Onde comer em Belém (Pará)

A cidade de Belém, capital do Pará, pode ser considerada a principal cidade com uma gastronomia rica e variada do Norte do Brasil. Como indicamos no post Belém do Pará e a gastronomia de encher os olhos (e a barriga).

A culinária paraense ganha prêmios no mundo todo por sua diversidade e itens naturais encontrados na região amazônica. Separamos alguns locais que conhecemos para você aproveitar e apreciar o melhor da gastronomia na cidade! Afinal, a grande riqueza do Estado é a famosa variedade gastronômica.

Point do Açaí

Um dos mais famosos de Belém que serve o Açaí, principal fruta do Estado. No Point do Açaí é possível experimentar o açaí tradicional de cor preta – aquele que já conhecemos – e  o açaí branco que é de coloração bege em razão da mutação que a fruta sofre na palmeira de açaí. Tudo servido com camarões, carne de sol e peixes regionais como pirarucu e filhote. Mais detalhes aqui.

Chapa Mista do Point do Açaí / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Chapa Mista do Point do Açaí / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Lá em Casa

Uma verdadeira viagem pela culinária paraense, o Lá em Casa, na Estação das Docas, aposta em gastronomia regional em forma de degustação. Dá para experimentar um pouco de tudo que Belém oferece de local e muito mais. Mais detalhes aqui.

Pato no Tucupi e Maniçoba / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Pato no Tucupi e Maniçoba / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Sorveteria Cairu

São mais de 50 sabores entre picolés e sorvetes de massa feitos artesanalmente com as tradicionais frutas do Norte. Uma oportunidade única de provar sorvetes inusitados e saborosos como cupuaçu, bacuri, mangaba e taperabá. Mais detalhes aqui.

Mestiço na sorveteria Cairu / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Mestiço na sorveteria Cairu / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Complexo do Ver-o-Peso

O mercado mais turístico e considerado maior feira livre da América Latina é o local ideal para provar um pouco da gastronomia paraense do dia-a-dia do local. Peixe com açaí, camarão fresco no alho e óleo e filhote ou pirarucu frito são algumas das opções encontradas. Mais detalhes aqui.

Camarão regado no coentro / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Camarão regado no coentro / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Famiglia Sicília

Para um jantar mais sofisticado unindo a gastronomia italiana com a paraense, na Famiglia Sicília é interessante aproveitar um almoço de domingo ou um jantar agradável. Massas totalmente artesanais com gostinho paraense como o caso do raviole com cupuaçu. Mais detalhes aqui.

Raviole de Cupuaçu e Queijo Cuia / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Raviole de Cupuaçu e Queijo Cuia / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Manjar das Garças

Sofisticado e de bom gosto, o Manjar das Garças fica dentro do Parque Naturalístico Mangal das Garças, um manguezal preservado. O restaurante conta com chefs renomados e cardápio com iguarias da culinária paraense prezando culinária paraense diferenciada. Mais detalhes aqui.

 Filhote braseado com risoto de frutos do mar e açafrão / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Filhote braseado com risoto de frutos do mar e açafrão / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Meu Garoto

Vale uma passada para apreciar a cachaça de jambu mais famosa de Belém. O bar Meu Garoto localizado na Rua Senador Manoel Barat não é tradicional por ser novo na capital paraense, mas já tem uma fama como ponto turístico e local da cidade.

Podemos defini-lo como boteco, uma vez que só tem duas pequena mesas e as pessoas bebem na rua.

A cachaça de jambu – erva típica da região norte que deixa a boca formigando – é a mais pedida da casa. Se gostar da dose, vale levar uma garrafa para casa.

Cachaça de Jambu do Meu Garoto / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Cachaça de Jambu do Meu Garoto / Crédito: Ana Elisa Teixeira

As opiniões aqui citadas são da Editora que esteve no Pará por 10 dias para um trabalho incrível em comemoração aos 400 anos de Belém com o site Diário do Turismo. Você pode acessar a Revista Digital do Diário aqui.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!