Como evitar uma péssima hospedagem? Nosso relato negativo pode te ajudar…

O turismo no Brasil sempre está em crescimento, até porque muitas cidades turísticas brasileiras se vendem por si só.

Os hotéis e pousadas sempre devem apostar na contratação de pessoas qualificadas, além de oferecer um atendimento exemplar ao viajante. Você acredita que isso sempre acontece?

Para isso, existem as Associações de Hotéis que têm em seu portfólio somente hospedagens que prezam pela qualidade de serviço. Então, caso tenha alguma dúvida aonde se hospedar, aposte em pousadas e hotéis que tenham os selos dessas Associações. É uma garantia de não ter grandes problemas durante a sua estadia.

Abaixo vamos relatar um caso de uma experiência muito negativa e absurda que tivemos em uma pousada recentemente.

A velha mania do “Jeitinho Brasileiro”

Todos sabemos como funciona o “jeitinho brasileiro”. No caso de uma hospedagem, o proprietário do local vende um serviço que não existe e acha que o hóspede simplesmente vai aceitar o equívoco.

Já soubemos de casos de o hóspede pagar por uma suíte de hotel que foi escolhida por fotos que não condizem com a realidade! O turista se hospeda lá, fica insatisfeito e não faz nada a respeito.

A pessoa não processa o local por não querer se estressar mais e, no fim, o proprietário da pousada continua lesando seus hóspedes constantemente sem ser punido por isso… Será que é justo?

Há uma diferença entre hospedagem simples e hospedagem precária e, falta ao turista, ter o discernimento desta diferença. Se você está pagando por um serviço, preze pela qualidade e respeito ao hóspede.

Entenda o nosso infeliz caso… (Parte 1)

Reservamos duas suítes em uma pousada pelo Booking.com – portal de reservas que sempre utilizamos por saber da facilidade, segurança e bom preço.

O pagamento foi feito 100% no ato da confirmação da reserva, o que achamos incorreto, mas como era a política da pousada acabamos relevando. Até por que, como consumidores, temos direito de reaver o valor pago caso, o que comprarmos, não tiver de acordo com a realidade.

Fora que pelo Booking temos a garantia do comprovante de reserva, coisa que por e-mail direto com a pousada nem sempre é possível ter.

Cada uma das suítes standards, que reservamos, tinham: uma cama de casal, banheiro privativo, TV, frigobar e ar condicionado.

Banheiro da Mandala Maresias em foto da reserva no Booking.com / Crédito: Booking.com

Banheiro da Mandala Maresias em foto da reserva no Booking.com / Crédito: Booking.com

Quarto da Mandala Maresias em foto da reserva no Booking.com / Crédito: Booking.com

Quarto da Mandala Maresias em foto da reserva no Booking.com / Crédito: Booking.com

Ao chegar no local, ao invés de duas suítes, fomos colocados em um quarto família em péssimas condições. Tinham dois quartos. Sendo um deles uma suíte e, o outro, sem TV, banheiro privativo ou frigobar.

O que tinha banheiro, TV e frigobar não condizia com as fotos mostradas no site do Booking.

A cama era um estrado de madeira com dois colchões velhos em cima. O ar condicionado estava tão sujo que 10 minutos no local foi suficiente para começar um ataque de espirro que durou a noite toda.

Cama com dois colchões velhos - Realidade da suíte sem TV, banheiro ou frigobar da Mandala Maresias / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Cama com dois colchões velhos – Realidade da suíte sem TV, banheiro ou frigobar da Mandala Maresias / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Banheiro na sala, fora do quarto, sujo e o piso de banho era um pano de chão / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Banheiro na sala, fora do quarto, sujo e o piso de banho era um pano de chão / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Quarto tinha comente essa cama que não condizia com fotos do Bookinh.com / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Quarto tinha somente essa cama, e nada mais, que não condizia com fotos do Booking.com / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Foram reservados duas suítes prezando pela privacidade e foi nos dada, um apartamento família com somente uma suíte e outro quarto, ambos velhos e sujos.

A importância de um bom atendimento 

O atendimento é um dos fatores mais importantes para o consumidor, principalmente no turismo.

Aposte sempre em hospedagens nas quais os proprietários e os funcionários são atenciosos, educados e preparados para te servir da melhor forma possível.

Imprevistos podem acontecer, mas caso o local tenha um bom atendimento, ele será resolvido de maneira gentil e, no final, você sairá satisfeito.

Tivemos um caso de reservarmos um quarto com ar condicionado, em uma cidade muito quente, e o proprietário ligou um dia antes da nossa estadia avisando do problema. O ar condicionado estava quebrado e ele não poderia arrumá-lo a tempo da nossa estadia. O proprietário cogitou até em pagar nossas diárias em outro hotel da cidade, para que não passássemos por aborrecimento.

É um atendimento e preocupação com o hóspede que faz toda a diferença e, só esse fator, garantirá o retorno ao hotel.

Entenda o nosso infeliz caso…(Parte 2)

Depois que constatamos que o quarto não condizia com as duas suítes que havíamos reservado há mais de um mês, fomos reclamar com um funcionário da pousada. Detalhe: a pousada não tinha recepção ou qualquer controle da hospedagem solicitada.

Da 1h da manhã até cerca de 2h30 conversamos, já exaltados, com o funcionário para tentar resolver o problema. O funcionário por sua vez disse que só poderia resolver com o proprietário, sugeriu que nós utilizássemos o nosso celular para ligar para o proprietário e ver aonde ele se encontrava, sugeriu que tivéssemos chegado mais cedo no local para resolver o problema (visto que trabalhamos sexta-feira o dia todo e só pudermos ir a noite…) e, não contente, reclamou que estávamos reclamando demais. Muito desrespeito e falta de educação durante esse período da madrugada no qual só queríamos o que nos era de direito!

No dia seguinte das 7h às 9h tentamos de novo resolver o problema. Passamos uma péssima noite e ainda continuávamos lesados. Os funcionários não quiseram chamar o proprietário por que ele estava dormindo durante essas 2 horas…

Depois de muita insistência o proprietário aparece e pedimos que ele nos colocasse nas duas suítes que tínhamos reservado. Acontece que as suítes não existiam mais, pois ele já tinha alocado para outras pessoas.

Não contente com a situação, o proprietário grita e nos expulsa da pousada!

Gostaríamos muito de ter ido embora, caso ele tivesse a decência de entregar o valor completo de toda a estadia naquele exato momento. Fato que não ocorreu, infelizmente.

O lado cômico dessa situação foi que ele voltou atrás e usou pedidos de desculpas como justificativa.

Após a madrugada anterior e mais um dia todo de estresse e indignação, visto que só resolvemos esse problema por volta das 19h daquele dia, tivemos que dizer que íamos processá-lo para ele cogitar entregar apenas uma parte do final de semana pago, quando na verdade deveria entregar o valor integral!

Em resumo, pagamos duas diárias equivalente a somente um quarto que nos foi entregue. Quarto este que não condizia com a nossa reserva.

No fim, pensamos se realmente esse é o tipo de serviço que nós brasileiros somos obrigados a aceitar…

Entenda a diferença entre caso isolado e despreparo do hotel

Sempre comentamos que ao verificar relatos em sites de reservas, como o TripAdvisor, é necessário verificar os comentários de casos isolados.

Assim, filtrar esses comentários que podem, muitas vezes, serem equivocados e dependerem muito das expectativas do hóspede.

Porém, existem casos que pecam em itens essenciais. Se o caso aconteceu só com uma pessoa e for um relato absurdo, vale sim coloca-lo como parâmetro na hora de escolher a hospedagem. São eles:

  • Suíte suja, com itens de péssima qualidade e que deixam o viajante constrangido e decepcionado;
  • Fuga do responsável na hora de resolver um problema grande;
  • Falta de humildade do proprietário ou funcionário de receber a crítica do cliente;
  • Desrespeito por parte de qualquer funcionário;
  • Divulgação de fotos do hotel ou pousada que não condizem com a realidade;

Não culpe o local por um erro de serviço

Nunca julgue um local pelo mal serviço de um estabelecimento. Por mais que sua estadia tenha sido ruim, cogite em retornar ao local, em outro hotel, para que tenha uma experiência totalmente positiva.

Infelizmente, muitos destinos são prejudicados pela falta de preparado de um hotel, pousada ou restaurante.

Teve uma péssima experiência de viagem? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo! 😉

 

As opiniões aqui citadas são pessoais da editora que teve uma péssima experiência de hospedagem na Pousada Mandala Maresias, em Maresias, em São Sebastião no Litoral Norte de São Paulo. Se quiser saber mais detalhes sobre essa pousada ficamos felizes de ajudá-lo nos comentários abaixo.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Joyce

    Tem como processar um hotel que a estadia foi péssima? Quarto mega pequeno, banheiro minúsculo, a troca de toalhas foi feita a cada 3 dias, faltou energia, faltou água, não tinha sinal de Wi-Fi 👎🏽 Mais uma observação, o estacionamento estava lotado e tivemos que ficar 2 dois sem pegar o carro pq tinha outros carros fechando a saída 🤦🏻‍♀️👎🏽
    Posso pedir o reembolso?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Joyce

      Oi Joyce, meu deus. Sinto muito pela sua experiência. Acredito que você possa processar por Danos morais na Pequenas Causas. É bem fácil. Una prints de conversas no whatsapp, trocas de emails com o hotel, a propaganda enganosa mais a tentativa no local de resolver em sucesso.

      Na Pequenas Causas normalmente, dependendo da cidade (falo em SP capital), demora uns 2 meses para sair.

      Boa sorte