Natal encanta com sua beleza natural composta por dunas e praias

O litoral nordestino brasileiro se destaca por suas praias de areia fofa e clima quente. O mais gostoso ao sair do avião na capital do Rio Grande do Norte, Natal, é poder sentir o calor de pelo menos 30º, porém, com uma brisa leve e deleitosa. Nessa região venta o dia todo, o que possibilita passeios tranquilos e agradáveis.

Conhecida como Cidade do Sol, Natal oferece ao visitante belíssimas praias, entre elas, Ponta Negra, localizada no sul da cidade. A praia abriga os mais variados tipos de hotéis, pousadas, resorts, restaurantes e bares. Ela também é uma das mais frequentadas por turistas em razão desse grande movimento. A alta temporada vai de novembro a fevereiro, e também julho.

A capital do Rio Grande do Norte é repleta de variedade quando o assunto é gastronomia. Quem nasce no estado é chamado Potiguar, que significa “comedor de camarão”. Não é à toa, já que os melhores camarões estão no Rio Grande do Norte. Criados em cativeiro, os camarões são diferentes na coloração, no sabor, e claro, nos preços. É impossível ir a Natal e não passar pelo menos uma semana saboreando os bichinhos. Para quem pensa que é só frutos do mar e peixes que serão encontrados lá, está enganado. Natal é uma das capitais do nordeste que mais tem estrangeiro, até por que, no passado, a cidade foi colonizada com grande influência holandesa.

Buggy descendo as Dunas / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Buggy descendo as Dunas / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Não é difícil encontrar franceses, holandeses, espanhóis e principalmente italianos. A capital tem centenas de restaurantes italianos que servem ótimas pizzas e massas artesanais. Vale a pena provar!

Muitos visitantes não sabem que Natal não é o centro das atenções, já que boa parte dos passeios propostos aos turistas fica em cidades próximas à capital, por exemplo, a Praia da Pipa, as Dunas de Genipabu e o Maior Cajueiro do Mundo.

As opções de passeios são inúmeras e variam desde passeios de buggy pelas Dunas e pela orla até mergulhos em alto mar. Para os casais que viajam com o intuito de descansar, o destino também é recomendado. A Praia da Pipa, por exemplo, recebe milhares de casais em lua de mel todos os anos. Vale uma parada na praia do amor, local onde se concentram os casais apaixonados.

Rumo às dunas!

Qual é a forma de subir as Dunas? De Buggy! Todos os buggys que circulam pela cidade têm permissão da prefeitura de Natal, dos órgãos de turismo e do setor que cuida da preservação do meio ambiente na região. O passeio mais procurado e mais conhecido é o Buggy que circula pelo Litoral Norte.

Com duração de mais ou menos 7 horas, o passeio inclui passagem por 4 dunas, 3 lagoas e 9 praias, passando por cartões postais da cidade, como a vista das dunas de Genipabu junto à lagoa, que valerá belas fotografias e recordações. O visitante pode optar pelo passeio com emoção, no qual o buggy anda um pouco mais rápido, ou sem emoção, em que o buggy anda mais devagar.

 Lagoa de Genipabu - Crédito: Giovani Sérgio

Lagoa de Genipabu – Crédito: Giovani Sérgio

Durante esse passeio não é possível entrar no mar, uma vez que a parada mais demorada é na Lagoa de Pitangui, onde é interessante nadar ou somente ficar nas mesinhas à beira da lagoa, com peixinhos nadando entre seus pés e comendo um bom bolinho de macaxeira.

Há também a opção de fazer o passeio adicional de aerobunda, tirolesa que cai na água, ou esquibunda, descendo as dunas e caindo na água. Ambos os atrativos são uma forma de se refrescar e aproveitar mais um pouco de tudo o que a natureza oferece em Natal.

Passeio de dromedário

Os dromedários são muito famosos em Natal. No meio das Dunas, há a opção de subir no animal e se sentir, por alguns minutos, no meio do deserto do Sahara. Muitos turistas que não sabem quando poderão visitar o Egito resolvem experimentar a novidade nas Dunas de Genipabu e acreditem, adoram.

Turistas em Genipabu brincando de Sheik / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

Turistas em Genipabu brincando de Sheik / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

Conhecendo a cidade…

Reserve um dia para conhecer Natal, suas belezas naturais e sua história. Passe pelas praias urbanas de Ponta Negra, Artistas e Meio. Próximo da ponte que interliga Natal a Genipabu está o histórico Forte dos Reis Magos.

Datada de 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, a fortaleza demorou trinta anos para ser concluída. Para sua construção foram utilizados areia, óleo de baleira, bronze e pedras de granito vindas de Portugal. Na época, o forte de 5 pontas tinha vista para o rio Potengi e as matas que depois vieram a se tornar cidade.

 Forte Reis Magos / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

Forte Reis Magos / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

A visita ao forte vale como uma bela aula de história. Lá, o visitante poderá saber com mais detalhes como foi o domínio do forte por Holandeses nos ano de 1630 a 1654, sua retomada pelos portugueses e o uso para prisão de portugueses que lutavam pela Independência do Brasil. Não deixe de entrar no forte e conhecer as suas instalações milenares.

O Centro Histórico de Natal também é uma visita interessante, já que oferece arquitetura belíssima, igrejas e ruas antigas. Na volta, vale a pena parar nos mercados de artesanato e comprar batas de renda e quitutes típicos do nordeste.

Outro passeio proposto na cidade é a visita ao Maior Cajueiro do Mundo, em Pirangi. A visita não é demorada, mas é interessante ver os galhos do cajueiro que chegam a ocupar o espaço de um campo de futebol, em razão de uma mutação genética. O cajueiro produz cerca de setenta mil frutos por ano. Vale a pena visitar para comprar sucos, doces e cachaças de caju.

O artesanato também é um grande atrativo na cidade. Existem vários mercados com todo tipo de artefatos feitos a mão. O turista pode encontrar batas de renda, cangas, bolsas de pano, panos de prato bordados a mão e também algumas guloseimas locais.

Passeando pelas praias…

Os arredores de Natal têm praias para todos os gostos. A praia de Búzios, por exemplo, tem ótimos pontos de mergulhos e é ideal para quem gosta de surfe. Se tiver com um buggy por lá, ainda é possível passear pelas dunas e lagoas para apreciar a bela paisagem.

Não deixe de visitar a praia do Cotovelo com águas calmas, areia fofa, dunas, muitos coqueiros e falésias que deixam o visual deslumbrante. O litoral Sul da região reserva paradas para banho em piscinas naturais de água doce também, como é o caso da lagoa de Arituba.

As piscinas naturais de Pirangi são as mais próximas da capital. Lá partem inclusive escunas para mergulho. Para os casais que esperam ver golfinhos no final da tarde, o ideal é visitar a Barra de Tabatinga, uma enseada de águas calmas e mornas.

Romantimo é na Praia da Pipa

É um dos lugares mais procurados por casais em Lua de Mel no Brasil. A praia da Pipa faz parte do distrito de Tibau do Sul e é famosa por seus hotéis, pousadas e pelo centro badalado.

O centro charmoso é composto por ruas de paralelepípedo e diversas lojas de artesanato local e variedades. Além da Pipa, Tibau do Sul também é cenário da Praia de Cacimbinhas, famosa por suas falésias, e pela Praia do Madeiro, onde é possível avistar golfinhos durante um passeio de barco.

Pratica de esportes em Pipa / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

Pratica de esportes em Pipa / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

A maioria dos hotéis em Pipa fica próxima ao centro badalado. Além das lojas, a quantidade de restaurantes é sublime. A gastronomia da região conta com muitos frutos do mar, presentes em todo o estado, mas também há opções mais requintadas que valem a pena saborear.

Os grandes atrativos na praia da Pipa, além de compras, são os passeios de barco, e claro, o passeio de buggy pela região.

Para os casais que gostam de esporte, a prática do Parapente é uma boa pedida. A praia proporciona um cenário ímpar para a prática do esporte e mesmo quem é iniciante tem a oportunidade de praticá-lo com a ajuda de um instrutor.

Beleza natural da praia da Pipa / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

Beleza natural da praia da Pipa / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

Passeios de caiaque também são famosos. Na lagoa de Guarairas e na Praia do Madeiro é possível praticar o esporte. Na Praia do Madeiro, o visitante pode pegar ondas com o caiaque. Imperdível!

Quem acha que Pipa é só adrenalina e agitação está muito enganado. O local é ideal para aqueles que procuram relaxar e esquecer os problemas. É super comum a prática de um “day spa” em vários hotéis e pousadas. Porém, só a praia já é sinônimo de “paraíso”. Que tal deitar à beira de piscinas ou do mar para relaxar? Ah, praia da Pipa!

Gostoso é simplesmente gostoso!

Dizem que Gostoso será a próxima Pipa. Alguns acreditam, outros não, mas podemos afirmar com toda certeza que São Miguel do Gostoso é um atrativo que ainda falta ser explorado. E, acreditem, há muito para conhecer e apreciar!
Localizada a 110 km ao norte de Natal, a pequena vila de pescadores possui praias com areias fofas e belas paisagens. Turistas do mundo inteiro buscam seus ventos para a prática de esportes náuticos e há ainda aqueles que vão à vila para praticar windsurfe e kitesurfe.

Com uma ampla estrutura de pousadas e restaurantes, as praias urbanas Ponta do Santo Cristo, Cardeiro, Xêpa e Maceió concentram um bom número de visitantes. Assim como Natal, a pequena vila tem 300 dias no ano de sol, além de ser um local mais reservado e ideal para casais em busca de sossego e conforto.

Opções de mergulho…

O Rio Grande do Norte também é famoso por seus pontos de mergulho no Oceano Atlântico. A 54 km ao norte de Natal e a 7 km mar adentro, Maracajaú é cenário de belos corais e de uma farta vida marinha.

Parrachos Maracajaú / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

Parrachos Maracajaú / Crédito: Turismo do Rio Grande do Norte

No local, há a opção de fazer snorkel e mergulho de cilindro por 30 minutos. A variedade de corais e peixes é fantástica e proporciona ao visitante uma oportunidade única de explorar a vida marinha local. Não é à toa que as piscinas naturais de Maracajaú estão entre as mais bonitas do Brasil.

Serviços

Moeda – Real (R$)
Idioma – Português
Voltagem- 220 V
Melhor Época – Entre os meses de novembro e fevereiro. Julho também é uma boa época. A temperatura chega a 40º, com muita ventania.

Comer – Mamma Itália- Fica na Praia dos Artistas e é um restaurante de massas e pizzas famoso na cidade, que existe desde 1989. As massas são artesanais e as pizzas são leves e ideais para quem gosta de massa fina. Preços a partir de R$25.

Camarões – Conta com várias unidades na cidade de Natal e é o restaurante mais famoso da cidade. Os pratos mais servidos são diversos tipos de camarões e também casquinhas de caranguejo. Preços a partir de R$40.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!