Grécia: 10 coisas para fazer em Mykonos

Mykonos é a ilha mais badalada das Cíclades que se destaca pelas praias lindíssimas e um estilo grego muito clássico e chique.

As casinhas da ilha são predominantemente brancas e as ruelas da cidade também com muitas igrejas gregas ortodoxas azuis fazem da ilha um cenário perfeito.  Hoje a ilha é dedicada àqueles que querem glamour, badalação e momentos intensos. Não importa público: se solteiros, casais, idosos, LGBT, todos tem um motivo para não deixar Mykonos de fora na hora que for visitar a Grécia.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Diferente de Santorini, só aconselhamos alugar carro em Mykonos se sua viagem for para ficar mais tempo nas praias e curtir as baladas a noite. Caso fique hospedado próximo a Chora tudo pode ser feito a pé e de manhã é muito fácil pegar ônibus para as praia Paradise Beach e Super Paradise. Vale a pena alugar carro somente em alguns dias da viagem. Assim como Santorini, não indicamos alugar quadriciclos por conta da segurança. Em Mykonos o motorista é pior que em Santorini e o número de acidentes envolvendo quadriciclos costumam ser altos.

Separamos itens que você não pode deixar de fazer ao passar pela ilha:

Passeie por Chora e se perca nas ruelas

Crédito: Alexandre Martins

Chora é o centro de Mykonos e aonde se concentram a maior parte do agito e tem a predominância de ruelas brancas com pequenos detalhes azuis. Se perca por lá que vale a pena.

Tudo é muito parecido e, algumas vezes, pode parecer um labirinto. O centinho é uma ótima oportunidade para conhecer tudo a fundo. Lojinhas, cafés, sorveterias e restaurantes ficam por lá.

Visite os moinhos em Little Venice e caminhe por lá

Crédito: Alexandre Martins

O cartão postal de Mykonos é o espaço aonde ficam os antigos moinhos em Little Venice construídos no século 16 por venezianos para moagem do trigo. O local vale parada para observar uma vista diferente de Little Venice em Chora. Assistir o pôr do sol lá também é uma boa pedida.

Com restaurantes e bares à beira mar, Little Venice é um dos locais mais apreciados em Mykonos e vale um passeio por lá tanto de dia como de noite. Explore cada cantinho.

Faça compras

Crédito: Alexandre Martins

Mykonos é a ilha das lojas de grifes, joias e dos produtos exclusivos. Vale a pena explorar as lojas de Chora e levar o que for de seu interesse. Com relação aos souverniers clássicos das ilhas, eles são parecidos em todas e, em Mykonos, são bem mais caros. Se for em outra ilha, vale a pena deixar para comprar fora de Mykonos.

Experimente o Gyros nos restaurantes típicos gregos

Crédito: Alexandre Martins

O Gyros é o prato mais barato e delicioso grego para se comer em Mykonos. Ele pode ser de porco ou frango e é servido como um enrolado no pão pita com molho de iogurte, salada (tomate, alface e cebola roxa) e batata frita. O porco fica girando na vertical e daí vem o nome Gyros. Pode ser encontrado por a partir de 3 euros.

Caso prefira comer o Gyros no prato – com os mesmos ingredientes – o valor sobe para um pouco mais de 10 euros. Praticamente todos os restaurantes de Chora servem Gyros e tem algumas casas que ele é o “prato chefe”.

Jante em uma Taverna ouvindo música grega

Crédito: Alexandre Martins

A Taverna é aonde o grego come, ou seja, você terá oportunidade de provar o melhor da gastronomia local com um preço super justo. Normalmente tem música local e se tiver sorte pode ver até uma quebra de pratos. Aqui indicamos os pratos que você não deve deixar de provar

Explore as praias mais lindas

Crédito: Alexandre Martins

As praias de Mykonos são belíssimas e valem ser exploradas e por serem afastadas de Chora, aonde fica a maior parte dos hotéis! Vale ir de ônibus (1,80 euros) ou alugar um carro. Panormos, Agia Anna, Paradise, Super Paradise, Ftélia, são algumas das lindas praias da ilha. Elas têm serviço de praia por a partir de 20 euros e tem muitas festas legais principalmente no pôr do sol.

Assista o pôr do sol

Crédito: Alexandre Martins

Assistir o pôr do sol nas ilhas Cíclades é clássico e em Mykonos não é diferente. Dá para escolher vários locais esplendidos em Little Venice, Chora e a maior parte das praias. Se optar por um hotel com jacuzzi também será belíssimo.

Tente achar o famoso pelicano de Mykonos: Petros

Em busca do Petros / Crédito: Alexandre Martins

Uma das principais atrações turísticas da cidade, nem sempre é possível ver o Petros, o pelicano que vive nas ruas de Mykonos há vários anos. Na ocasião que fomos falaram que ele não apareceu neste ano.

Os boatos dizem que o primeiro Petros foi encontrado ferido e recebeu cuidados de alguns pescadores da ilha e acabou virando mascote da cidade.  Fica aquele misticismo que não se sabe ao certo a idade do pelicano que não é comum na ilha. Como o pelicano não é um pássaro comum na ilha, quando o Petros falece procuram outro pelicano com o mesmo nome e assim vai continuando a tradição da ilha.

Nunca se sabe aonde ele fica e é pura sorte encontrá-lo em Chora!

Entre em uma das igrejas de cúpula azul que estão sempre abertas

Crédito: Ana Elisa Teixeira

São tantas igrejas lindas com cúpula azul por toda Chora que é impossível não se encantar. Elas estão sempre abertas e é possível entrar para conhecer.

Visite a Ilha de Delos

Crédito: Alexandre Martins

Conhecer Delos é um dos passeios mais incríveis para se fazer partindo de Mykonos, afinal a Ilha de Delos foi antes de Cristo a mais importante ilha na região das Cíclades por ser rota do comércio na região. É um privilégio ver com os próprios olhos as ruínas que fizeram parte da civilização e da história. São apenas 20 minutos partindo do Porto Velho de Mykonos e o ingresso custa 30 euros por pessoa saindo às 9h, 10h ou 11h da manhã.

A revista digital Viagens e Rotas viajou para o casamento e lua de mel na Grécia com apoio da Travel Mobile, que nos cedeu os chips para acesso a internet durante a viagem, Multi Seguro Viagem, que nos assegurou durante a viagem, e em parceria com a assessoria Casamento em Santorini. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Selma Maggioli Gurgel Alencar

    Cjeguei da Grécia recentemente 30/5/22
    Queria terlido antes todo esse blog
    Incrível!

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Selma Maggioli Gurgel Alencar

      Poxa que pena que não aproveitou as dicas antes. Obrigada pelo comentário 🙂