10 dicas de como viajar barato

Nada impede mais uma pessoa de viajar do que a falta de dinheiro, não é mesmo? Diga-se de passagem que a falta de dinheiro impede tudo…Aquele ditado que dinheiro não traz felicidade também nos parece falho nesses momentos…

Defina a viagem como uma prioridade!

O fato é que ninguém precisar ser rico para viajar. Para isso basta colocar esse objetivo como prioridade. Se a viagem não é uma prioridade para você, você sempre vai encontrar algumas outras coisas para gastar o dinheiro e você nunca vai ter dinheiro suficiente para viajar.

Sim, a vida não é fácil, e você terá que abrir mão de comprar o carro do ano e aquele Iphone 650 que saí no mercado todos os dias.

…qual tal um job no exterior?

Acha que seu trabalho atual não está te dando uma renda suficiente para viajar? Por que não tentar a vida no exterior? Há uma variedade de oportunidades no mundo, desde que você não seja exigente e deve-se levar em conta que isso não é uma carreira que você está começando, é apenas uma maneira de ganhar dinheiro para viajar.

As opções de trabalhos para ter renda para viajar e para financiar as suas viagens são diversas. Você pode ser Au pair  (utilize as dicas que contamos aqui no site), garçom, bartender, instrutor de mergulho ou de parapente (caso tenham um certificado para a prática do esporte), guia turístico, funcionário em navio de cruzeiro, trabalhador sazonal em estâncias de esqui, entre outros.

No Brasil para você ser atendente em um shopping, você tem que ter experiência como vendedor. A experiência é sempre exigida. No caso desses trabalhos, não são exigidos graus avançados ou um monte de requisito. Basta ser aberto e encarar sem medo!

Aí nesse caso também depende do estilo de vida que você quer levar! Você quer acordar todo dia colocar um terno e uma gravata, sentar em um escritório e cumprir seus horários ou quer viver um pouco e garantir uma experiência de vida que poderá pagar todas as suas contas de viagem, com o detalhe, que você terá tempo para viajar? Como tudo na vida será uma questão de escolhas…

…a procura do voo mais barato nunca termina…

Há muitas maneiras de conseguir voos mais baratos. O ideal é se cadastrar em cartões de crédito para poder acumular milhas e, em seguida voar de graça. Apostar em comprar em marcas parceiras do cartão que garantem mais pontos para trocar por milhas.

Se você não é tão fã dos cartões de crédito e prefere evitar possíveis dívidas, é importante ficar atento as ofertas de passagens aéreas. Existe aqueles mitos que a madrugada é o melhor horário para comprar passagens. Já ouvimos que o ideal era comprar as passagens na madrugada de terça-feira. Balela ou não, a gente ainda prefere ficar atento as notícias e aos sites e suas ofertas. Dá trabalho? Dá um pouco, mas a economia que você fará vai valer a pena.

Se você não tiver muito tempo para a pesquisa, o Voopter é um buscador de pesquisa que te ajuda a escolher o melhor preço entre todas as companhias aéreas. Aqui contamos mais detalhes de como comprar passagem aérea barata pelo Voopter.

…e a moda do Couchsurfing?

Um forma de economizar é usar esse belo serviço conecta os viajantes com os moradores locais que estão dispostos a deixá-los ficar com eles de graça.

Ao utilizar o Couchsurfing você não irá pagar pela estadia e ainda conhecerá a cultura local de forma única. O importante é o viajante estar aberto as experiência uma vez que ao aceitar essa hospedagem você pode vir a ter um quarto, as vezes um colchão inflável ou até um simples sofá. Vale a experiência e a economia!

Se livre de passeios pagos…

Em pelo menos 90% das cidades da Europa é possível fazer passeios pelos principais pontos turísticos de metrô ou a pé (dependendo da localização de sua hospedagem). Por que não tentar esse método? Metrópoles como São Paulo, Nova York, Tóquio, Cidade do México e Sidney também têm essa opção de fazer passeios livres e fáceis.

…já pensou em tomar conta da casa de alguém?

Uma opção de economia e de vivência é a Housesit que são sites que aproximam donos de casas locais e pessoas (no caso viajantes) que se oferecem para ajudar a cuidar de sua casa. House sitter significa em inglês “tomador de conta de casa”.

Em resumo, você irá ser responsável por tomar conta da casa do dono enquanto ele viaja. Muitas vezes terá que dar comida para o pet do dono da residência. Você então fica com todo o conforto da casa do morador local, ainda pode ficar um tempo no destino e conhecê-lo bem, sem ter que pagar pela hospedagem.

Infelizmente os sites disponíveis para esse tipo de hospedagem são sempre escritos em inglês e para utilizá-los é necessário pagar uma taxa anual a partir de U$25 e colocar o perfil ou anúncio de casas para serem cuidadas ou caso você tenha interesse de cuidar de alguma delas.

Separamos quatro sites: Trusted Housesitters (R$27.49 por mês) que é um dos mais famosos com maior número de casas disponíveis, Workaway  (a partir de U$29 para 2 anos), Mind My House (U$20 anual), que dá para ver as casas disponíveis sem ser membro. Legal que dá para ter uma ideia de como funciona a hospedagem e o HomeExchange (gratuito) que funciona como uma troca de casas…Lembram do filme “O Amor não tira férias” (The Holiday)?

Economize na alimentação

Cozinhar sua própria comida não é a coisa mais legal do mundo durante uma viagem, mas é uma forma de economizar já que os restaurantes costumam ser um dos gastos mais frequentes pelos viajantes.

Você não vai ficar frustado durante a sua viagem a Paris se você decidir não para comer fora um dia! Até por que tem aquela opção maravilhosa de ir até o mercado comprar algo local e cozinhar. Quando você terá essa oportunidade? Dá para unir o melhor da gastronomia dos restaurantes com a oportunidade de cozinhar algo com ingredientes que você não achará facilmente no Brasil. É possível aproveitar os dois.

…vou de táxi? Que nada, vá de trem!

Optar por viagens de trem ao invés de avião é uma ótima opção de economia – mas fique atento por que em algumas promoções é possível viajar de avião mais barato que de trem. 😛

Reservando com antecedência a passagem de trem você pode chegar a economizar cerca de 50% do custo de um bilhete e ainda tem a possibilidade de fazer uma viagem incrível e apreciar as belas paisagens!

…corra atrás de cartões turísticos das cidades

As cidades mais turísticas contam com cartões de descontos nas atrações, principalmente em museus e outras atividades culturais. Ainda é possível comprar pela internet seu ticket das principais atrações no mundo e ainda evitar filas.

Podemos destacar que você pode economizar certa de 80 euros se utilizar o Paris Museum além de também economizar um bom dinheiro se utilizar os passes de metrô que são oferecidos para facilitar a vida do viajante. O mesmo vale para o London Pass em Londres. Pesquise se a cidade que você vai conta com esses benefícios.

…chegou a hora de sair da rotina!

Saia da rotina que todos os turistas estão acostumados: pacote/voo/hotel/passeios com guia.  Leve em conta que formas não tradicionais de viajar pode levar a grande economia de dinheiro, além de trazer valores e vivências totalmente diferentes.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!