Grécia: escolher viajar para Mykonos ou Santorini?

Visitar a Grécia foi sempre um sonho para mim e as Ilhas Cíclares gregas estavam na lista. São elas: Mykonos, Delos, Naxos, Iráklia, Amorgós, Santorini (Thíra) e Anáfi. As mais famosas e mais visitadas são Mykonos e Santorini, e Delos, a gente ganha como brinde quando visitamos Mykonos.
Muitas pessoas têm dúvidas de quais visitar se não tiver muitos dias para estar nas ilhas. Então, qual vale mais a pena caso tenha poucos diasc de viagem: Mykonos ou Santorini?
A verdade é que as ilhas são totalmente diferentes em todos os aspectos e só vivendo as duas para observar isso! O perfil de cada uma também são distintos. Então, separamos alguns itens que podem te ajudar a decidir por qual optar caso só tenha uma oportunidade.

Mykonos

Crédito: Alexandre Martins

É a mais cara e famosa das Cíclades e também a mais apreciada pelo Grego que visita às ilhas. Lá as praias, glamour e a vida noturna são as atrações mais procuradas.

Santorini

Crédito: Alexandre Martins

Santorini é uma ilha que sobrou da explosão de um vulcão em 1550 a.C e é no centro Thira (Fira) e no vilarejo de Óia (Ía) que tudo é mais mágico por lá. Lá é ideal para casais apaixonados, amantes de vinhos, arquitetura e história sublimes. 

…mas e aí, o que me fará decidir por uma delas?

Amo ficar o dia inteiro na praia

Escolha: Mykonos

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Apesar de Santorini também ter praias belíssimas, é em Mykonos que estão as melhores praias e mais badaladas do verão europeu na Grécia.  São mais de 10 praias para explorar na ilha como Agia Anna, Panormos Beach, Ftelia Beach Aghios Sostis, Agios Stefanos, Petinos Beach, Platis Gialos Beach e Paradise Beach.
Cada uma com uma característica peculiar, mas todas com o azul maravilhoso do mar Egeu. Em algumas é possível fazer refeições por lá mesmo e curtir festas ao pôr do sol que é pura badalação. Há muitas praias naturalistas também, o que mostra porque a ilha é tão liberal e cosmopolita
 

Estou a procura de vida noturna agitada e bares badalados

Escolha: Mykonos

Crédito: Fernanda Benedetti – Blog2check (foto cedida)

É em Mykonos que estão as festas mais badaladas da Grécia, principalmente em alta temporada. A mais famosa é a Cavo Paradiso, mas tem outras festas e bares disponíveis todas as noites.
É tão interessante isso na ilha, que as ruas de Chora só costumam ter mais pessoas a partir das 11 da manhã. O dia não começa tão cedo em Mykonos. É possível assistir o pôr do sol durante as festas também.

Amo arquitetura e história e quero explorá-las na ilha

Escolha: Mykonos e Santorini

Ilha de Delos / Crédito: Ana Elisa Teixeira

As duas ilhas têm arquiteturas e histórias fascinantes. Mykonos se destaca pela predominância de casinhas brancas, igrejas de cúpulas azuis, moinho como cartão postal e a little venice. Puro charme!
Enquanto, Santorini encanta pelas ruelas e escadarias de Fira e Óia também com igrejas de cúpulas azuis, casas brancas e portinhas coloridas entre as ruas. Em Santorini temos as presenças dos burrinhos também usados como transporte e uma visão privilegiada em 360º do Mar Egeu.
O contraste entre arquitetura e mar são constantes. Enquanto em Mykonos, o desafio é encontrar o pelicano Petros. Cada ilha tem uma particularidade!
Estando em Mykonos é possível fazer o passeio até a Ilha de Delos que fica a 20 minutos do porto velho de Chora. O passeio dura em média 3 horas e custa 30 euros por pessoa. Lá as ruínas são incríveis e você se sente dentro da história da civilização grega e mitologia.  

Quero visitar locais para ver as imagens que já vi em livros, quadros e outros

Escolha: Santorini

Crédito: Viagens e Rotas

Esses cenários ficam em Óia, o vilarejo mais visitado e amado de Santorini. É passeando por Óia que você vai ter certeza de já ter visto aquele cenário em algum sonho, quadro ou programa de TV. É viver para ver! 🙂

Quero casar em uma ilha grega

Escolha: Santorini

Crédito: Serafim Trahanins

Para o mundo inteiro Santorini é considerada a ilha do amor e das pessoas apaixonadas. Descobrimos lá, que o grego já pensa ao contrário que casando na ilha você não terá tanta sorte assim. Superstições a parte, considerei casar em Santorini por tudo que a ilha representava desde história, locais sublimes e o fato de estar perto de um fio de explodir e tudo se acabar.
Parece trágico, mas são nesses momentos que valorizamos tudo, não é mesmo? A vida, as pessoas que amamos, os momentos especiais. E foi em Santorini que pude viver esse momento especial de forma intensa… 
Claro, que a infraestrutura para casar na ilha é incrível e contamos com a assessoria da Casamento em Santorini como pudemos relatar aqui.

Quero experimentar o melhor da gastronomia grega

Escolha: Mykonos e Santorini

Crédito: Alexandre Martins

As duas ilhas têm Tavernas Gregas maravilhosas com todas as opções de gastronomia grega. Em Santorini damos destaque para as refeiçoes com vista para o Mar Egeu e, em Mykonos, em restaurantes mais locais e badalados.

Amo vinhos e adoro fazer enoturismo

Escolha: Santorini

Venetsanos Winey / Crédito: Alexandre Martins

A maior parte das vinícolas fica em Pyrgos, um charmoso bairro da ilha e, por todo lugar que passamos de carro em Santorini, podemos observar as plantações de uvas para produção de vinho. Elas estão por toda parte!
Praticamente em todas as vinícolas é possível fazer wine tasting e conhecer um pouco da história de vinhos produzidos ali. Vinhos esses que não são exportados para o Brasil e tem uma qualidade interessante.  Além das vinícolas, podemos observar os vinhedos de produção familiar por toda a ilha. 

Não estou podendo gastar muito

Escolha: Santorini

Crédito: Alexandre Martins

Mykonos é sem dúvida a ilha mais cara e isso fica evidente ao comparar preços em restaurantes, lojas comuns e lojas de souvenirs. Então, se quiser gastar menos, Santorini é a escolha ideal. Claro que optar pelos meses mais baratos é uma opção. São eles: Junho e Setembro.

O blog Viagens e Rotas viajou para o casamento e lua de mel na Grécia com apoio da Travel Mobile, que nos cedeu os chips para acesso a internet durante a viagem, Multi Seguro Viagem, que nos assegurou durante a viagem, e em parceria com a assessoria Casamento em Santorini. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Gezely nogueita

    Gente, por acaso entrei aqui e vcs me fizeram sonhar mais uma vez… Casar de novo sempre foi minha vontade porque é um momento mágico mais em santorine eu nunca pensei nisso agora estou sonhando, dependo das possibilidades quero mto saber os detalhes dos preços, para setembro creio que estarei em santorine do dia 20 até o dia 27

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Gezely nogueita

      Oi Gelezu,
      Tudo bem? Vamos entrar em contato por e-mail para te passar os detalhes da assessoria: Casamento em Santorini com a Luana