Um giro por São Paulo, maior polo comercial brasileiro

“São Paulo é como uma mulher madura e inquieta. Um dia se sente feia, no outro bonita, mas está sempre segura da sua inteligência e poder de sedução” , disse o apresentador e jornalista Marcelo Tas. A cidade é formada por uma mistura da cultura brasileira e internacional que cria experiências únicas e inovadoras, tanto para moradores quanto para nativos, uma vez que tem atrações para todos os públicos. São Paulo é composta por habitantes de mais de 70 nacionalidades, possui 280 salas de cinema, 180 teatros, mais de noventa centros culturais 110 museus, 79 shoppings e dezenas de ruas de comércio especializado, mais de 12.500 restaurantes, com 52 tipos de cozinha de todas as partes do mundo.

Cultura da criatividade, da novidade, da alta gastronomia, do entretenimento, dos roteiros inusitados, das opções para todas as idades. São Paulo encanta quem passa e quem tem a oportunidade de conhecer pelo menos um pouquinho do que a metrópole oferece.

Estação da Luz / Crédito: Caio Silveira, SP Turis

Estação da Luz / Crédito: Caio Silveira, SP Turis

Um final de semana na capital paulista pode ser uma boa experiência para quem quer fazer passeios gratuitos, gastar pouco e com qualidade, além de aproveitar para comprar roupas da moda a preços acessíveis. Claro, o visitante terá que voltar muitas vezes para aproveitar as principais atrações da cidade.

Dizem que a praia do paulistano é o shopping…

Um final de semana em São Paulo merece uma passada pelo maior conglomerado comercial a céu aberto da América Latina: a região da Rua 25 de março e da Ladeira Porto Geral, no Centro. São mais de 3 mil lojas com todos os tipos de utensílios e presentes que o visitante pode imaginar. Objetos para casa, brinquedos, papelaria, presentes, artigos para festas, cristais, porcelanas, bijuterias, móveis antigos e produtos importados da China, Índia, Japão e outros são destaques nesse polo comercial tão procurado na cidade.

25 de março / Crédito: Priscilla Vilarino, SP Turis

25 de março / Crédito: Priscilla Vilarino, SP Turis

Para quem procura roupas de ótima qualidade a preço de atacado, o ideal é visitar o Brás, na Zona Leste e a Rua José Paulino, no bairro do Bom Retiro no Centro. As sacoleiras amam.

A região José Paulino tem 1 quilômetro de extensão, dividido em quatro quarteirões, com aproximadamente 400 lojas. A grande maioria aposta na moda feminina, mas há também camisarias masculinas, lojas especializadas em crianças e também para moda grande.

Para quem quer optar pelo segmento de luxo, o ideal é visitar a Rua Oscar Freire nos Jardins. Lojas como Camin, Cartier, Le Lis Blanc Deux, Lacoste, Victor Hugo e Louis Vittoun são algumas das opções encontradas na rua mais luxuosa de São Paulo.

Quem procura por lojas tradicionais, grifes e marcas diversas e renomadas o ideal é visita um dos 79 shoppings existentes na capital, repleto de lojas, entretenimento e opções gastronômicas.

Feirinhas por toda a cidade…

Feira Como Assim?! – A feira expõe apenas produtos de fabricação própria ou objetos que possibilitem personalização pelo cliente. Lá, o visitante pode encontrar roupas, objetos de decoração e artesanatos. Onde? Shopping Center 3, na Av. Paulista, 2.064 – Bela Vista – Centro.

Feira da Liberdade – Imperdível para visitar aos domingos! Lá, o visitante compra artesanatos japoneses, como luminárias, almofadas e roupas, além de aquários, plantas, flores e acessórios, como bijuterias e chaveiros. As barraquinhas de comidas típicas são famosas, com o melhor da culinária oriental. Destaque para o Yakissoba. Onde? Praça da Liberdade, s/ nº – Liberdade – Centro.

Liberdade  / Crédito: Priscilla Vilariño, SP Turis

Liberdade / Crédito: Priscilla Vilariño, SP Turis

Feira da República – A feira começou com colecionadores que se reuniam ali para trocar raridades e, atualmente, encanta os visitantes com artigos de couro, artesanatos, bijuterias e quadros belíssimos. Ainda vale uma boa parada para comer um acarajé ou um bom pastel. Onde? Praça da República, s/ nº – República – Centro.

Centro de São Paulo  / Crédito:  Priscilla Vilariño, SP Turis

Centro de São Paulo / Crédito: Priscilla Vilariño, SP Turis

Feira de Antiguidades da Paulista – Realizada no vão-livre do Masp, o visitante pode encontrar antiquários que vendem peças de decoração, obras de artes e outros artefatos. Onde? Masp – Vão-livre: Av. Paulista, 1.578 – Bela Vista – Centro.

Feira de Antiguidades e Design do MuBE – É considerada uma das mais tradicionais feiras de São Paulo. Assim como a feira no vão-livre do Masp, na do MuBE é possível encontrar luminárias, porcelanas, pinturas, esculturas e curiosidades de época. Onde? Av. Europa, 218 – Jardim Europa – Oeste.

Feira de Arte, Artesanato e Cultura do Largo de Moema – Para quem está na Zona Sul, o ideal é apreciar e consumir comidas típicas, bijuterias e artesanatos, expostos às quartas, sextas e domingos –as quartas são dedicadas também às comidas típicas, e os domingos, às artes. Onde? Praça Nossa Senhora Aparecida, s/ nº – Indianópolis – Sul.

Feira de Artes, Cultura e Lazer da Benedito Calixto – É uma das feiras mais famosas da cidade e conta com cerca de 320 expositores, a maioria de móveis e utensílios domésticos antigos, além de outras raridades, como vinis, selos e moedas. Lá, é possível encontrar um pouco de tudo e sair sempre com novidades. Onde? Praça Benedito Calixto, 112 – Pinheiros – Oeste.

Feira de Artesanato do CTN – A feira do Centro de Tradições Nordestinas reúne trabalhos de 30 artesãos. Entre os produtos oferecidos, estão bolsas, tapetes, roupas, acessórios e utensílios domésticos. Onde? R. Jacofer, 615 – Jardim Pereira Leite – Oeste.

Feira do Bixiga – Aos domingos, o forte da feira são antiguidades, LPs, roupas usadas, joias antiga e até objetos de colecionador. Onde? Praça Dom Orione, s/ nº – Bela Vista – Centro.

Feirinha Gastronômica – A cada domingo, 20 representantes de restaurantes oferecem seus pratos com desconto. Onde? R. Girassol, 309 – Vila Madalena – Oeste.

Passeios culturais gratuitos no final de semana

Há diariamente muitos passeios culturais gratuitos ou a preços baixos para se fazer na capital paulista. O Centro Cultural Banco do Brasil, por exemplo, tem exposições gratuitas de artistas plásticos e fotógrafos, além de exibições de peças, festivais e cinema gratuito para todos os tipos de público. O Centro fica na Rua Álvares Penteado, 112, no centro de São Paulo.

Aos sábados e domingos, o destaque vai para atrações próximas à bela Estação da Luz: o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca e o Museu de Arte Sacra, todos com entradas gratuitas e que trazem ótimos acervos para os amantes de literatura e arte.

Museu Arte Sacra / Crédito:Caio Pimenta , SP Turis

Museu Arte Sacra / Crédito:Caio Pimenta , SP Turis

Museu da Língua Portuguesa / Crédito: Caio Silveira, SP Turis

Museu da Língua Portuguesa / Crédito: Caio Silveira, SP Turis

Catedral da Sé / Crédito: Jefferson Pancieri, SP Turis

Catedral da Sé / Crédito: Jefferson Pancieri, SP Turis

Aos domingos, o MAM no Ibirapuera e o Museu da Casa Brasileira na Avenida Brigadeiro Faria Lima também estão disponíveis gratuitamente para os visitantes.

Estação Pinacoteca / Crédito: Caio Pimenta, SP Turis

Estação Pinacoteca / Crédito: Caio Pimenta, SP Turis

Para os adoradores de espetáculos e concertos, o que vale é conferir a programação do Teatro do Sesi e de todos os SESC espalhados pela capital.

Programas imperdíveis!

– Experimentar o famoso sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau no Mercado Municipal;

Mercado Municipal / Crédito: Priscilla Vilariño, SP Turis

Mercado Municipal / Crédito: Priscilla Vilariño, SP Turis

– Assistir um concerto no Teatro Municipal;

– Ir à Torre do Banespa apreciar a vista da cidade;

Banespa Altino Arantes / Crédito: Caio Pimenta, SP Turis

Banespa Altino Arantes / Crédito: Caio Pimenta, SP Turis

– Jantar romântico no Terraço Itália enquanto aprecia a vista em 360º de São Paulo;

– Tomar um brunch em um das inúmeras padarias da cidade; (Algumas funcionam  24 horas!)

– Almoçar ou jantar em uma das cantinas italianas tradicionais do bairro do Bixiga;

– Ir a uma das 6 mil pizzarias da cidade;

Serviços
Voltagem- 127 V
Melhor Época – Não existe tempo ruim na cidade. O paulistano costuma passar pelas 4 estações em um único dia. O ideal é verificar o calendário de atrações para vir em um período que agrade suas necessidades.
Transporte
Metrô – 0800-7707722 – www.metro.sp.gov.br
Ônibus municipais – 156
Aeroportos – São Paulo Guarulhos (11) 2445-2945; Congonhas (11) 5090-9000; Campo de Marte (11) 2221-2699
Airport Bus Service – 0800-2853047 ou (11) 3775-3850 – ww.airportbusservice.com.br
Terminais Rodoviários: Tietê, Barra Funda e Jabaquara – (11) 3866-1100 www.socicam.com.br
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – 0800-0550121 www.cptm.sp.gov.br
ADETAX – Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo – www.adetax.com.br/precos.asp
SINDITAXI – Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo – (11) 5573-5200 www.sinditaxisp.org.br

 

 

Revisão de Texto – Fabíola Peleias

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!