O que fazer em Morretes (Paraná)?

A 70 km de Curitiba e 10m do nível do mar, Morretes é aquela cidade para ir com o trem da Serra Verde Express, apreciando um passeio incrível de cerca de 3h30. E, quando chega na cidade? A cidade é histórica datada de 1733 e cercada por montanhas, rios e cachoeiras. Os casarões preservados junto a área de comércio e centrinho próximo ao Rio Nhundiaquara mostram por que a cidade é tão turística. Apesar de ser litoral, não há praias por ali e também não conseguimos ver o mar.

Crédito: Alexandre Martins

Centro / Crédito: Alexandre Martins

Passeio pelo centro histórico e compras de artesanato

Quando vamos de trem não temos muito tempo pela cidade, mas dá para fazer um passeio pelo Centro Histórico, repleto de casarões históricos, lojinhas de artesanato, restaurantes pra comer o Barreado e, algumas épocas do ano, com feirinhas vendendo bananas de tudo quanto é tipo e seus derivados.

Crédito: Alexandre Martins

Muitas bananas e derivados / Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Alexandre Martins

O artesanato na cidade é caro é local. Podemos ver itens de pedras sabão de Ouro Preto e até redes de descanso feitas no Nordeste. Eles revendem ali e as mesmas peças podem ser compradas em cidades como Ouro Preto e Tiradentes, por valores bem mais acessíveis.

Crédito: Alexandre Martins

Passeio de gôndola no Rio Nhundiaquara

O Rio Nhundiaquara passa dentro da cidade e proporciona uma vista incrível do centro, principalmente nos dias de sol. O Sr. Gil Magal oferece o passeio de gôndola pelo rio pelo valor de R$10 por pessoa por 15 minutos. No barquinho cabem até 5 pessoas. O passeio só está disponível de final de semana e feriados, mas o Sr. Magal confirma que caso queira, pode marcar durante semana que ele aparece por lá para fazer.

Gil Magal e turistas / Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Alexandre Martins

O grande atrativo da Morretes é o prato Barreado

Barreado é um cozido de carne em panela de barro. Simples assim. Caso a pessoa não tem uma panela de pressão para agilizar o processo de cozimento, ele demora até 18 horas para ficar pronto.

Todos os restaurantes de Morretes tem como opção Barreado ou Rodízio de frutos do mar. Não há nada além disso, normalmente.

Os acompanhamentos originais do Barreado são simplesmente arroz, farinha de mandioca e banana. Nada além. O que difere um do outro são os temperos escolhidos pelo chef para preparar o prato.

Barreado / Crédito: Alexandre Martins

Para saber se o Barreado é bom, é preciso fazer o teste do Barreado que consiste em preparar um pirão com a carne e a farinha e fazer um teste em cima da cabeça do cliente. Você prepara e vira na cabeça da pessoa, se não cair, é por que ele está bem feito!

Quer saber aonde experimentamos o prato em Morretes? Clique aqui e conheça o restaurante Casa do Rio que contamos todos os detalhes! 😉

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!