Esse ano o Carnaval será de 22 a 25 de fevereiro, o que acaba por não ajudar nas finanças quando pensamos que já tivemos gastos com o Réveillon e com os impostos de começo de ano.
Com a alta do dólar e a economia empatando para fazer grandes viagens, separamos alguns destinos para aproveitar o feriado de Carnaval sem gastar muito. Para quem mora nessas cidades ou perto, vale ainda mais a pena aproveitar as oportunidades!
Carnaval em São Paulo
São Paulo agora é o destino mais procurado pelos foliões. Não é a toa. A gente está acompanhando o crescimento do Carnaval de São Paulo desde meados de 2015 e é impressionante como a festa na capital paulistana cada vez mais ganha adeptos.
Para 2020 a prefeitura divulgou um roteiro com 768 desfiles de blocos programados entre fevereiro e março, que devem atrair cerca de 15 milhões de pessoas. Você pode ter acesso a esse roteiro pelo site: Blocos de Rua aqui. Todos os blocos são gratuitos, o que significa que você só vai ter gastos com hospedagem e alimentação.
Carnaval em Salvador
Um dos carnavais mais conhecidos do planeta. O Carnaval de Salvador vai trazer os trio elétricos já de gosto do público com muito Axé e animação. Quem tem um dinheiro extra sobrando, pode optar por ficar nos badalados camarotes. Mas, para quem quer curtir sem gastar um centavo com a festa e somente com hospedagem e alimentação, basta correr atrás dos trios e aproveitar a folia na pipoca.
Ao todo são sete os circuitos de desfile dos trios elétricos, mas o principal é o Barra-Ondina, que como o nome indica, passa pela orla das praias da Barra e Ondina. O Carnaval na capital baiana vai contar com Ivete Sangalo, Bell Marques, Claudia Leitte, Alinne, Léo Santana, Banda Eva, Daniela Mercury e muito mais. É possível conferir a programação no site da Prefeitura de Salvador.
Carnaval no Rio de Janeiro
Com mais de 500 blocos espalhados pela capital fluminense, os amantes de funk, vão poder curtir o Bloco da Lexa, o Fervo da Lud, com a Ludmilla, e o Bloco das Poderosas, com Anitta.
O Cordão da Bola Preta, maior bloco de rua já registrado, vai ter suas marchinhas tradicionais. Vai rolar até axé com a Cláudia Leitte no bloco Carnaval Square. Veja a programação dos blocos aqui.
Vale lembrar que o carnaval mais famoso por turistas estrangeiros é os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Há diversos tipos de ingressos, com preços variados e é uma experiência que vale a pena conferir. Como os desfiles só acontecem em duas noites, no domingo e na segunda-feira, os outros dias você pode curtir os blocos de rua.
Carnaval em Recife/Olinda
Blocos enormes e gratuitos tomam conta do Carnaval de Recife e Olinda que já é uma tradição.
Aqui o carnaval é de multidões que costumam chegar a mais de 3 de pessoas às ruas do centro histórico de Olinda. Pense bem, pois as ruas são estreitas e o calor é intenso. Vale muito a pena alugar um apartamento próximo ou quarto de hotel para que tenha uma visão bem ampla da festa.
Entre uma subida de ladeira ou outra, é possível dançar frevo e participar do desfile dos bonecos de Olinda.
Se tiver um dinheiro sobrando, também têm festas pagas famosas como a Carvalheira na Ladeira e a Carnaval de Olinda. Normalmente os shows são muito bons, mas o preço é um pouco caro.
Você pode conferir a programação dos blocos de rua de Olinda aqui.
Carnaval no interior de São Paulo
Algumas cidades do interior de São Paulo também apostam em blocos de rua tradicionais ou festas fechadas. Dois exemplos são: São Luiz do Paraitinga e Votuporanga.
O Carnaval 2020 de Votuporanga vai contar com shows de Ludmilla, Kevinho, Wesley Safadão e outros e os ingressos podem ser adquiridos aqui.
Enquanto São Luiz do Paraitinga, famoso por seu carnaval somente com marchinhas tradicionais, costuma receber mais de 70 mil pessoas para a folia. A cidade fica a 2h30 de São Paulo e a 5h do Rio de Janeiro de carro.
Planejando ir até o destino de Carnaval de carro? Para alugar um carro, basta consultar no buscador com melhores preços, Rentcars que garante melhor preço e ainda parcela o aluguel em até 12 vezes sem juros.
Todas nossas viagens de carros usamos a tag da Veloe*, empresa de pagamento automático para pedágios e estacionamentos, que conta com 12 mensalidades grátis sem fidelidade.
O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
*As viagens que fazemos de carro têm parceria com a Veloe, empresa de pagamento automático para pedágios e estacionamentos Só indicamos o que aprovamos!
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.