água / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Sol batendo no lago Lhanquihue / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Sol batendo no lago Lhanquihue / Crédito: Ana Elisa Teixeira

O almoço também é parada obrigatória em restaurantes na beira do lago e com vista para o vulcão. O ideal é experimentar a comida típica da região: o Curanto!

Ele é típico do arquipélago do Chiloé, mas servem em muitos restaurantes na região dos lagos. O prato chama oficialmente Curanto En Hoyo e nada mais que do que um grande assado feito em pedras quentes em um buraco cavado no chão. Infelizmente, não tivemos a oportunidade de ver a fabricação, mas pudemos prová-lo. O prato é a base de mariscos, folhas de nalca – uma planta de lá, porco e frango.

Curanto servido no restaurantes antes de chegarmos ao Osorno / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Curanto servido no restaurantes antes de chegarmos ao Osorno / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Como bebida, além dos maravilhosos vinhos chilenos, destacamos o suco de framboesa muito comum na região. A cor da framboesa é bem diferente das que costumamos encontrar em outros lugares.

Depois do almoço, continue seguindo em direção ao vulcão. O ideal é subir de teleférico aberto que cabem duas pessoas e apreciar a vista incrível da região. Na ocasião, estivemos em julho e o frio era intenso com pouco menos de 0º e ainda um vento forte e cortante. Por isso, se agasalhe bem! Leve luvas, toca de lã e cubra principalmente o rosto. É importante também hidratar a pele e os lábios antes de subir no teleférico.

Teleférico cabem duas pessoas / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Teleférico cabem duas pessoas / Crédito: Ana Júlia Teixeira

Solo vulcânico é interessante / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Solo vulcânico é interessante / Crédito: Ana Júlia Teixeira

É interessante observar o solo vulcânico com uma espécie de terra bem marrom que é uma característica do Osorno. É lindo ver os lagos e cadeia montanhosa lá de cima e, claro apreciar o vulcão coberto de neve mais de perto. Você se sente um pequenino ser em tamanha grandeza!

Osorno, visto de perto! / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Osorno, visto de perto! / Crédito: Ana Julia Teixeira

Vulcão Osorno / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Vulcão Osorno / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Depois de descer, mais para o final da tarde vale uma passada na Laguna Verde que também faz parte do Lago Llanquihue.  A lagoa se chama assim por que a água é verde em razão das algas que ficam concentradas nela. A entrada é gratuita e tem bancos que você pode sentar e observar a lagoa.

 

Laguna Verde / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Laguna Verde / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Descendo com uma vista incrível! / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Descendo com uma vista incrível! / Crédito: Ana Júlia Teixeira

Frio é intenso, mas vale cada segundo / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Frio é intenso, mas vale cada segundo / Crédito: Ana Julia Teixeira

Mais informações sobre o preço e como funcionam as visitas ao vulcão Osorno você encontra aqui.

Parada em Puerto Varas

A cidade é linda e foi colonizada por alemães, então muitas construções são do estilo germânico. Em todo lugar, até no café da manhã dos hotéis, é impossível não ter uma linguiça tipicamente alemã deliciosa.

Como ela fica na ribeira do lago Llanquihue e com vista para o vulcão Osorno, a cidade é muito charmosa. O interessante é que ela é conhecida como “a cidade das rosas” pela grande quantidade de flores que dizem enfeitar as ruas. Como fomos no inverno rigoroso, não chegamos a ver flores, mas a paisagem com flor ou não é sensacional.

É impossível não se encantar com Igreja Del Sagrado Corazón de Jesus, fundada em 1853 por colonos alemães e suíços que chegaram a povoar o sul do Chile na época.

Igreja Del Sagrado Corazón de Jesus / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Igreja Del Sagrado Corazón de Jesus / Crédito: Ana Elisa Teixeira

 

…também vamos passar por Puerto Montt

A 21km de Puerto Varas, é em Puerto Montt, capital da província de Llanquihue e com cerca de 230 mil habitantes, que fica o aeroporto que faz o voo Santiago-Puerto Montt. A cidade foi castigada por um dos mais fortes terremotos no Chile no ano de 1960 e ainda carrega alguns resquícios dessa época.

Ela é banhada pelo Oceano Pacífico, tem traços da colonização alemã e vive da pesca do salmão. Os melhores salmões chilenos vêm de lá.

Vista da cidade de Puerto Montt / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Vista da cidade de Puerto Montt / Crédito: Ana Elisa Teixeira

A cidade é banhada pelo Pacífico / Crédito: Ana Elisa Teixeira

A cidade é banhada pelo Pacífico / Crédito: Ana Elisa Teixeira

A Catedral muito bonita toda feita de madeira de Alercee. Dizem que foi construída sem que usassem nenhum prego!

Catedral de Puerto Montt / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Catedral de Puerto Montt / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Para comprar souveniers o ideal é visitar o Mercado Angelmó. Lá você encontra de tudo, desde marinhos frescos até itens do artesanato local. Na ocasião chegamos a comprar alguns cachecóis feitos de lã de Alpaca, lembrancinhas em madeira, entre outras coisas.

Mercado Angelmó / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Mercado Angelmó / Crédito: Ana Júlia Teixeira

Vista do mercado / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Vista do mercado / Crédito: Ana Julia Teixeira

Reserve o hotel na região dos Lagos no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Ola. O posto e perfeito, muito rico em detalhes. Terei dois dias inteiros, ou a depender da sua recomendacao, posso ficar ate 3 dias. Quais passeios sao imperdiveis? uma coisa que sei que vou querer fazer e a subida ao Osorno! Obrigado

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Hosting Deutschland

      Oi Alex,
      Acredito que dois dias inteiros sejam sufiecientes para conhecer Puerto Varas e Puerto Montt. Além do Osorno, tem as igrejas das cidades, o lago verde (que é próximo ao osorno e dá para conhecer logo em seguida), cassinos (que podem ser frequentados a noite), mercado de artesanato em puerto varas que pode ser visitado em 2h e a gastronomia local. Acho que serão dois dias cheios e suficientes. Caso queira ir até Frutillar, que é uma cidadezinha vizinha colonizada por alemães, aconselho a ficar 3 dias. Mas acho que se se programar certinho, com 2 dias também é possível passar em Frutillar. Vou vai adorar a região.
      Quando voltar, gostaríamos muito de saber sua experiência.
      Espero ter ajudado
      Abraço