Ubatuba (São Paulo): aonde comer com os caiçaras

Imersão cultural é sempre algo que desejo durante minhas viagens e, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, é possível voltar as origens e conhecer um pouco do ambiente em que o pescador ou caiçara vive nas praias do Norte do município.

Um dia com pescadores e pessoas locais na praia da Almada

Tivemos o privilégio de encontrar amigos que estavam hospedados em uma das casinhas de pescadores na praia da Almada. A casa pé na areia – literalmente – é alugada em temporada e finais de semana e os donos fazem com que você sinta em casa. Como uma família, há até refeições em conjunto com peixes pescados no dia. É possível pagar pela diária 80 reais o casal, em algumas épocas do ano.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Alexandre apreciando o peixe de bom grado / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Parada em uma das casas da praia de Brava da Almada

A praia é afastada tendo que percorrer uma trilha de cerca de 20 minutos. Por isso só existem dois moradores na praia e, mesmo sem civilização, tem uma plaquinha com alguns itens para comer. 🙂

Pode ser tanto peixe ou mariscos frescos ou uma bela porção de pastéis de queijo. Na casinha você não passa fome.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

A vista da casinha é espetacular, visto que a praia é praticamente vazia.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O preço é um pouco salgado, mas levando em consideração que estamos no meio do nada, vale a pena. E claro, só dá para pagar em dinheiro.

Refeição no quiosque Sobre as Pedras, entre a praia da Almada e Engenho

O almoço é garantido no quiosque Sobre as Pedras que é de propriedade do Joel, seu pai e seu irmão, todos nascidos na praia da Almada.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O quiosque fica no alto dividindo a praia da Almada da praia do Engenho. A primeira vista, por ter um mirante incrível, o turista pode achar que é caro. Porém, o preço no local é super acessível se for levar em conta a vista incrível do local.

Vista do Sobre as Pedras / Crédito: Ana Elisa Teixeira

O local serve porções diversas como fritas, porção do peixe do dia, mandioca e a grande pedida que é o peixe na brasa. O carro chefe da casa que Joel garante ser o que mais sai por lá.

Para acompanhar vale a pena pedir um suquinho fresco, uma caipirinha ou uma cerveja bem gelada.

Peixe na brasa / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Porção de mandioca / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Tomando um suco com vista para o mar na Sobre as Pedras / Crédito: Ana Elisa Teixeira

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!