Conheça o Empório Chicano em Santa Bárbara do Pará

Na nossa passagem pelo Pará, estivemos na Colônia Chicano, uma comunidade localizada em Santa Bárbara do Pará, distante aproximadamente 50km de Belém.  Lá vivem aproximadamente 500 pessoas e é uma comunidade bastante tradicional, rica em cultura e saberes ancestrais. Todos ali se conhecem e cultuam o propósito de um ajudar o outro, para o bem comum de todos.
Vale visita ao Empório Chicano, que tem por finalidade resgatar, promover e preservar a identidade deste povo, vendendo produtos e serviços. Neste empório a proposta é fazer uso da floresta de forma responsável, solidária e economicamente justa. No empreendimento não há hierarquia, nem horários, todos trabalham pelo prazer de proporcionar uma experiência agradável para os clientes, atraindo assim um maior número de turistas para a região. Cada um de seus colaboradores dá o seu melhor em prol do desenvolvimento do projeto.

Empório Chicano / Crédito: Alexandre Martins

No Empório Chicano é possível fazer trilhas ecológicas, deixar as crianças em uma pequena biblioteca que é voltada para educação infantil e se deliciar com uma bela refeição, elaborada quase que integralmente com alimentos nativos da Amazônia Paraense.
Como é uma região que tem muitos tipos de mandioca, a grande maioria das receitas leva o alimento. O almoço no local foi composto por uma entrada de bolinhos de mandioca, maniçoba verticalizada, pizza feita com a biomassa da mandioca e banana, recheada com linguiça de porco, pequenas tapiocas com bacon e um peixe empanado com a biomassa. Tudo acompanhado de sucos de manga e mucuri e com muita farinha, como manda a cultura paraense. De sobremesa, banana com calda de goiaba.

Bolinhos de mandioca / Crédito: Alexandre Martins

Pequenas tapiocas com bacon / Crédito: Alexandre Martins

Maniçoba / Crédito: Alexandre Martins

Pizza de biomassa / Crédito: Alexandre Martins

Quando for visitar o Empório Chicano, logo verá que ali não existe cardápio. Tudo é preparado conforme o que a natureza proporciona, seguindo a sazonalidade da colheita, proveniente de agricultura familiar.

Sobremesa / Crédito: Alexandre Martins

No local, além do almoço é possível conhecer a fábrica De Mendes, que produz chocolates de origem amazônica, em versões com 47%, 63%, 65% e 72% de cacau. Compramos o que possui a maior concentração de cacau e, para quem gosta da acidez do fruto, é uma excelente escolha, pois trata-se de um chocolate que suaviza a adstringência e acidez do cacau, com nota de madeira, intenso, saboroso e agradável ao paladar.

Chocolate da Fábrica de Mendes / Crédito: Alexandre Martins

Chocolate da Fábrica de Mendes / Crédito: Alexandre Martins

Chicano / Crédito: Alexandre Martins

Serviço
Rua Luciano Mescouto, CEP 2372-2780
Santa Bárbara do Pará | Pará
Para reservar uma visita basta ligar com antecedência de, no mínimo, 24 horas para (91) 98829-2244.

Veja também

Belém do Pará e a gastronomia de encher os olhos (e a barriga)
Ilha do Mosqueiro: praias próximas à Belém do Pará
Ilha do Combu: um passeio incrível próximo à Belém (Pará)

A revista digital Viagens e Rotas viajou para Belém para vivenciar a experiência do Círio de Nazaré a convite da Secretaria de Turismo do Governo do Pará.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!