Gyros grego: onde comer na Grécia?

A gastronomia grega nos encantou, ainda mais que antes de viajar pesquisamos pela web e em outro blogs e não tinham muitos detalhes que nos deixasse com vontade de comer qualquer tipo de prato grego. Foi só estando lá para saber que cada prato grego é realmente imperdível!
O mais interessante é que em todos os restaurantes, o grego literalmente vende sua gastronomia!
As vezes estávamos tentados a comer outra coisa e eles sempre nos convenciam que, ou pelo tipo de comida ou pelo preço, valeria a pena apostar no prato típico.
O Gyros foi sem dúvida uma das nossas surpresas mais agradáveis! Em vários sites lemos que o Gyros era aquele “churrasquinho grego” que vemos vendendo no Centro de São Paulo. E vamos combinar que essa imagem, para quem vive em São Paulo, não agrada em nada…
Ok, o Gyros é sim a carne de porco rodando igualzinho aos do centrão da capital…O nome Gyros vem daí, a carne girando…

Gyros em Atenas / Crédito: Ana Elisa Teixeira 

Porém, a apresentação do Gyros grego é totalmente diferente e eu diria que até incomparável! Ele tem uma aparência bonita e apetitosa. Na Grécia ele pode ser de porco ou frango e é servido como um enrolado no pão pita com molho de iogurte, salada (tomate, alface e cebola roxa) e batata frita. A batata frita não é a parte e, sim, dentro dele.

Crédito: Alexandre Martins

Os Gyros clássicos a gente deve comer na mão, mas tem alguns restaurantes que servem ele no prato com os mesmos ingredientes, porém dispostos de forma diferente.
O prato pode ser encontrado por a partir de 3 euros se for o clássico e pouco mais de 10 euros se for no prato.

Alexandre e o Gyros / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Em Mykonos e Santorini, vimos Gyros em praticamente todos os restaurantes que passamos! Mas, durante nossa estadia comemos em Mykonos e em Atenas. Em Mykonos, em um local só de Gyros próximo a Bus Station, chamado Snack Bar Fanis. Ele sempre estava lotado e como tinham várias opções achamos uma boa pedida.

Snack Bar Fanis / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Em Atenas, comemos no restaurante Gyristroula, bem no início do mercado de pulgas Monastiraki. Os Gyros de ambos os locais eram muito bons e no valor previsto entre 3 euros e 4 euros.

 

Crédito: Ana Elisa Teixeira 

Se for viajar para a Grécia vale a pena experimentar o prato em diversos restaurantes. 😉

A revista digital Viagens e Rotas viajou para o casamento e lua de mel na Grécia com apoio da Travel Mobile, que nos cedeu os chips para acesso a internet durante a viagem, Multi Seguro Viagem, que nos assegurou durante a viagem, e em parceria com a assessoria Casamento em Santorini. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!