Taberna dos Inconfidentes: restaurante fofo e com ótimo custo benefício em Tiradentes (Minas Gerais)

A bucólica cidade histórica de Tiradentes é uma das mais exploradas pelo turismo no percurso da Estrada Real em Minas Gerais e tem uma vasta infraestrutura de pousadas e restaurantes nos principais pontos do centro. O atendimento não é o forte de Tiradentes, em razão de ser uma cidade pequena apesar da oferta turística.

Nos surpreendemos com o restaurante e cervejaria Taberna dos Inconfidentes que fica na rua atrás da praça principal. Um restaurante com mesas ao ar livre, uma loja de artesanato anexa e um ambiente muito agradável que se destaca para quem passa pela rua.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O atendimento do proprietário Daniel faz toda a diferença. Quando chegamos em uma noite de sábado — com a cidade lotada e tendo festa na pracinha principal — resolvemos fugir da muvuca e procurar um restaurante quentinho (por que estava frio) e com opções de petiscos e cervejas artesanais. O Taberna dos Inconfidentes estava vazio por não estar próximo a praça e resolvemos dar uma olhada no cardápio antes de entrar. O Daniel nos mostrou as opções, já disse o que não tinha no momento e nos deu dicas do que podíamos pedir.

Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Alexandre Martins

Optamos por uma mesa ao ar livre com um aquecedor bem aconchegante e tranquilo. Os preços dos petiscos e bebidas são muito acessíveis e justos. O Daniel ainda ofereceu a opção de pedirmos um Mojito que ele mesmo faria com hortelã colhida na horta do restaurante.

Optamos por pedir uma cerveja artesanal local Tianastácia – Gonden Ale e uma porção deliciosa de linguiça artesanal flambada na cachaça mineira acompanhando pães diversos. Um prato muito típico e bastante pedido em Tiradentes. Pedimos ainda uma porção de fritas com bacon e cheddar, muito bem servida.

As cachaças mineiras também são servidas por lá e experimentamos uma cachaça de Senhora dos Remédios, em Minas Gerais, uma das preferidas do restaurante. Uma oportunidade para quem quer experimentar uma cachaça mineira legítima. No final, o garçom Junior, ainda trouxe uma roleta para que brincássemos para ver quem ia beber a cachaça. Ele disse que fomos os únicos a recusar a brincadeira, mas vale a pena para quem gostar.

Crédito: Alexandre Martins

Gostamos tanto que voltamos no dia seguinte para almoçar, visto que o restaurante conta com opções de pratos executivos e bem servidos e inclusive opções vegetarianas.

Para quem almoça no local é possível visitar a loja anexa ao restaurante com diversos artesanatos. Destaque para os filtros de sonho feitos a mão, grande e um mais lindo que o outro.

Crédito: Alexandre Martins

Água com hortelã colhida da horta/ Crédito: Alexandre Martins

No almoço as opções são muitas, bife acebolado, filé de frango grelhado, linguiça suína, picanha, filé de peixe, entre outros. Todos acompanham arroz, feijão, farofa, salada e mix de legumes ou fritas. Para os vegetarianos têm 8 opções de pratos. Se quiser algo mineiro, o tutu de feijão ou feijão tropeiro são opções para pedir de extra por um pouco mais de R$2. Pedimos também a cerveja artesanal Eugênia para experimentar.

Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Alexandre Martins

O almoço são pratos executivos e individuais muito bem servidos e a um preço justo. Tudo estava muito saboroso e superou nossas expectativas.

O atendimento continua sendo ótimo, e o proprietário Daniel, está lá também dando toda a assistência necessária. Recomendamos!

Crédito: Alexandre Martins

Serviço

Taberna dos Inconfidentes

R. São Francisco de Paula, 48, Tiradentes | MG
Telefone: (32) 99919-8613

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!