Como alterar os documentos depois de casar?

Para a gente que está sempre querendo viajar e esperando a próxima oportunidade para usar o Passaporte é muito importante estar sempre com toda a documentação regularizada!

Tanto o noivo como a noiva podem assumir o sobrenome do outro. Mudar o nome depois de casar é uma burocracia chata e inevitável! Se você não tiver uma boa razão para alterar seu nome, não vale a pena passar por isso! Fique com o nome de solteira e pronto. Agora, se resolveu alterar, como eu, é preciso mudar todos os documentos.

Nome novo! / Crédito: Gabriela Fidalgo

Quais são os documentos que vamos ter que atualizar depois do casamento?

Tem que atualizar tudo! Conta em banco, cartão de crédito, CNH, passaporte…A única coisa que vai mudar é a ordem que vai atualizar cada um deles.

Vale ressaltar que no Brasil a fiscalização da documentação não é tão rigorosa, então é interessante dar prioridade para os documentos que estão vencendo primeiro. E, depois, com mais calma, optar pelos documentos que não usamos com muita frequência.

Como atualizar os documentos em São Paulo?

Atualização do RG

Basta entrar no site do Poupa Tempo e agendar o dia e horário que deseja retirar a Segunda Via do documento. Para retirar a Segunda Via com o novo nome basta levar a via antiga (caso tenha), a Certidão de Casamento e uma cópia dela e pagar a taxa do RG que é de quase 38 reais. Você pode pagar a taxa com dinheiro ou cartão de débito no próprio Poupa Tempo.

O RG fica pronto em cerca de 5 dias úteis e caso não queira retirar lá, pode pagar uma taxa de R$9 para que enviem pelo correio.

Atualização do CPF

Esse é um dos mais importantes por que pode dar problema com a Receita Federal se não tiver com os dados corretos. As opções para a atualização são: atualizar em uma agência dos Correio, ir até uma agência do Banco do Brasil ou atualizar pela internet aqui. Vale ressaltar que não existe mais aquela carteirinha azul de CPF.

Atualização da CNH

Você pode atualizar sua carteira do motorista no Poupa Tempo ou no Detran. Porém, você terá que pagar a taxa normal que é a mesma que a gente paga após o vencimento. Neste caso você deve levar ou o RG com o novo nome ou a Certidão de Casamento e uma cópia do documento. Esse é o documento que podemos optar por trocar próximo ao vencimento.

Atualização do Título de Eleitor

Para atualizar o título de eleitor ou vai no cartório eleitoral próximo da sua casa, no qual é preciso agendar ou pelo próprio Poupa Tempo sem agendamento. Basta somente um documento com foto e um comprovante de residência para pegar o novo título. Não é preciso pagar por ele. Agende aqui e aproveite para tirar a Biometria.

Atualização do Passaporte

O mais importante para nós viajantes, a atualização do Passaporte depende de outros documentos. Então, caso tenha o RG já atualizado basta agendar na Polícia Federal para obter o novo. A taxa que será paga é a mesma.

Como o Passaporte dura 10 anos e se o seu é novo e ainda tem tempo para vencer, vale a pena viajar com a Certidão de Casamento também para caso haja algum problema.

Pode ser interessante também não alterar o último nome de solteira que constará em todos os documentos independente da alteração do nome do meio.

Atualização do Visto Americano

Se o passaporte já está com o nome alterado, não é necessário alterar o visto até a renovação. É necessário ir viajar com os dois passaportes (nome antigo e novo) e a certidão de casamento para caso haja algum problema durante a viagem.

Atualização da Carteira de Trabalho

A Segunda Via da Carteira de Trabalho também pode ser feita no Poupa Tempo. Diferente do RG, a foto tem que ser providenciada por você por que eles não tiram lá dentro do Poupa Tempo. Caso a sua carteira ainda tenha bastante espaço, no Poupa Tempo a pessoa responsável pelo setor irá apenas acrescentar o novo nome na carteira que já existe e carimbar. Depois de agendar o procedimento dura no máximo 10 minutos.

Atualização do PIS

O PIS deve ser atualizado na agência da Caixa Econômica Federal e é lá que deve-se verificar quais documentos são necessários para a atualização. Eles não costumam enviar pelo Correio (apesar de falar que enviam), mas é possível pegar o número, caso necessite, pela internet.

Atualização dos Cartões de Créditos

Cartões como Nubank e Digio você poderá alterar pelo chat no aplicativo. Outros bancos, é ideal fazer a alteração diretamente com o gerente do banco. Vale ressaltar que é necessário já ter alterado o CPF e RG para fazer essas alterações.

Atualização de Contas Bancárias

Neste caso a única alternativa é ir até o banco que tem conta e solicitar a alteração com o gerente da conta.

Nosso casamento em Pyrgos, Santorini/ Crédito: Serafim Trahanins

Conclusão

A burocracia é chata, exige dias de semana e tempo. Mas, o ideal é atualizar aos poucos. Opte pelos documentos que mais usa e assim por diante… Boa sorte!

Nosso casamento em Pyrgos, Santorini/ Crédito: Serafim Trahanins

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!

43 comentários

  1. Meire Oliveira Gonçalves

    Olá boa tarde!
    Tenho uma viagem marcada para Madrid de lua de mel…
    Vamos nos casar dias antes da viagem, não pretendo alterar o sobrenome, nossos passaportes estão com nome de solteiro, podemos viajar com a certidão de casamento? Ou pode dar algum problema no aeroporto??

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Meire Oliveira Gonçalves

      Olá Meire, obrigada pela mensagem. Pode ir com o passaporte vigente. Quando for tirar um novo, coloca com os novos nomes.

  2. Alessandra

    Oi,

    O que acontece se nem eu nem meu marido mudarmos os documentos com nossos novos sobrenomes?

    Teria alguma punição que estaríamos sujeitos?

    Ex: Esse ano de 2022 teremos eleições. Se não atualizarmos os títulos, podemos votar ou seremos impedidos?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Alessandra

      Na verdade ninguém tem muito controle quanto a essa atualização da documentação. Só fica complicado quando precisa tirar passaporte pra sair do país. O restante, é tranquilo

  3. Rhaylane Batista

    Olá, tem algum prazo de validade a certidão de casamento? No caso para atualizar os documentos para quem alterou o nome após casar? Casei irá completar 4 anos. Posso atualizar os documentos agora com a certidão de casamento que tenho ou eu tenho que pedir uma nova certidão de casamento?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Rhaylane Batista

      Não existe prazo. O ideal é atualizar primeiro o CPF e depois os demais documentos. Vale ressaltar que o que mais complica na alteração é a emissão de passaporte. Caso contrário, você pode ficar anos com o nome antigo.

  4. paloma

    Boa noite
    Tudo bem??
    Eu gostaria de saber quando eu casar no civil, eu consigo tirar meu segundo nome e colocar o sobrenome da minha mãe e acrescentar o da minha noiva??

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu paloma

      Oi Paloma, se você tirar pelo menos 1 sobrenome do original, você pode acrescentar quantos quiser.

  5. Guilherme

    Ola minha noiva vai pegar meu sobrenome a passagem e passaport esta no nome de solteira vamos casar em setembro nao vou ter problemas ne? nao vou ter tempo de mudar os documentos dela

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Guilherme

      Não tem problema se o passaporte estiver válido. Ela vai conseguir viajar na lua de mel sem problemas.

  6. Susi

    Olá, bom dia! Como vai, tudo bem? Obrigado pelo post, ajudou muito.

    Eu tenho passaporte e visto americano com nome de solteira. Agora quero tirar do meu filho, porém na certidão de casamento dele, meu nome, da mãe, já está com nome de casada.

    Vou precisar alterar todos meus documentos, certo? Inclusive passaporte. O visto americano preciso renovar com nome de casada ou só andar com os dois passaportes e uma certidão de casamento com tradução juramentada?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Susi

      Olá Susi, será inevitável alterar tudo em algum momento. O que difere é a ordem de faze-lo!
      Tudo que for renovar terá que ser com o nome novo e se tiver algum documento que precise com o nome antigo, você terá que levar a certidão de casamento.

  7. Claudiana

    Boa tarde eu casei recentemente, e peguei o sobre nome do meu esposo e ele o meu ,é preciso agente mudar nossos documentos?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Claudiana

      Olá Claudiana, leia o post completo para fazer a mudança de todos os documentos. Tanto seu quanto do seu marido.

  8. Elisabete Santos de Souza

    Sou casada há 8 anos. Na época decidi acrescentar o nome do meu marido no meu, mas até hoje não alterei meus documentos. Agora ou tirar o meu passaporte para uma viagem exterior. Será necessário mudar os meus documentos para tirar o passaporte na Polícia Federal ou posso viajar com o nome de solteira e caso necessário eu apresente a certidão de casamentos.

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Elisabete Santos de Souza

      Vai ter que tirar o passaporte com o novo nome e para isso alterar RG, CPF e Título de Eleitor também.
      No post explicamos certinho como fazer as alterações.

  9. Fabiana

    Quero tirar meu passaporte mais casei e não mudei meus documentos para casado pois ja estou me divorciando nesse caso como faço??

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Fabiana

      Provavelmente vai ter que tirar o passaporte no seu estado de civil atual que é ainda casada. Depois que o divórcio sair e se alterar nome, vai ter que alterar novamente

  10. Simone Campos

    Meu marido tem que renovar o RG, e o RG original é do Rio de Janeiro,ele é casado pela segunda vez,ele tem que levar a certidão do primeiro casamento tbm?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Simone Campos

      Olá Simone, obrigada pelo comentário.
      Só é preciso a certidão atual do casamento.
      Se ele já é divorciado a primeira certidão não é mais válida.

  11. Renata Teixeira

    Tenho que mudar o CPF logo assim que casar ou não, ele ficará inválido

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Renata Teixeira

      Fiquei um ano e meio sem mudar o CPF. Só mudei por que tive que resolver um problema na Caixa Econômica Federal e resolveram.
      Dá para mudar online e de forma gratuita.

  12. Taciana

    tem certeza que parabéns viajar pra fora não precisa atualizar o passaporte e nem o visto com I onome d casada ? Meu passaporte e visto só vencem em 2026 fico preocupada se eu for impededida de viajar

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Taciana

      Se vai para um lugar que exige visto que não é o americano, sugiro atualizar tudo. Tanto o visto quanto o passaporte.
      Agora se precisar somente do passaporte, você consegue usar sem alterar.
      Vale levar a certidão de casamento junto

  13. Roseli

    Bom dia.
    Tive filhas antes de me casar então na certidão esta o meu nome dar solteira preciso alterar a documentação delas também?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Roseli

      Olá Roseli, não tem problema as filhas ficarem com o seu nome de solteira.
      Se você optou por tira-lo, você só precisa mudar porque a partir do casamento você adotará o nome novo. As filhas continuam com o nome normalmente.

      1. Roseli respondeu Ana Elisa Teixeira

        Bom dia Ana Elisa.
        As minhas filhas são filhas do.meu atual esposo resolvemos nos casar bem depois, além da burocracia da mudança dos meus documentos muda o meu nome na documentação delas já que elas que já são de maiores?

        1. Ana Elisa Teixeira respondeu Roseli

          Oi Roseli, mesmo elas sendo filhas do seu marido, não faz diferença judicialmente a alteração do nome.

          Quando você casa você só tem que alterar por que a certidão de casamento sobrepõe a de nascimento.

          No caso das filhas não faz diferença. 🙂 Espero ter ajudado.

        2. Ana Elisa Teixeira respondeu Roseli

          Oi Roseli, mesmo elas sendo filhas do seu marido, não faz diferença judicialmente a alteração do nome.

          Quando você casa você só tem que alterar por que a certidão de casamento sobrepõe a de nascimento.
          Espero ter ajudado.

  14. Cael

    otimas dicas, me ajudou muitooo rs. No meu caso eu não casei porem sou trans e fiz a alteração do nome, entao ajudou muito rs. Valeu e parabens pelo post

  15. Thaline

    Obrigada!!!!!

  16. Nathalia

    SE EU ATUALIZA MEU RG O NUMERO ALTERA TAMBEM ?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Nathalia

      Oi Nathalia,
      O número continua sendo o mesmo. Vai alterar somente o nome.

  17. Mariana Brandão Ribeiro

    Onde eu acrescento meu nome na carteira de trabalho

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Mariana Brandão Ribeiro

      Oi Mariana,
      Tudo bem? Você pode ir no Poupa Tempo e solicitar essa mudança. Essa mudança tem que ser feita lá.

  18. Olá

    Quando casei coloquei o sobre nome do meu marido, tem como eu altera e deixar como de solteira mesmo não sendo separada ?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Vanessa

      Oi Vanessa,
      Infelizmente não dá. Essa foi uma das dúvidas que tirei no cartório. Depois que muda, não dá para voltar atrás.

  19. elissandrachagas4@gmail.com

    É necessário ter que atualizar o número do PIS também quando é casada?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu elissandrachagas4@gmail.com

      Oi Elissandra, não é necessário atualizar o PIS. Somente os documentos citados no texto.

      Abraço

  20. Miguel Conceição Filho

    o homem que não alterou o nome é obrigado mudar os documentos ou é só se declarar casado ?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Miguel Conceição Filho

      Oi Miguel,
      Respondendo sua pergunta: não é preciso alterar nenhum documento e caso precise provar que é casado, basta utilizar a certidão de casamento.

  21. carolina

    Boa tarde, tudo bem? Essas alterações são obrigatórias para quem não mudou o nome de solteira? Obrigada

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu carolina

      As alterações são obrigatórias para quem alterou o nome de solteira. Isso vale para o homem também que pegou o nome da esposa.
      Atualmente o casal pode trocar de nome se preferir.