Castelos e jardins contam a história da França em uma viagem imperdível pelo Vale do Loire

Amboise, Salle du Conseil / Crédito: Eric Sander Amboise   / Crédito: Leonard de Serres Blois Chateau  / Crédito:  Daniel Lepissier Chambord  / Crédito: Centre Vale de Loire Chenonceau e Mangeat  / Crédito: Centre Vale de Loire Chenonceau J Damase  / Crédito:  Centre Vale de Loire The Castle of Clos Luce  / Crédito: Divulgação

Vale de Loire, na França, é o destino ideal para quem procura conhecer a cultura e a história francesa acompanhado de um bom vinho e jardins magníficos. A cidade fica localizada no sul de Paris e conta com 21 castelos que surpreendem com a arquitetura renascentista e paisagens exuberantes. Ao todo são 130 parques e jardins, sendo cinco deles parques com espaços florestais que possibilitam a oportunidade de ver javalis, veados, e muitas espécies de aves raras.
Para os amantes de vinho alguns vilarejos da cidade oferecem a opção de realizar degustação da bebida, são mais de 20 tipos de vinhos, além de poder apreciar queijos, carnes de caça e frutas.

É possível visitar de dois a três castelos por dia, por isso a dica é que reserve pelo menos três dias para conhecer os principais castelos da região, o passeio é válido para toda a família, principalmente para as crianças já que há diversas atividades elaboradas especialmente para elas. Para quem gosta de pedalar o local apresenta 800 quilômetros de extensão para explorar o local de bicicleta.

Grande parte dos castelos oferecem visitas guiadas em português, visitas noturnas e muitas atrações históricas.

Castelos

Patrimônio Nacional de Chambord – Um dos castelos mais exuberantes do Loire conta com 77 escadarias e 282 lareiras, há também uma escadaria dupla única que dizem ter sido desenhada por Leonardo da Vinci. Ninguém chegou a morar no local já que era uma residencia de caça. A cada ano acontece espetáculos com cavaleiros fanatasiados durante os meses de maio e setembro.

Castelo Chenonceau – Conhecido como ‘Castelo dos bons Espiritos‘ é um dos mais elegantes porque parte de sua estrutura foi construída por cima do lago como se fosse uma ponte. É perfeito para quem procura por romantismo, o local tem dez mil metros quadrados de jardins de flores e buquês criados especialmente para adornar o castelo. É possível realizar um passeio de barco pelo rio e passeios noturnos. Durante o mês de dezembro o castelo é enfeitado com pinheiros e decoração de Natal.

Castelo Real de Blois – Durante a visita é possível relembrar o destino de sete reis e dez rainhas, além de conhecer uma coleção de arte com mais de 35 mil obras que estão expostas no castelo. Entre abril e setembro é possível realizar visitas noturnas para ver um espetáculo de sons e luzes que contam a histórias e segredos da antiga monarquia francesa.

Castelo Real de Amboise – O castelo foi residência real durante os reinados de Carlos VIII e de Francisco I (final século XV – início século XVI). Com um estilo gótico e renascentista, foi construido ao longo do Loire. A principal atração é a capela aonde está enterrado o artista Leonardo da Vinci. Os visitantes também poderão conferir espetáculos que contam as histórias do Renascimento através de uma viagem no tempo. No mês de dezembro o castelo também realiza uma decoração especial para o Natal.

Castelo de Clos Lucé – Os fãs de Leonardo da Vinci não podem deixar de conhecer essa beleza arquitetônica. O castelo foi residência do pintor durante os três últimos anos de sua vida, e abriga maquetes, exposições e máquinas que Leonardo da Vinci criou. O subsolo conta com 40 máquinas projetadas por ele. O visitante também vai conhecer uma passagem secreta que ligava o castelo d’Amboise ao ClosLucé.

O passeio é ideal para levar as crianças que podem interagir com as obras realizadas pelo artista. O restaurante do castelo apresenta uma viagem no tempo com espetáculos, músicas e gastronomia da época renascentista.

O site, em português, www.castelosdoloire.com.br, traz todas as informações do Vale do Loire, é possível saber qual a melhor opção de passeio, quais os castelos da região e o valor de cada visita.

A revista digital Viagens e Rotas participou do almoço com a comitiva do Vale do Loire, em São Paulo. Representantes da região estão no Brasil para divulgar o destino.

Instagram – Instagram – #viagenserotas

Quer acompanhar todas nossas matérias? Assine nosso conteúdo aqui.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Deixe seu comentário!