BlaBlaCar anuncia nova ferramenta de busca, logotipo e identidade visual

A BlaBlaCar, maior comunidade de caronas de longa distância do mundo, fundada em Paris em 2006 e usada por mais de 60 milhões de pessoas – 1,6 milhões no Brasil – apresenta novos logotipo, identidade visual e uma ferramenta de busca otimizada para encontrar caronas mais localizadas. Essas mudanças refletem uma nova ambição: utilizar a escala das conexões entre pessoas criadas pela comunidade BlaBlaCar para que toda cidade e bairro tenham a mesma facilidade de deslocamento que hoje em dia só se encontra nos grandes centros urbanos.

Conectando a rede de mobilidade à porta da sua casa

Com muitas pessoas utilizando o serviço, a BlaBlaCar é capaz de oferecer mais escolha e conveniência aos viajantes. Hoje, a empresa revela uma visão de produto que utiliza a escala da sua comunidade para tornar o serviço e a tecnologia empregada nele mais inteligentes, levando opções de transporte para perto dos passageiros. Essa visão será implementada através de novas funcionalidades no aplicativo ao longo dos próximos 18 meses.

No início, as caronas da BlaBlaCar conectavam apenas grandes cidades. Conforme a comunidade cresceu, a granularidade das caronas aumentou: hoje, dos quase 40 mil pares de cidades brasileiras entre as quais já foram oferecidas caronas, 20 mil não são conectadas diretamente por transporte público e dependem inteiramente do carro. Agora, a BlaBlaCar dará um grande passo, otimizando seu serviço para os 65% da população brasileira que não vivem em grandes centros de transporte intermunicipal[1]

Um novo algoritmo de busca, em testes no Brasil desde o fim de 2017, retorna resultados mais localizados, ao combinar a demanda dos passageiros com segmentos dos itinerários dos condutores de maneira automática. Isso revela dinamicamente milhares de possíveis locais de encontro e transforma todas as estradas em grandes eixos de transporte, com conexões em qualquer ponto. Por exemplo: uma carona entre São Paulo e Rio de Janeiro torna-se visível a passageiros saindo de São José dos Campos (no caminho entre SP e RJ).

No Brasil, caronas viabilizadas pelo novo algoritmo já correspondem a 10% do total. Uma nova tela de busca, a ser lançada em meados de 2018, vai pedir que os passageiros insiram endereços de partida e chegada específicos, o que permitirá resultados ainda mais localizados.

Revelando resultados mais localizados: um estudo de caso

A cidade de São Carlos/SP (populacão 250 mil), apesar de ser um importante centro industrial e universitário, tem limitações na sua rede intermunicipal de transportes: poucas opções de dia/horário para cidades-pólo como Bauru e São José dos Campos, e nenhum transporte direto para grandes cidades de SP como Sorocaba, Indaiatuba e Franca ou capitais como Curitiba e Florianópolis.

Atualmente, a BlaBlaCar já aumenta o número de conexões intermunicipais para os São-Carlenses, incluindo todos os exemplos acima. Agora, a nova funcionalidade de busca permitirá, por exemplo, que um condutor oferecendo carona de São Carlos para São Paulo possa ajudar um passageiro em Cordeirópolis/SP (no caminho até São Paulo), que dependendo do horário pode ter de esperar até oito horas pelo próximo ônibus para a capital.

Este mapa mostra o número de destinos saindo de cada cidade viabilizados pelo novo algoritmo de busca.

[1] 65% da população do Brasil não moram em metrópoles ou capitais regionais, de acordo com a estimativa populacional 2017 e a classificação do REGIC 2007 (ambos do IBGE)

O CEO da BlaBlaCar, Nicolas Brusson, afirma: “Para as milhões de pessoas que vivem fora dos grandes centros urbanos, em bairros ou cidades pequenas, viagens de longa distância são normalmente inconvenientes. Enquanto isso, carros com lugares vazios que estão passando por perto poderiam oferecê-las uma experiência quase que porta-a-porta. Graças ao nosso novo algoritmo de busca, podemos criar conexões de transporte significativamente mais localizadas e proporcionar às pessoas muito mais liberdade e independência. Nossa visão é simples: a BlaBlaCar estará onde existir uma estrada”.

Os novos logotipo e identidade visual da BlaBlaCar

Os novos logotipo e identidade visual foram projetados para capturar as conexões que as caronas tornam possíveis, quer seja para facilitar o acesso a lugares distantes ou a pessoas amadas, valorizando as interações sociais proporcionadas durante e após as viagens.

As cores primárias do logo foram trocadas por um visual mais maduro. As duas letras “B”, de BlaBlaCar, juntam-se como duas pessoas em um carro, um ponto de partida e um de chegada, e as aspas representando uma conversa, seja no carro ou com amigos e familiares no destino final

O fundador da BlaBlaCar, Frédéric Mazzella, explica: “nossa identidade anterior era funcional, projetada para explicar o que são as caronas. Nossas cores divertidas refletiam a diversidade da nossa comunidade, e nossas mensagens foram escolhidas para encorajar a adoção de um novo modelo de transporte. Mas evoluímos muito em dez anos. Atualmente, com uma comunidade de mais de 60 milhões de membros, atualizamos completamente nossa identidade para que reflita o grande objetivo da BlaBlaCar: aproximar as pessoas umas das outras, e dos lugares que elas amam”.

A opção em ressaltar a experiência humana das caronas no novo logotipo e identidade visual reflete os resultados de pesquisa com os usuários sobre as conexões possibilitadas pelas caronas. Essa pesquisa está sendo publicada hoje num relatório chamado Bringing People Closer (Aproximando as pessoas).

No Brasil, a pesquisa envolveu 650 usuários e foi realizada em dezembro de 2017. Segundo Ricardo Leite, diretor da BlaBlaCar Brasil, 56% dos pesquisados dizem visitar amigos e familiares que moram em outra cidade com mais frequência graças à BlaBlaCar. Entre os outros resultados, vários reforçam a conexão entre pessoas gerada pelas caronas: 87% reportaram ter tido conversas engrandecedoras durante as viagens e 42% foram expostas a oportunidades profissionais (novo emprego ou projeto). Diversidade também foi tema da pesquisa: 87% declararam que a diversidade dos usuários da BlaBlaCar é algo positivo e 67% se sentem mais abertos a diferenças culturais e de opinião por causa das caronas.

Aqui você confere o vídeo da BlaBlaCar sobre o novo visual da marca: aqui

Nós utilizamos o BlaBla Car com muita frequência e contamos como compartilhar sua carona aqui.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!