Volta às aulas: 5 dicas para otimizar o preparo das lancheiras escolares

Não sei que tipo de mãe você é, mas eu não sou aquela que tenho paciência para sanduíches lúdicos servidos com olhos e boquinhas, frutas cortadas em formato de coração ou de estrela e outros blá blá blá decorados. Poderia criar tempo para isso? Poderia, mas prefiro passar esse tempo brincando com meu filho e ensinando ele a comer a comida como ela é.

A lista de receitas criativas e complexas enchem os olhos mas, não oferece praticidade nesse período de volta às aulas, nem em período algum.

Seguindo dicas da Marina Linberger, chef de cozinha e mãe de duas pequenas, selecionamos abaixo como fazer lancheiras otimizadas, que se encaixem no dia a dia corrido da família. A Marina fala que os pais precisam se atentar para alguns detalhes, como o fato da lancheira ser em um recipiente comum ou térmico, porque isso pode fazer diferença na hora de pensar no tipo de alimento que será preparado, por exemplo.

Preparando a lancheira

Para quem tem interesse, a chef tem o programa “Cozinha de Gente Moderna”, reproduzido no YouTube e no canal Sabor e Arte.

Como otimizar a lancheira da escola?

1.    O preparo começa no mercado:

O recomendado é garantir pelo menos um ingrediente de cada grupo alimentar na lancheira. A chef orienta separar em três grupos: líquido, onde entram água, água de coco, chás e sucos naturais (prefira sem açúcar); carboidratos, como frutas frescas e secas, bolos, pães, muffins, panquecas (de preferência caseiros e integrais), granola, barra de cereais, cookies e milho cozido ou torrado; e proteínas, como iogurtes, queijos, pastinhas de leguminosas (tipo homus), pastinha de ricota ou tofu, ovos e leite.

Vale também lembrar que não precisa estar bitolado quando não puder preencher os grupos. O lema aqui é que água e frutas nunca podem faltar. Muitas vezes inserimos duas opções de frutas.

Neste caso já faça uma lista na semana dos itens para a lancheira e aproveita a lista de compras da Alexa para organizar esses itens pelos grupos alimentares. Se precisar repetir algo na semana, sem problemas. O importante é criar um fluxo que dê certo para a família.

2.    Ofereça opções:

A chef orienta conversar com as crianças e fazer uma lista de tudo que elas gostam de comer. Listas pelo menos 10 opções e ir mesclando o envio delas na lancheira.

Aqui nunca demos opções não-saudáveis. Bolacha, salgadinho e danoninho nunca foram apresentados, então preferimos itens como bolo de fuba caseiro, pão de queijo – mesmo que seja de padaria – e frutas secas como uva passa e blueberry.

3.    Tenha sempre em casa alimentos de longa duração:

Marina orienta invistir em lanches que duram a semana toda e fazer uma divisão das receitas por forma de conservação, por exemplo: Alimentos em temperatura ambiente: frutas com casca, frutas secas, castanhas, milho torrado, torrada de arroz ou integral e barra de cereais caseiras. Alimentos refrigerados: legumes crus conservados em água, tomatinhos, queijos em palitinhos ou bolinhas e iogurtes. Alimentos congelados: muffins salgados ou doces, bolo em pedaços, homus para acompanhar os palitinhos de legumes ou torradas.

Essa lista dela pode ser muito útil para pensar melhor e não ter desperdício e nem muitas idas ao supermercado.

4.    Planejamento:

Planejar é chato, mas necessário. A orientação é compre todos os ingredientes da semana de uma só vez. Deixar os alimentos pré-prontos. Lavar e secar as frutas e o que precisar congelar, fazer e congelar de uma vez. Faça na Alexa uma lista da semana para ajudar a criar um fluxo de produção.

5.    Saiba conservar o alimento na hora de enviá-lo:

Outra dica preciosa da chef Linberger é o tempo que o lanche fica na lancheira define o que você pode colocar dentro dela. Alimentos mais perecíveis, como iogurtes, por exemplo, tem um limite de tempo fora da geladeira antes que estrague. Já uma maçã ou uma cenoura, são mais estáveis e mantém a qualidade boa para consumo fora da refrigeração.

Neste caso é primordial optar por bolsas térmicas, que mantém o alimento fresco por mais tempo, chegando a quase 2 horas de conservação.

Dica para aumentar a durabilidade dos alimentos: optar por lancheira térmica para até 8 horas, usar doadores de frio, como cubos ou placas de gelo reutilizáveis. Recomendamos usar o recipiente Thermos Infantil que serve tanto para a criança levar para a escola como também para passeios aos finais de semana.

Ainda não tem a lancheira ideal? Veja abaixo o que recomendamos comprar:

Thermos Infantil – a tecnologia de isolamento a vácuo THERMOS retém a temperatura das refeições quentes ou frias.

Lancheira térmica e impermeável – além de manter a temperatura dos alimentos, evita respingos e na hora de lavar ela seca muito rapidamente.

Talheres com estojo – pequeno, fácil de guardar e de organizar na lancheira.

Pote para lanches – compacto e de qualidade.

Copo 360 graus – esse indicado para bebês. Aqui usamos desde os 6 meses.

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.


Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel

Seguro Viagem

•Ingresso para atrações em todo o mundo

Chips para celular

Alugue um carro

• Compra online


Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!