Voo livre de parapente, Rio de Janeiro (RJ), bairro de São Conrado

Não é apenas de Carnaval que vive o Rio de Janeiro, principalmente para os amantes da natureza e aventura. Partindo da Praia do Pepino, em São Conrado chegamos na maior concentração de praticantes do voo livre. Um lugar privilegiado pelas belíssimas paisagens que circundam a cidade.

A contratação do serviço de voo duplo é feita no Clube São Conrado de Voo Livre aonde são indicados instrutores e professores credenciados e com experiência no assunto. No ato, o Clube emite uma carteirinha de sócio ao contratante e sugere-se aproveitar o momento para também contratar o serviço de transporte até a Rampa da Pedra Bonita, localizada dentro da área do Parque Nacional da Tijuca.

Área de espera para o voo

Área de espera para o voo

Clube São Conrado na Praia do Pepino (Ilana Cotrim e Jessica Camargo)

Clube São Conrado na Praia do Pepino (Ilana Cotrim e Jessica Camargo)

Para os que quiserem ir com o próprio veículo o acesso é feito pela Estrada das Canoas (aproximadamente 7km, partindo da própria praia do Pepino) e a área tem infraestrutura para os visitantes, como lanchonete e sanitários. Além disso, a Rampa, que possui 517m de altura proporciona um incrível visual para a maior floresta urbana do mundo – Floresta da Tijuca, além da privilegiada vista para o mar e outros pontos turísticos como o famoso Pão de Açúcar.

No início do voo, há um pequeno treinamento para que o aventureiro compreenda o que precisará fazer em seu primeiro voo de parapente. As condições de voo dependem muito do vento e para isso eles dispõem de material, equipamento e conhecimento suficiente no assunto para autorizar ou não a decolagem. Mas, até que inicie a angústia e ansiedade aumentam, já que é possível presenciar os voos anteriores.

Ilana Cotrim com Carlos Milan, instrutor de voo há mais de 20 anos

Ilana Cotrim com Carlos Milan, instrutor de voo há mais de 20 anos

A adrenalina aumenta à medida que se aproxima da beirada da rampa a largos passos orientados pelo instrutor. Logo depois desse gelo na barriga já podemos sentir o alívio e ao mesmo tempo a sensação de êxtase ao sobrevoar uma das paisagens mais belas do Brasil.

Ao mesmo tempo em que você olha para baixo ou para cima há outros inúmeros parapentes e asas delta costurando o céu carioca com cores vibrantes que encantam ainda mais o ambiente.

O tempo de duração do voo depende das condições climáticas, mas duram cerca de 15 a 20 minutos. Ao mesmo tempo em que se aprecia a beleza daquela paisagem natural é possível sobrevoar as casas e mansões de alguns famosos também. Além disso, durante todo o percurso é disponibilizada uma câmera especial para infinitas fotos e filmagens de todo o trajeto até o pouso, que é feito na própria praia do Pepino ou no gramado da Praça do Pepê.

Lá no alto!

Lá no alto!

Ao final da diversão o cd com as fotos já é editado e entregue na sequência, ficando apenas para os próximos dias o vídeo completo postado no youtube com sua trilha sonora favorita.

A emoção e a beleza do lugar tomam conta do início ao fim, fazendo-nos lembrar que “o Rio de Janeiro continua lindo…”

Curtindo a bela vista com o instrutor Carlos Milan

Curtindo a bela vista com o instrutor Carlos Milan

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!