Trabalhar viajando não é fácil como parece

Sempre me perguntam como é ter um emprego que a experiência de viagem é o trabalho. Pode ser o sonho de muita gente trabalhar viajando e experimentando restaurantes por aí, mas não é algo tão simples

Quando optei por fazer jornalismo não pensei que iria para o turismo, mas antes de terminar a faculdade cheguei a pausar um ano e pensar na hipótese de fazer faculdade de hotelaria ou turismo quando trabalhei por um tempo em um acampamento de férias.

Depois que tive a oportunidade de entrar no turismo, uni minhas paixões no trabalho: a escrita, as viagens, as experiências, o uso de línguas estrangeiras (principalmente o francês) e a capacidade em lidar com pessoas como repórter ou RP. É lindo fazer o que amamos, mas não é simples.

Reuni alguns problemas que você sempre terá quando falar para o seu amigo ou parente que trabalha viajando, conhecendo lugares e vivendo experiências:

Sua vida é eternamente férias, né?

Viajar e trabalhar exige muita responsabilidade, bom senso e auto crítica. É preciso ter disciplina para cumprir prazos e horários – tem que ser sempre pontual, sendo que nas viagens e eventos há sempre uma programação na qual você tem que respeitar. Afinal, você não está de férias.

Vale ter frescuras pessoais durante uma viagem? Até vale, mas tem que ter um motivo plausível. Não fazer um passeio simplesmente porque não gosta, não é o tipo de atitude profissional. É importante ser flexível o tempo todo.

E quando sua tia falar que você tem o emprego dos sonhos, você apenas sorri…

Não existe pausa no trabalho!

Nós seremos aquelas pessoas chatas que vamos viajar ou comer com os amigos e vamos pedir para tirar foto da suíte que eles estão e do prato que eles estão comendo.

Existirá aquele momento que não tem como ficar longe da câmera ou do celular por que todo o ambiente de diversão na viagem ou no restaurante terá que ser fotografado.

Não se incomode se também tirarmos um bloquinho da bolsa para fazer anotações, ok?

Sim, ganhamos muitos jabás!

Sempre ganhamos um mimo quando vamos conhecer um local, mais conhecido como Press Kit. E as vezes somos chatos e postamos nas redes sociais…

Apesar de parecer que bebemos a garrafa de pro seco inteira, não é sempre verdade. Algumas vezes postamos como agradecimento à empresa e carinho conosco.

O mais importante é que não gostamos de ter como pagamento o jabá, apesar de muitas empresas acharem que só isso é válido.

Nem sempre aproveitamos beeeeem o destino

Esse é um fato que sempre temos que ressaltar, uma vez que muitas vezes a programação é tão extensa e os dias parecem tão curtos que mal da tempo de respirarmos.

Normalmente a gente fica trabalhando das 8h às 20h quando dão aquela pausa para um banho de 30 minutos antes de ir para o jantar.

As vezes conhecemos tudo, mas também podemos considerar que não conhecemos nada. Por ser um trabalho e termos alguns momentos de diversão, ainda sim é um trabalho.

Cansativo, exaustivo e claro, prazeiroso no final do dia.

Tudo o que fazemos é para você

A ideia de trabalhar com viagens e gastronomia é poder mostrar a experiência e fazer com que você também queira vivê-la.

Seja depois de ler um post sobre um destino, ver uma foto incrível no Instagram ou apenas abrir a rede social em um sábado a noite e ver aquela imagem de uma pizza deliciosa. E você, não vai querer também?

Madrugada não é hora de dormir!

Depois do jantar vamos dormir para aproveitar o próximo dia de trabalho? Claro que não! Vamos trabalhar! Enlouquecidos e com olheiras depois de um dia cansativo. Até por que esse trabalho é fácil, não é?

 

E quando tudo acaba e temos um material lindo para você, a gente sente aquela felicidade tremenda!

Até por que, teremos mais pelo menos 30 dias de trabalho para colocar tudo que o vivemos em forma de conteúdo…

E quando chegamos em casa, já começamos enlouquecer para sair de novo pelo mundo…

Trabalhar com jornalismo atrelado ao turismo exige muita competência, mente aberta, ética e bom relacionamento.

Demos uma entrevista para o Portal Imprensa sobre esse profissional que ainda não é tão valorizado e, muitas vezes, é questionado por trabalhar viajando.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!