Passeio pela Rota do Café Especial em Carmo de Minas (Minas Gerais)

O Brasil é um dos países mais procurados quando o assunto é café, não é mesmo? Na escola aprendemos sobre o ciclo do café no país que começou com contrabando de grãos provenientes da Guiana Francesa. Foram mais de 100 anos de reinado do fruto e entre os anos de 1800 e 1930, o café foi essencial para a economia brasileira. O Brasil tinha a maior parte da oferta do produto para o mundo todo, e assim controlava preços e contribuía para a atuação na economia internacional.

Atualmente o brasileiro tem o costume de tomar café. Desde criancinha. Seja pela manhã, no trabalho ou durante alguma visita, o famoso cafezinho está sempre à disposição. Acontece que ele nem sempre é da melhor qualidade e muito do café comercializado a preços baixos não é exatamente aquele café confiável.

Muitos sabem que eu e o Alexandre temos parentes no Sul de Minas Gerais —e o Alexandre inclusive é mineiro e foi criado em Belo Horizonte. O que significa que sempre estamos pela região explorando as mais diversas atividades propostas na Serra da Mantiqueira. Ficamos concentrados nas cidades de Passa Quatro, Itamonte, São Lourenço, Alagoa e outras ao redor. E foi em uma dessas viagens, que conhecemos a Rota do Café Especial promovida pela Unique Café. O passeio começa em São Lourenço e acontece em Carmo de Minas, a cidade dos cafés especiais.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O passeio acontece na Fazenda Sertão que a mais de 100 anos produz café na região. A fazenda já está nas mãos da 4ª geração e começaram a produzir cafés especiais em meados de 1998. A intenção era produção de qualidade na fazenda que possui 800 hectares e 270 hectares de plantação.
Em 2005 o Café Especial da Unique ganhou o prêmio de melhor café do mundo com uma pontuação record de 95.85 no Cup of Excellence, um concurso de cafés especiais.

Em janeiro a fruta está verde / Crédito: Alexandre Martins

A vovó Nazaré hoje com 93 anos é a patriarca da família e a pessoa que possibilitou que os netos pudessem seguir com o sonho de tornar Carmo de Minas uma cidade referência na produção do Café Especial. O sonho foi realizado e na época do prêmio foi possível leiloar uma saca de café por 15 mil reais. Atualmente, 90% da cidade dos produtores de Carmo de Minas, produzem Café Especial.

Tour pela Rota do Café Especial em Carmo de Minas

O chamado turismo rural e turismo de experiência. Essas são as propostas do tour turístico que irá possibilitar conhecimento histórico, cultural e gastronômico.

O pronto de encontro é no calçadão de São Lourenço e o trajeto de van até a cidade de Carmo de Minas é de 35km. A Fazenda Sertão fica a 1300 metros de altitude na Serra da Mantiqueira o que irá possibilitar oportunidades de contemplação da natureza e paradas estratégicas muto bonitas.

Café Especial / Crédito: Alexandre Martins

Serra da Mantiqueira / Crédito: Alexandre Martins

Quem fez o percurso de 3 horas de rota com a gente foi a Gabrielly. Ela é de Carmo de Minas e está estudando sobre a produção e propriedades do café constantemente. Ela conta a história da fazenda, do café no mundo e no Brasil e de como Carmo de Minas se tornou referência na produção do Café Especial. Toda a explicação é muito detalhada durante o trajeto até a fazenda.

Durante o trajeto temos três paradas iniciais. Primeira parada na Cachoeira do Canaã, e a queda d’água pode ser vista bem de longe. No silêncio é possível ouvir o barulho da cachoeira junto aos pássaros e as árvores ao vento.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Depois na Casa da Árvore, em um jacarandá centenário aonde é possível ver a plantação antiga e a plantação nova. Dá para ver tantos os pés com seus 100 anos, quanto os plantados recentemente. As plantações formam pequenos redemoinhos todos enfileirados.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Alexandre Martins

Por último no Mirante Central com aquela vista grandiosa da Serra da Mantiqueira junto ao cafezal e árvores centenárias.

Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Alexandre Martins

É nesses trajetos que são explicados os tipos de fruto como o bourbon vermelho, bourbon amarelo e até o café proveniente das fezes do Jacu, que é muito especial e também vendido quando disponível pela Unique Cafés.

Café da manhã (ou da tarde) na Fazenda

Toda fazenda tem a casa central. E na Fazenda Sertão não poderia ser diferente. A Sede Colonial datada de 1891 é aonde a fazenda abriga um pequeno Museu do Café com objetos, fotografias, publicações, premiações e cada detalhe na decoração antiga e seus móveis.

Casa Sede / Crédito: Alexandre Martins

Museu do Café / Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Alexandre Martins

Em uma das salas do casarão temos o primeiro contato para degustar o Café Especial. A Gabrielly nos dá dois copinhos para degustação: um com uma marca líder de mercado e outro com o Café Especial da Fazenda. Ambos puros!

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Eis a oportunidade de perceber a acidez e diferença de cada um deles e dar uma chance ao paladar. O Alexandre que gosta muito de café percebeu de cara a diferença. Já eu, que não sou grande apreciadora da bebida, achei o café da marca líder imbebível. Foi difícil dar um só gole. O que acabei optando por tomar apenas o Café Especial.

Depois seguimos para a cozinha da sede para apreciar o café com quitutes mineiros feitos na hora. Pães de queijo fresquinhos e quentinhos, bolo de fuba e de limão e muito Café Especial para acompanhar.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Nosso passeio terminou no showroom da Unique em São Lourenço (local do também pronto de encontro) e lá compramos e trouxemos alguns dos cafés para casa! 🙂

Showroom / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Qual melhor época para fazer a Rota?

De maio a agosto que é a época de colheita. Nessa época dá para ver e experimentar o grão maduro.
Em dias chuvosos o passeio não acontece.

Dica para fazer seu cafezinho

Com 1 litro de água basta 100 gramas de café. A água tem que estar no ponto certo, entre 92º e 96º. Tome sem açúcar para apreciar o verdadeiro sabor e colher seus benefícios. 🙂

Serviço
Unique Cafés – loja e compras | Rua Wenceslau Braz, 35 | São Lourenço | Minas Gerais

CarmoCoffees – 2250, BR-460 – Exportação de café – Carmo de Minas| Minas Gerais

Reservas: reserva@rotadocafeespecial.com.br e (35) 3331-1086
Você também pode reservar pelo site aqui.

Valores: Entre R$70 e R2$40 por pessoa. Fizemos o passeio “Do Pé a Xícara”. Valor: R$120 por pessoa. Crianças menores de 12 anos pagam meia.

Atendimento: terça-feira à sábado das 09h às 18h. Há saídas ás 9h de quinta a domingo e alguns dias no período da tarde.

A visita guiada foi uma cortesia da Rota do Café Especial. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!

6 comentários

  1. Felipe

    Boa tarde, gostaria de ver se vocês possuem uma indicação de uma agência de viagens que faça esse pacote de viajem?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Felipe

      Oi Felipe, boa tarde.
      Não temos indicação de agência, mas sugiro que entre em contato diretamente com a Rota do Café para fazer reserva e criar o melhor roteiro.

  2. Isabel

    Gostaríamos de fazer esse passeio em uma 2a feira. Seria possível?
    Nossa folga somente aos domingos, segundas e terças devemos voltar

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Isabel

      Olá Isabel, você deve entrar em contato diretamente com a Rota do Café. Leia com atenção o texto que no final tem todas as diretrizes.
      Espero que aproveite o passeio. É ótimo e muito lindo.
      Obrigada

  3. Fabricio Martin

    Olá: Eu tenho planejado vir a Sao Lorenco no final de semana del 28 e 28/9, e possível fazer rota do café no domingo? o só os sábados, muito obrigado

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Fabricio Martin

      Oi Fabrício, obrigada pela mensagem. Não é sempre que a Rota está disponível de domingo. Dá para comprar online no site da Rota e verificar as datas disponíveis. Ela varia conforme for o período.