Comentários em sites de reserva são sempre confiáveis?

Recentemente estivemos hospedados em uma pousada rústica voltada para um público mais aventureiro e utilizamos o TripAdvisor para consultar alguns comentários. Todos os comentários lidos serviram para irmos preparados para alguma eventualidade, porém, 90% deles não condizia com a nossa realidade. Afirmo “nossa“, porque as opiniões divergentes existem, uma vez que cada pessoa tem uma expectativa e na maior parte das vezes você provavelmente não irá concordar com ela.

Por que é válido ler um comentário em site de reserva?

As resenhas, mesmo sendo pessoais, irão ajudá-lo a decidir se vale a pena ou não reservar aquele local. O fundamental é nunca colocar esses comentários como regras e nem criar muitas expectativas para a viagem. Até por que é bem fácil distinguir o que é opinião pessoal e o que realmente é uma falha do hotel ou pousada.

Para opiniões de atrações turísticas ou destinos, essa percepção é um pouco diferente, visto que elas sempre são pessoais. Até por que uma pessoa que odeia praia não vai achar graça em ir até Morro de São Paulo e uma pessoa que odeia fazer trilhas, não vai ter interesse em visitar as cachoeiras na Chapada Diamantina. Sim, são dois destinos incríveis que podem agradar ou não algumas pessoas.

Em caso de viagens, não há regras! Não há fórmulas! O que existe é bastante pesquisa para achar o que você realmente procura.

É possível ditar regras as expectativas?

Ao pesquisarmos a pousada no TripAdvisor deparamos com alguns comentários bem interessantes. A hospedagem era em um local rural no qual não tinha sinal de celular, internet wi-fi ou qualquer tipo de comunicação.

A pousada era indicada para pessoas que iam fazer trilhas, ciclismo ou qualquer aventura em um parque nacional no meio do mato. Ou seja, para esse público é esperado que a pessoa que escolha o local: não ligue de sujar o carro nas trilhas de terra, não se importe de não acessar o Facebook por alguns dias, que preze somente o contato com a natureza, visto que está em uma área rural. É o esperado, mas como dissemos a cima, não existe regra na hora de viajar!

Os comentários negativos eram reclamando da estrada de terra e da falta de sinal de telefone, fora outros que dependiam da expectativa do usuário. Assim, a pousada não estava bem avaliada no TripAdvisor. Boa ou ruim? Não vamos saber pelas avaliações, uma vez que não existe consenso entre nenhuma delas.

Defina as suas exigências mínimas

Ao ler comentários em sites de reserva é sempre bom se atentar e levar em conta o mínimo esperado. Mais uma vez: o que é mínimo para mim, pode não ser para você!

Para mim, limpeza, conforto (bom chuveiro e boa cama), localização, internet wi-fi e bom café da manhã são itens primordiais em uma hospedagem. Porém, itens como internet wi-fi e bom café da manhã, podem variar! O que não varia é limpeza e conforto.

No caso desta pousada que pesquisei, eu procurava um local para me aventurar e não fazia questão nenhuma de ter internet no local. Por quê? Porque o objetivo da viagem era outro.

Se atente a comentários repetitivos e críticos

Se o local tem mais de 4 comentários criticando algo que esteja na sua lista de exigências mínimas, vale repensar se vale a pena fazer a reserva. Se atente mais às críticas do que os elogios para verificar se realmente é o local que você quer reservar.

Filtre as críticas usando o bom senso e verificando se há exageros nos comentários.

Una os comentários críticos e exagerados aos elogios e faça uma comparação se há alguma semelhança entre eles.

No caso da nossa pesquisa, por exemplo, já sabíamos que a pousada ficava em um local com acesso difícil e com chegada somente por estrada de terra. Então, não levamos em consideração as críticas exageradas sobre a estrada.

Você já teve dificuldade em conciliar os comentários dos sites de reservas com suas expectativas? Deixe seu comentário abaixo e ajude outros viajantes. 😉

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!