Já se hospedou pelo Airbnb? Confira dicas de critérios para escolher a hospedagem ideal

A Airbnb é o tipo de plataforma de viagens que veio para agregar e encantar de várias formas. Nada como facilitar a hospedagem dos viajantes que querem ter uma experiência diferenciada e única!

Para quem não conhece, a Airbnb consiste em se hospedar na casa de estranhos quando for viajar, seja alugando somente o quarto, o apartamento ou casa inteira. O estranho pode tanto estar na casa, como alugar o imóvel inteiro sem estar presente.

Já contamos aqui no Viagens e Rotas como transformar sua casa em uma hospedagem ideal para hóspedes do Airbnb. Mas, desta vez a ideia é mostrar um pouco da experiência como hóspede.

Nosso objetivo foi buscar uma hospedagem para o Carnaval em uma praia no litoral paulista que tivéssemos acima de tudo tranquilidade, unido a conforto e bom preço. Foi neste contexto que encontramos a casa da Valéria na praia de Puruba, em Ubatuba (São Paulo).

Casa da Valéria em Puruba, Ubatuba / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Casa da Valéria em Puruba, Ubatuba / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Critérios que utilizamos na hora de escolher a hospedagem

  • Preço – O valor das diárias foi um dos requisitos utilizados na hora da pesquisa. O que pode limitar ou expandir opções. O importante é encontrar o local ideal para o seu bolso.
  • Imagens da casa- As fotos têm que ser atrativas e mostrar o quão organizada e limpa a casa parece ser. A decoração também conta muito na hora de escolha.
  • Comentários dos hóspedes – Em um outro post sobre comentários em sites de reservas nem sempre confiáveis, ressaltamos alguns pontos referentes a expectativas pessoais e bom senso. Mas, ainda assim é válido verificar sempre os comentários positivos, mas principalmente as críticas. Para ver quais estão se repetindo e o que realmente vai te interessar na hora de fechar essa hospedagem.
  • Localização – A localização é um critério importante na hora de escolher qualquer hospedagem. Lembrando que essa escolha depende do objetivo da viagem. No caso desta viagem, o objetivo era tranquilidade e se desligar do mundo e escolhemos a casa da Valéria por que ela era totalmente afastada de tudo.

    Quarto da casa da Valéria em Puruba, Ubatuba / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Itens que acreditamos que devem ser considerados pelo anfitrião e que o hóspede vai perceber…

  • Comunicação – É ideal que o anfitrião deixe sempre explicado todos os procedimentos que ele espera na casa. Caso não esteja na residência durante a hospedagem. Vale enviar um e-mail com regras, especificações e dizendo o que o hóspede pode usar ou não. A comunicação é muito importante para que não haja grandes problemas durante o check in, estadia e check out.
  • Itens de qualidade – É primordial que o anfitrião não economize em itens como papel higiênico, por exemplo. Caso deixe roupas de cama, ele deve optar por itens que estejam em bom estado. Vale a política da boa vizinhança: não faça com os outros, algo que você não faria.
  • Limpeza – A limpeza dos quartos e banheiros é essencial, mas vale a pena deixar um lixinho no quarto, opções de sacos plásticos para os hóspedes. Tudo vale para manter o ambiente limpo até na hora do check out.
  • Segurança-  Sempre oriente o hóspede sobre a segurança da região, ofereça uma chave extra da residência para que ele possa trancar a porta tranquilamente e se sentir seguro.
  • Funcionamento dos objetos – Todos os itens devem estar funcionando perfeitamente. Não adianta ter uma televisão, se ela não funciona como deveria.

Casa da Valéria em Puruba, Ubatuba / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Casa da Valéria em Puruba, Ubatuba / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Este conteúdo não é publicitário. As opiniões aqui citadas são pessoais da editora que se hospedou em um quarto pelo Airbnb. A casa da Valéria em Puruba é uma gracinha, muito clean, com ambiente moderno e colorido. Uma boa opção para quem visita Ubatuba e quer ter uma imersão na natureza e a praia. O objetivo do post não foi avaliar a hospedagem da Valéria, mas sim ressaltar itens que contam para o hóspede na hora de escolher uma hospedagem pelo Airbnb. 

Já teve essa experiência? Conte para a gente nos comentários abaixo!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!