Mercados do Caribe firmam acordos com Airbnb para colaboração e recolhimento de impostos. Saiba a situação do Brasil

Os esforços do Airbnb para cooperação e negociação fiscal estão avançados na região do Caribe. Mais de dez acordos de colaboração e recolhimento de impostos foram firmados com governos locais em destinos como Ilhas Virgens Americanas, Porto Rico e, mais recentemente, Cancún e Tulum.

A evolução desses esforços permite que um número crescente de países com economias focadas no turismo optem pela inovação como caminho para diversificar o setor. A iniciativa também contribui para dar visibilidade aos benefícios da democratização da receita de turismo na sociedade.

Nos últimos 12 meses, o ganho dos anfitriões do Airbnb superou os US$ 266 milhões no Caribe e na Península de Iucatã, mais que o dobro do período anterior. Estes destinos receberam quase 2 milhões de chegadas de hóspedes entre Agosto de 2016 e Julho de 2017, um crescimento de 170% com relação aos 12 meses anteriores.

Ao apoiar o compartilhamento de lares, e permitir que o Airbnb ajude seus usuários a cumprir suas obrigações fiscais locais, esses governos estabeleceram sólidos exemplos aos demais países latino-americanos empenhados com o desenvolvimento do turismo. Um excelente exemplo vem do Chile, o primeiro país da América do Sul a se associar ao Airbnb. A iniciativa ocorreu por meio da Comissão Nacional de Produtividade, com o intuito de auxiliar em pesquisas de tendência de viagem.

O Airbnb também sinalizou um forte compromisso com a região ao inaugurar escritórios na Cidade do México e em Buenos Aires, bem como ao dar apoio ao governo da Jamaica para sediar a reunião da Organização Mundial de Turismo (OMT) em novembro.

Dez memorandos de entendimento foram firmados pelo Airbnb em países do Caribe nos últimos nove meses, incluindo acordos com os governos de Anguilla, Antígua Barbuda, Aruba, Bahamas, Bermudas, Curaçao, Granada, Jamaica, Porto Rico e a influente Organização de Turismo do Caribe (CTO, em inglês). Essas iniciativas estabelecem uma base para a cooperação mútua com os governos, apoiando o desenvolvimento sustentável do turismo e aumentando as oportunidades econômicas para os milhares de anfitriões do Airbnb nesses países.

…e o Brasil? Como fica? 

“Queremos chegar a acordos semelhantes no Brasil, onde já estamos em diálogo com autoridades em nível federal e municipal. Acreditamos que o Airbnb pode ser um aliado na promoção turística brasileira, assim como já está acontecendo no Caribe e no México”, disse Leila Suwwan, gerente de Comunicação para a América Latina.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!