Como diminuir o excesso de selfies e fotos durante uma viagem

No mundo tecnológico em que vivemos parece ser cada vez mais importante buscar a foto perfeita para compartilhar em uma Rede Social, não é mesmo?

Somos a favor do livre arbítrio e acreditamos que as pessoas têm o direito de fazer o que as deixam felizes. Sem julgamentos, sem cobranças e sem amarras.

Como jornalista de viagens, observo que as pessoas estão mais preocupadas em mostrar aquela foto bonita no Facebook do que realmente curtir o momento daquela viagem dos sonhos de uma forma mais produtiva.

As redes sociais, no geral, tendem a pedir para que o usuário poste sua vida perfeita, afinal, não há nada mais perfeito do que fazer uma viagem incrível…

O que você ganha postando uma foto perfeita durante sua viagem? Curtidas, comentários, compartilhamentos, seguidores e, o que não percebemos, mas é o verdadeiro motivo que nos move a fazer isso: ego inflado! O ser humano precisa ser visto, ser amado e ser bem sucedido para os olhos alheio!

Acontece que vemos que cada vez menos importa quem sai na fotografia e o grande destaque vai para o cenário. Se for radical e que faça subir a adrenalina então, aí sim que as pessoas fazem loucuras por essas fotos.

O que dizer de pessoas que arriscam a vida para ter o ângulo perfeito na hora da foto? Ano passado o Ministério do Interior da Rússia lançou uma campanha com o slogan: “Seu próximo selfie pode ser o último”. Para alertar russos que estão tirando selfies de maneiras perigosas e que acabou cominando em diversos casos de morte pelo país…

Selfie perigoso / Crédito: Divulgação/Ministério do Interior da Rússia

Selfie perigoso / Crédito: Divulgação/Ministério do Interior da Rússia

O que sinto com relação a minha necessidade (obrigação) de fazer fotos perfeitas o tempo todo?

Não vou mentir,  a verdade é que sinto muitas saudades daquele tempo em que eu viajava só me preocupando em tirar algumas fotos para mim… Fato que você, caro viajante e leitor, tem como escolha…

Quando estou em um restaurante, sinto falta de comer meu prato ainda quente, assim que o garçom coloca à mesa. Sem pedir para todos os presentes esperarem enquanto eu tiro minha câmera da bolsa…

Meus amigos sempre reclamam do meu uso de celular durante nossos momentos, nos quais têm algo relacionado a viagem ou a gastronomia…

Eu preciso fazer fotos, o tempo todo, obviamente prezando pela minha segurança. E detalhe, não gosto muito de selfies. Sou dessas que se viajo sozinha, peço para algum bom samaratino tirar uma foto para mim. 😀

Dicas para você se livrar do excesso de fotos e curtir ao máximo o tempo que está no local

Se preocupe com a premissa na hora de fotografar

Essa dica surgiu durante uma conversa com nossos colegas fotógrafos do Olhar Turístico. Na hora de tirar uma foto leve em conta a premissa, ou seja, o por quê aquela foto será tirada. Ninguém tira uma foto sem saber o objetivo dela.

Comporte-se como nos anos 90, que você tinha 12, 24 ou 36 fotos para fazer no filme e elas tinham que ser muito bem escolhidas. Até por que alguma delas podiam queimar… Ser seletivo é tudo!

Escolha o momento para tirar as fotos

Tire as fotos quando chegar no local ou no final, para poder aproveitar o meio tempo sem distrações. Escolha fotos que você acredita que vão servir como uma verdadeira recordação ou para os famosos álbuns de família.

De preferência para locais que você sonhou estar e está lá realizando esse sonho. Se preocupe nesse momento com a qualidade das fotos e não com a quantidade.

Lembre-se que a verdadeira recordação é a vivência

Se vivenciar algo totalmente feliz e novo, registre na câmera seja selfie ou não. Tire somente duas ou três fotos para escolher a que ficou melhor depois.

Até por que você voltará do destino com mais de 800 fotos (muitas delas repetidas) e vai dar muito pouca atenção a todas elas.

Opte por vivenciar o local experimentando cada canto como se fosse seu último dia na Terra e apenas fotografe o que for mais marcante.

Tente inflar seu ego de outra forma

A necessidade de colocar as fotos nas redes sociais vai existir. Dificilmente você conseguirá lutar contra isso. Então, a melhor atitude é se policiar…

Ao invés de publicar 100 fotos da viagem publique uma, talvez duas! Aquelas que você considerou mais marcantes e mais especiais.

Afinal, as redes sociais existem para compartilhar momentos de forma especial e não banal.

Casos reais de como tirar selfie durante viagens e, em locais impróprios, pode ser perigoso

Casal cai da varanda da pousada enquanto fazia selfie em viagem ao Piauí

Turista morre ao se pendurar à beira de um precipício para tentar tirar foto

Mulher morre eletrocutada ao tentar selfie no topo de estação de trem

Golfinho morre após banhistas tirarem fotos e selfies com ele fora d’água

Jovem morre ao tentar tirar selfie em penhasco na África do Sul

Casal polonês morre ao tentar fazer selfie em penhasco

Ainda há esperança

Parece que essa mentalidade de compartilhar tudo de pessoal nas redes sociais pode estar mudando aos poucos, visto que o Facebook – maior rede social da atualidade, vem perdendo conteúdos pessoais em suas páginas. As pessoas, apesar de gostarem de se expor, também estão percebendo que exposição em excesso pode causar tristeza e até depressão…

O que você acha sobre esse tema? Faça seu comentário abaixo e ajuda outros viajantes! 😉

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!