Tiradentes (MG): cidade mineira convida turista a curtir a calmaria

Um lugar para se conhecer sem pressa. Com cerca de 7 mil habitantes, a charmosa Tiradentes, cidade mineira que ainda preserva as características da época colonial, encanta por reunir elementos considerados importantes durante uma viagem: hospedagem de qualidade, boa gastronomia e entretenimento. Aliás, o destino ainda permite a inclusão de mais um: a típica simpatia do povo de Minas Gerais.

E não é para menos. 100% dedicada ao turismo, Tiradentes se especializou em receber bem cada um de seus visitantes.

Cidade tem apelo histórico / Crédito: Kelly Juste

Cidade tem apelo histórico / Crédito: Kelly Juste

Com cerca de 220 pousadas/hotéis e 68 restaurantes, a cidade convida o turista para um passeio a pé, que é justamente uma das formas de melhor aproveitar Tiradentes. Em pequenas caminhadas é possível chegar aos principais pontos turísticos, além de ser uma excelente alternativa para descobrir algumas das joias que o destino tem a oferecer. E para aproveitar ainda mais essa experiência, o apoio dos guias locais é fundamental, já que eles tornam o passeio mais interessante por mesclarem as visitas com um pouco de história.

Encanto de sabores

A gastronomia local, por si só, já vale a visita. Da cozinha tradicional, que aguça o paladar com pratos simples – mas ricos em sabor – , à requintada culinária dos restaurantes mais pomposos. Lá o pecado maior é não se entregar à gula.

No restaurante Estalagem do Sabor, as receitas do chef Vicente Teixeira são focadas em ingredientes regionais. Um dos principais pratos da casa é o Mané sem Jaleco, que leva arroz, feijão, banana, ovos, couve, lombo defumado e bacon.

Delícias mineiras no Padre Toledo / Crédito: Kelly Juste

Delícias mineiras no Padre Toledo / Crédito: Kelly Juste

Almoço mineiro no Restaurante Padre Toledo / Crédito: Kelly Juste

Almoço mineiro no Restaurante Padre Toledo / Crédito: Kelly Juste

Doces mineiros no Pouso do Divino / Crédito: Kelly Juste

Doces mineiros no Pouso do Divino / Crédito: Kelly Juste

Mané sem Jaleco - Estalagem do Sabor / Crédito: Kelly Juste

Mané sem Jaleco – Estalagem do Sabor / Crédito: Kelly Juste

Ainda no hall da culinária típica, Padre Toledo e Pau de Angu não decepcionam. O primeiro, fundado em 1970, está localizado na principal rua do centro histórico, a Rua Direita. O saboroso menu, como o Frango com Molho Pardo acompanhado da cachaça Padre Toledo prometem impressionar. Já o segundo está um pouco mais distante, mas merece a visita. O ambiente rústico tem vista panorâmica para a Serra de São José e dentre as especialidades está a linguiça de pernil caseira.

Para os adeptos da gastronomia sofisticada, o Pacco & Bacco, um charmoso wine bar com cara de internacional, é uma alternativa certeira. Elaborado pelo chef Rafael, o cardápio oferece pratos contemporâneos de altíssimo nível.

Em um ambiente mais intimista, o que confere clima romântico, está o Santíssima Gula. O local é exclusivo, com atendimento personalizado, cuja culinária está baseada na Confort Food. Obras da talentosa chef Nancy Souza, os pratos são uma releitura de receitas tradicionais inspiradas em suas experiências gastronômicas e memórias afetivas.

Mas, se a ideia é uma noite mais agitada, o restaurante Templário combina música ao vivo, petiscos de primeira linha e cerveja gelada. Não deixe de provar o famoso pastel de angu da casa.

Giro por Tiradentes

Em Tiradentes o ideal é desacelerar. O ritmo da cidade não acompanha os ponteiros do relógio, e o convívio harmônico entre tranquilidade e aventura faz com que o destino passe longe da monotonia.

Para explorar o lado mais histórico da cidade, o Museu Casa Padre Toledo e o Museu da Liturgia cumprem bem essa função. O casarão do século 18, onde residiu o inconfidente Padre Toledo, possui sete forros pintados e conta com um rico mobiliário e obras de arte. Com ares mais modernos, o Museu da Liturgia possui um acervo de mais de 420 peças dos séculos 18 a 20, instalações audiovisuais e terminais multimídia.

Matriz de Santo Antônio / Crédito: Kelly Juste

Matriz de Santo Antônio / Crédito: Kelly Juste

Matriz de Santo Antônio / Crédito: Kelly Juste

Matriz de Santo Antônio / Crédito: Kelly Juste

Tiradentes / Crédito: Kelly Juste

Tiradentes / Crédito: Kelly Juste

Marcas Mineiras / Crédito: Kelly Juste

Marcas Mineiras / Crédito: Kelly Juste

A Igreja Matriz de Santo Antônio é parada obrigatória para os amantes de arte Barroca e de história. Construída em 1710, a igreja é a segunda com mais ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA). Lá é possível admirar seu altar repleto de ouro e pinturas barrocas que já valem a visita à cidade. Para a visitação é cobrado o valor de R$5 por pessoa para ajudar na manutenção desse monumento histórico brasileiro.

Outro passeio que vale a pena é o de Maria Fumaça até São João del Rei. A viagem leva em torno de 40 minutos e durante todo o percurso é possível admirar uma paisagem agradável da natureza. Pela Agência de Turismo Estrada Real existe um pacote que inclui, além do passeio de trem, uma visita aos principais pontos turísticos de São João del Rei e também à fabrica de estanhos Faemam.

Agora, se você busca um ambiente descontraído para relaxar enquanto saboreia uma cerveja artesanal, a Cervejaria Tiradentes é uma boa opção. Por lá também existe a possibilidade de fazer um tour pela fábrica, com direito a explicação teórica sobre o processo de produção do chope e, claro, uma degustação.

Achados em Tiradentes

Você não vai acreditar que por trás daquelas paredes brancas existe um espaço extremamente acolhedor que convida a, pelo menos, um café. Pois é exatamente assim o Marcas Mineiras, que dispõe de uma ampla loja com móveis e roupas de cama e banho. Mas, e o tal café? Em uma espécie de quintal da

Flor de Lótus, para comprar doces / Crédito: Kelly Juste

Flor de Lótus, para comprar doces / Crédito: Kelly Juste

Fábrica de Estanhos Faemam / Crédito: Kelly Juste

Fábrica de Estanhos Faemam / Crédito: Kelly Juste

casa existe um charmoso café, onde os grãos são moídos na hora e ainda são servidas diversas guloseimas, como o saboroso bolo de abobrinha com nozes.

E por falar em guloseimas, na doceria Flor de Lótus existe uma linha completa de produtos mineiros que são produzidos ali na região. Então, se você foi a Tiradentes e ficou com vontade de levar para casa um pouco do sabor mineiro, a lojinha é uma boa alternativa.

Serviço

Onde se hospedar:

Solar da Ponte
Praça das Merces, s/n
Reservas: (32) 3355 1255
www.solardaponte.com.br
Faça sua reserva aqui

Onde comer:

Pau de Angu
Estrada Real (Tiradentes/Bichinho)
(32) 9948 1692
www.tiradentesgerais.com.br/paudeangu

Pacco & Bacco
Rua Direita, 166
(32) 3355 1136
facebook.com/PaccoBacco

Santíssima Gula
Rua Padre Gaspar, 343
(32) 3355 1162
www.santissimagula.com.br

Templário
Praça Largo das Forras, 30
(32) 3355 1817
www.templariorestaurante.com.br

Restaurante Padre Toledo
Rua Direita, 250
(32) 3355 2132
www.padretoledo.com.br

Estalagem do Sabor
Rua Ministro Gabriel Passos, 280
(32) 3355 1144
www.estalagemdosabor.com.br

O que visitar:

Museu Casa Padre Toledo
Rua Padre Toledo, 190
(32) 3355 1549
www.ufmg.br/frmfa

Museu da Liturgia
Rua Jogo de Bola, 15
(32) 3355 1552

Cervejaria Tiradentes
Av. Governador Israel Pinheiro, 72C
(32) 3355 2791
www.cervejariatiradentes.com.br

Faemam Estanhos
Av. 31 de Março, 242 – São João del Rei
(32) 3371 8292

Onde fazer compras:

Marcas Mineiras
Largo das Mercês, 49
(32) 3355 1682

Marcenaria Tiradentes
Rua dos Inconfidentes, 233
(32) 3355 2421
www.marcenariatiradentes.com.br

Flor de Lótus
Rua dos Inconfidentes, 285
(32) 3355 2726

Transporte
Agência de turismo Estrada Real
Rua dos Inconfidentes, 218 B
(32) 3355 1187
www.tiradentesestradareal.com.br

A revista digital Viagens e Rotas viajou para Tiradentes, Minas Gerais, a convite do Tiradentes Mais, um grupo de empresários dos setores de turismo, hotelaria, gastronomia, móveis e artesanato criado com o objetivo de divulgara cidade como destino.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, 
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos 
grátis.

Planeje sua viagem com a gente:
 Reserva de hotel
 Seguro Viagem
 Ingressos para atrações em todo o mundo
 Chip para celular

Deixe seu comentário!