Grécia: 14 coisas para fazer em Santorini

Existem diversos motivos para termos escolhido casar em Santorini, essa ilha vulcânica que faz parte das ilhas gregas Cíclades, repleta de belezas diversas que tem tantas atrações imperdíveis. É muito difícil enumerar as mais interessantes…

A geografia é muito interessante com pouca vegetação, solo arenoso e vulcânico e a beleza do mar Egeu escuro de todos os lados do formato em “C invertido”.  A população santorinhós vive a vida de forma peculiar aproveitando e respeitando cada momento que a ilha passa seja na bonança ou na escassez. Os nativos são bairristas e tem um amor sem igual por Santorini. Afinal, é uma ilha propensa a terremotos e a erupção do vulcão, então tudo é aproveitado até o último segundo. Não deve ser fácil trabalhar de junho a outubro para viver o resto do ano.

Hoje a ilha é dedicada aos casais apaixonados e àqueles que querem viver e explorar as paisagens gregas mais sublimes.

Separamos alguns passeios e coisas que você não deve deixar de fazer na ilha:

Alugue um carro para explorar a ilha de Norte a Sul

Crédito: Alexandre Martins

Não importa o local que escolher para ficar hospedado na ilha seja: Thira (Fira), Óia (Ía), Pyrgos ou outra vila de Santorini, o aluguel de carro é essencial se quiser conhecer a ilha a fundo e ir além dos locais turísticos. As vilas e as praias são afastadas entre si.

Aconselhamos alugar um carro que costuma variar entre 25 euros e 60 euros a diária dependendo da época do ano que você visita a ilha. Não aconselhamos alugar os quadriciclos por que eles têm um grande número de acidentes por conta da manutenção e vale ressaltar que, pelo fato das ruas de Santorini serem estreitas, as pessoas não respeitam o tráfego. Sejam as vias que são alteradas o sentido diversas vezes na semana, burrinhos no meio da rua, pedestres locais perdidos e etc. Vale ressaltar que praticamente todos os estacionamentos são gratuitos e fáceis de encontrar em todas as vilas da cidade.

Conheça e caminhe pela capital Thira (Fira)

Thira (Fira) / Crédito: Alexandre Martins

A capital de Santori fica bem no meio da ilha e com uma vista privilegiada da Caldeira. Por lá é possível se perder nas ruazinhas, explorar cada cantinho das igrejinhas azuis e aproveitar para fazer compras no comércio local. Aproveite para apreciar bons restaurantes com vista e curtir o pôr do sol em algum café. Uma dica é pegar uma mesa no Franco’s Bar com vista direta para a Caldeira na hora do pôr do sol.

Se perca no belo vilarejo de Óia (Ía)

Óia / Crédito: Alexandre Martins

A maioria dos cartões postais de Santorini se encontram em Óia, então vale reservar uma boa parte do dia para explorar cada cantinho do vilarejo. São restaurantes, bares, lojas de souvenirs diversas e é lá que tem o local de pôr do sol mais cobiçado da ilha que aliás, fica lotado de asiáticos procurando uma brecha no pier para assistir ao pôr do sol.

Passe momentos explorando cada beco de Óia e procurando aquelas imagens clássicas que vemos de Santorini em postais e quadros. É lá que você encontra os locais mais cobiçados da ilha.

Almoce apreciando a vista do mar Egeu

Tem todos os tipos de pratos e nós optamos por pizza / Crédito: Alexandre Martins

Não importa se em Óia ou Thira, fazer uma refeição com vista é primordial quando estiver na ilha. Tem opções para todos os bolsos e gostos espalhados pelos vilarejos.

Faça uma refeição em uma Taverna

Crédito: Alexandre Martins

As Tavernas Gregas são os locais aonde os gregos comem e é possível experimentar todos os pratos típicos da Grécia e da ilha. No fim, você sempre ganha uma sobremesa de cortesia e, estando em Santorini, vale pedir um Vinsanto — vinho da ilha especial para acompanhar doces. É um dos melhores locais para se comer bem na ilha. Aqui contamos o que você deve pedir na Taverna.

Explore Amoudi Bay…e, se possível, assista o pôr do sol lá

Crédito: Alexandre Martins

A baía de Amoudi, um pequeno porto à beira mar é o local dos pescadores locais da ilha. Ali você vê polvos secando ao sol e pode almoçar em Tavernas que servem frutos do mar e peixes realmente frescos.

Do centro de Óia até Amoudi Bay é preciso descer a escadaria com 250 degraus. Dá para ir de carro também cortando por trás e é muito fácil estacionar. Vale a pena ver o pôr do sol de lá e apreciar a bela vista de Óia, vista de cima.

Assista o pôr do sol

Crédito: Alexandre Martins

O pôr do sol é um dos momentos mais marcantes para quem visita Santorini. Então, vale a pena escolher um local estratégico para assisti-lo. Se tiver em Fira, o opção pode ser o Franco’s Bar ou algum local perto dele. Em Amoudi Bay, indo acima das tavernas, dá para assistir o sol se pondo diretamente no mar Egeu e com poucas pessoas assistindo.

Caso queria a muvuca clássica, o local escolhido será no pier de Óia junto com os asiáticos.

Uma opção que amamos foi assistir na vinícola Venetsanos em Pyrgos no qual é possível também fazer degustação de vinhos locais. O pôr do sol na vinícola é tranquilo, não tem muita gente e caso não goste de vinhos, eles também tem opções de cafés como o famoso Frappe.

Faça o passeio de Hot Springs e conheça o vulcão ativo da ilha

Crédito: Alexandre Martins

Em Fira e Óia há diversas agências que fecham alguns passeios e, o passeio no vulcão da ilha é um dos mais interessantes oferecidos. Custa 20 euros por pessoa.

O passeio sai de manhã e a tarde no porto velho de Santorini no qual é possível chegar a pé (depois de uma boa descida), no burrinho ou de Cable Car pro 6 euros por pessoa só a ida.

O passeio tem uma duração de 4 horas e nele é possível tomar banho no Hot Springs, uma área do mar que a água fica com 30º e parece uma piscina que altera entre o quente e o frio.

Depois a parada é no vulcão chamado Parque Nacional Néa Kaménia aonde é possível andar em cima dele e ir até o local que erupção que está ativo e dá para ver a fumaça.  Além disso, lá de cima tem uma vista privilegiada de toda Santorini. Dá para ver Thira (Fira) e Óia (Ía) completas perfeitamente.

Se encante com o vilarejo de Pyrgos

Crédito: Alexandre Martins

Nós casamos em Pyrgos, então não tem como a gente não indicar um tour por lá. O vilarejo não é muito turístico e é uma ótima oportunidade para sentir Santorini e observar o santorinhó local. Como na foto, um senhor, morado de Pyrgos.

Assim como os outros vilarejos há casinhas brancas, igrejas com cúpulas azuis e uma mistura de cores como rosa, verde, marrom e flores pelo caminho. Vale a pena dar uma volta por Pyrgos, almoçar ou tomar um café por lá.

Conheça as praias com “areia vulcânica”

Red Beach / Crédito: Alexandre Martins

As praias de Santorini são bem peculiares por se tratar de uma ilha vulcânica. Tem praia tanto como um piscinão natural como uma com ondas.

As principais praias ficam no Sul da ilha e é necessário estar de carro para ter acesso. Conhecemos a Red Beach e a Vlichada Beach e são excelentes para banho. A Red Beach é a mais famosa por conta da “areia vulcânica”.

Faça um wine tasting

Crédito: Alexandre Martins

Em Santorini só se planta batata, tomate e uva para vinho, em razão da falta de água potável e da terra vulcânica. Ir a Santorini e não fazer um wine tasting não é legal. 🙂 Ainda mais se formos levar em conta que não há exportação dos vinhos deles para fora da Grécia.

Os vinhos são ótimos e as vinícolas ficam concentradas em Pyrgos. Fizemos a degustação na Vinícola  Venetsanos por o valor de 10 euros por pessoa para degustar 5 vinhos. A sommelier vem até a mesa e explica cada vinho e com o que ele pode ser harmonizado. Vale a pena pedir uma porção de pães, queijos e das maravilhosas azeitonas gregas para acompanhar. Depois ainda tem a loja aonde é possível comprar os vinhos da vinícola por a partir de 30 euros.

Compre uma sandália grega feita a mão e outros itens de souverniers tipicamente gregos

Crédito: Alexandre Martins

Fazer compras em Santorini é uma delícia, ainda mais andando entre as ruelas branquinhas e estreitas. Vale levar diversos souverniers. Os preços são melhores em Thira (Fira) e Pyrgos. Em Óia (Ía), os mesmos itens você encontra por preços maiores. São burrinhos de pelúcia, porcelanas gregas, olhos gregos, cerâmicas, roupas de seda…

Em várias lojas é possível comprar as sandálias legítimas e no estilo grego, mas nos encantamos com uma loja próxima a Cable Car em Thira (Fira) que todas as sandálias de couro são feitas a mão por um senhor muito simpático. Se quiser levar algo único e artesanal, a sandália é uma boa pedida de presente.

Tome um legítimo iogurte grego enquanto passeia pela cidade

Crédito: Alexandre Martins

O iogurte grego tem em todos os vilarejos e em todos os hotéis tem como opção no café da manhã. Vale experimentar um iogurte grego frozen em diversas lojinhas pela cidade. Com o calor que costuma fazer entre junho e outubro, vale a pena!

Desça no porto velho de Cable Car e passe pela escadaria aonde ficam os burrinhos

Crédito: Alexandre Martins

Santorini tem muitas pirambeiras e montes de mais de 300 metros de altura, então, descer ao porto velho não é tão simples a pé. A escadaria é extensa e no sol escaldante você pensa duas vezes antes de se aventurar por esse caminho.

Aí fica a opção de descer e subir ao porto em Thira (Fira) de Cable Car — o bom e velho bondinho ou teleférico como preferir chamar — custa 6 euros por pessoa; ida e volta 12 euros e poupa tempo e cansaço físico. Lá embaixo no porto vale almoçar ou tomar um café nas Tavernas Gregas e passar pela escadaria aonde ficam os burrinhos clássicos da ilha. Caso queria optar por descer ou subir de burro, o valor também é de 6 euros por pessoa.

A revista digital Viagens e Rotas viajou para o casamento e lua de mel na Grécia com apoio da Travel Mobile, que nos cedeu os chips para acesso a internet durante a viagem, Multi Seguro Viagem, que nos assegurou durante a viagem, e em parceria com a assessoria Casamento em Santorini. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!