Quarto com vista: Inteligência Artificial vai definir as fotos de hotéis certas para os viajantes

Você sabia que as fotos dos hotéis influenciam muito na hora de definir a reserva? A empresa de viagens Expedia está usando a AI (inteligência artificial) para ajudar os hotéis a mostrar as melhores fotos de acordo com a pessoa que está olhando.

De acordo com a Expedia, os viajantes levam menos de um segundo para decidir o que pensam sobre um lugar. Por isso, é importante que as fotos sejam dignas de serem publicadas no Instagram. “O cérebro é programado para processar imagens primeiro”, afirma Nuno Castro, diretor de ciência de dados na Expedia. “O cliente sabe imediatamente se gosta de uma imagem ou não”, explica.

Crédito: Expedia

A empresa está usando deep learning e reconhecimento de imagens por placas de vídeo da NVIDIA para desenvolver um sistema que escolhe automaticamente as fotos de hotéis mais atraentes e decide o que o cliente verá e quando verá.  “A ordem das imagens é importante, especialmente se você estiver acessando a partir de um dispositivo móvel e tiver somente alguns minutos”, afirma. “Se todas as fotos forem da recepção, você pode acabar reservando outro hotel”, destaca Castro.

Primeiro a academia, depois a piscina

A Expedia tem 10 milhões de fotos dos 300 mil hotéis em sua rede de associados. A empresa seleciona manualmente a primeira foto de cada hotel, mas não é prático fazer isso para todas as imagens de todos os hotéis. Segundo Castro, as outras fotos são ordenadas aleatoriamente ou agrupadas de acordo com o que mostram, o que pode gerar resultados longe do ideal.  “Algumas pessoas querem ver o banheiro para ter certeza de que o quarto é limpo, mas talvez essa não seja a melhor imagem para ser exibida no topo”, aponta.

Com a Inteligência artificial, há mais chance de mostrar aos clientes imagens mais atraentes, como um quarto de hotel com uma vista bonita da janela. Os viajantes preferem hotéis que têm uma janela com vista, de acordo com um estudo de 2014 conduzido para a Expedia.

Castro espera que a AI mostre mais do que imagens de vistas para a praia antes de banheiros. Ele está desenvolvendo modelos de deep learning que adaptarão as imagens conforme os tipos de clientes. Viajantes de negócios podem preferir fotos da academia em vez de fotos da piscina, e o oposto vale para famílias de férias.

Classificação das melhores fotos

A Expedia treina e desenvolve sua rede neural usando placas de vídeo GeForce GTX da NVIDIA localmente e os aceleradores de placa de vídeo NVIDIA Tesla na nuvem da Amazon. Segundo Castro, sua equipe primeiro construiu um conjunto de dados para 100 mil imagens de hotéis da Expedia. Os participantes do teste classificaram cada imagem seis vezes para produzir meio milhão de classificações de imagens.

Os pesquisadores, então, ensinaram uma rede neural chamada VGG16
para classificar cada imagem em uma das mil categorias de imagem. A rede também prevê quais objetos têm mais probabilidade de aparecerem juntos — uma bebida, uma mesa e um restaurante, por exemplo.

Uma facilidade que vai ajudar o viajante a encontrar o hotel ideal com muito mais certeza e rapidez. Afinal, as fotos deixarão a primeira impressão dos empreendimentos.

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