Entenda quais são seus direitos quando compra um pacote de viagem em agência

Como todo o serviço prestado para uma pessoa física, o Código de Direitos do Consumidor também garante seus direitos na hora de comprar um pacote de viagem.  O que acontece é que muitas vezes o viajante compra um pacote sem verificar alguns itens básicos que irão garantir seu direito se ocorrer algum problema ou fatalidade.

Como escolher um pacote em uma agência de viagem?

  • Verifique se a operadora em questão é cadastrada na Embratur ou é membro da Abav. Se elas fizeram parte de uma dessas entidades, significa que elas são sérias e prezam pelo direito do consumidor.
  • Leia sempre o contrato com atenção antes de assiná-lo e preste atenção nos principais pontos. Caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar e esclarecer, antes de comprar o pacote.
  • Pesquise sobre a agência tanto no site de Embratur quanto com opiniões de pessoas que já utilizaram o serviço mais de uma vez.
  • Sempre compare preços antes de comprar um pacote e fique esperto se achar pacotes muito mais baratos do que os demais. Preze pelo conforto e segurança sempre.
  • Siga as regras propostas usando o bom senso. Ou seja, seja pontual na hora de embarcar em um voo ou na hora de ir em um passeio. Seguindo regras você não terá grandes problemas.
Crédito: Banco de Imagens

Crédito: Banco de Imagens

Você tem direito…

  • Caso haja cancelamento da viagem por não ter atingido o número mínimo do grupo, a operadora deve devolver todo o valor já pago ou oferecer um crédito para futuras viagens; Você pode escolher o que for melhor para você, afinal foi a operadora que cancelou o contrato.
  • Caso você desista da viagem por qualquer motivo, você não tem direito a todo o dinheiro de volta. Você terá somente uma quantia já pré estabelecida para devolução de acordo com o valor total da viagem.
  • Caso haja desistência, quando mais próximo da viagem, menor será reembolso por parte da agência. Por isso planeje com cuidado para evitar uma desistência.
  • Tudo que está escrito no contrato deve ser respeitado. Então, caso tenha tido qualquer distorção na hospedagem, locomoção ou passeio, você deve entrar em contato com a agência e exigir seus direitos.

 

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!