Fazenda Mironga e o queijo artesanal de búfala da Ilha de Marajó (Pará)

Soure, na Ilha de Marajó no Pará, é o local para visitar fazendas de búfalos para passeios e compras de itens artesanais ou até ter a oportunidade de almoçar em um local totalmente regional e caseiro.

A Fazenda Mironga do Sr. Tonga, diferente da Fazenda São Jerônimo, não abre para o turismo com passeios propriamente ditos. Mas, é lá que você encontra o Queijo Mironga – queijo artesanal de búfala produzido há mais de 80 anos e que é necessário elvar para casa se estiver visitando Soure.

A porteira da fazenda é aberta e o turista é bem vindo para acompanhar a ordenha de búfala e a produção do queijo que começa bem cedo por volta das 6 horas da manhã.

Fazenda Mironga / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Fazenda Mironga / Crédito: Ana Elisa Teixeira

O queijo da Fazenda Mironga foi o primeiro a ser regulamentado como produto artesanal certificado do Pará. Ele não é apenas artesanal como também possui selo e é para ser consumido com toda a confiança.

Produtos Mironga / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Produtos Mironga / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Produção do queijo na Fazenda Mironga / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Produção do queijo na Fazenda Mironga / Crédito: Ana Elisa Teixeira

O queijo do marajó parece um requeijão sólido e pasto com sabor totalmente diferente. Faz bem para saúde já que contém cálcio, proteína e baixo colesterol.

Como comprá-lo?

Por volta de 1h da tarde a leva do dia estará pronta na fazenda e basta chegar a tempo para conseguir levar um exemplar.

Queijo do Marajó / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Queijo do Marajó / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Caso contrário em algumas lojas da cidade é possível encontrar o queijo e há também um distribuidor em Belém, capital paraense.

Como armazenar o queijo para levar para casa?

Deixe o queijo mironga em uma temperatura abaixo de 10º  para durar entre 15 a 1 mês de acordo com a sua embalagem. Há opção de comprá-lo a vácuo por R$20 ou em pote de plástico em uma menor quantidade por R$10.

Queijo de búfala / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Queijo de búfala / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Caso for difícil ter acesso a uma geladeira para armazená-lo durante a viagem é aconselhável levar o queijo que fica na embalagem de plástico.

Fazenda Mironga

Rod. Soure-Pesqueiro, km 4 | Soure | Ilha de Marajó | Pará

É preciso agendar a visita.

As opiniões aqui citadas são da Editora que esteve no Pará por 10 dias para um trabalho incrível em comemoração aos 400 anos de Belém com o site Diário do Turismo. Você pode acessar a Revista Digital do Diário aqui.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Franklin Ribeiro Michelini

    Vi uma reportagem sobre o queijo (requeijão de vcs) e adorei.
    Sou um apaixonado por queijo, em especial por requeijão.
    Gostaria de saber se tem como comprar (estou no Rio), qual a quantidade mínima, e quanto custaria.

    Agradeço pelo retorno

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Franklin Ribeiro Michelini

      Franklin, bom dia.
      Para a compra do queijo da Mironga verifique no https://www.facebook.com/Queijo-do-Marajo-628620563835085/timeline

      Nós, do Viagens e Rotas, apenas divulgamos a Fazenda Mironga como uma opção turística para quem visita a Ilha do Marajó. Não vendemos nada.

      Abraço