4 praias ao Norte de Ubatuba (São Paulo) para se encantar

Quem não sabe que Brasil está entre os destinos com as praias mais lindas do mundo? Mas, não é só no Nordeste que elas se destacam. Em Ubatuba, litoral Norte de São Paulo são mais de 100km de costa com 84 praias no total. E claro, que não conhecemos nem metade delas.

As praias do sul de Ubatuba, próximo a Caraguatatuba, são as mais badalas, porém nem de longe são as mais bonitas…

Separamos apenas 4 praias na região norte do município para encantar:

Praia de Puruba

Em um vilarejo com pouco mais de 10 casas, a praia de Puruba conta com 2km de extensão e é bastante preservada em razão do acesso um pouco mais complicado.

Para chegar na praia é preciso atravessar o rio Puruba, via canoa, no qual é cobrado um pequeno valor,  ou a pé durante a maré baixa – dependendo da altura, a água pode chegar até a cintura com alguns declives durante o pequeno trajeto.

Rio Puruba / Crédito: Alexandre Martins Scarpa

A praia é linda e sem nenhum tipo de quiosque ou vendedor ambulante. O mar não é tranquilo e as ondas são bem fortes, por isso é necessário tomar cuidado caso queira tomar banho.

Crédito: Alexandre Martins Scarpa

O vilarejo de Puruba é totalmente tranquilo com muita área verde e nenhum tipo de comércio. É o point também dos borrachudos (quem for alérgico deve se precaver) e das pessoas que procuram um lugarzinho ímpar em meio a natureza.

Praia da Almada

Quem conhece as praias do Nordeste, logo vai se familiarizar com a Almada com sua vegetação intocada, areias claras e fofas e águas para lá de tranquilas. A praia é praticamente uma piscina e é a predileta de famílias com crianças, por sua tranquilidade das ondas. Ideal para andar de caiaque ou praticar stand up paddle.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O diferencial da praia é o contato com pescadores locais aonde é possível obter peixe fresco e mariscos nas barraquinhas da praia. Os pescadores também costumam alugar suas casas em temporada e final de semana e, caso tenha esse imersão cultural, você poderá acordar com o pé na areia e apreciar tudo fresquinho.

O por do sol na Almada é incrível, principalmente pelas ilhas que ficam logo a frente. Vale a pena aguardar o espetáculo.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Almada / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Praia do Engenho

Separada da praia da Almada somente pelo quiosque Sobre as Pedras, a praia também é tranquila e ideal para quem quer apreciar o mar calmo e próprio para banho.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Ela é um pouco mais vazia que a Almada por que precisa andar um pouco mais para chegar até ela. Então, se estiver procurando sossego, a praia do Engenho é uma boa escolha.

Praia Brava da Almada

A praia Brava da Almada podemos considera-la a praia mais bonita desta área, principalmente pelo difícil acesso. Através da praia do Engenho há uma trilha de cerca de 20 minutos até a praia.

A trilha tem vários pontos ingrimes e por adentrar uma parte da mata, é o paraíso dos borrachudos (os alérgicos devem ir preparados).

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Como a praia é afastada e só da para chegar pela trilha ela não tem muitas pessoas – fica a maior parte do tempo vazia – , não tem comércio de quiosques ou vendedores ambulantes. A praia é linda com água que variam entre o azul turquesa e verde e também é bastante perigosa em razão de buracos na areia dentro do mar e ondas fortíssimas.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Na praia tem somente duas casinhas de pescadores e elas servem alguns tipos de comida como peixe do dia, pastéis, mariscos e bebidas (como uma caipirinha de limão com coentro…). Só é possível pagar em dinheiro.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!