Porto de Galinhas, visita obrigatória para quem quer conhecer o Nordeste

Porto de Galinhas é uma das praias mais famosas do nordeste brasileiro. Tão famosa que muita gente se confunde e acha que se trata de uma cidade – na verdade, a praia faz parte do município de Ipojuca, em Pernambuco.

A fama da praia se justifica. A região de Porto de Galinhas não é muito grande, porém, tem tudo que se precisa: restaurantes, lojinhas, bancos. E o mais legal é que a região é próxima de outras praias e cidades lindas e que valem a visita.

Viajamos para lá em abril e fomos para ficar por 5 dias, aproveitando um feriado prolongado em São Paulo. Planejamos a viagem com bastante antecedência, uns 3 meses antes. Essa é a primeira dica para quem quer fazer essa viagem, pesquisar antes valores de passagens e de hospedagem nas pousadas da região. Quanto mais cedo, mais em conta.

Praia dos Carneiros  / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Praia dos Carneiros / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Para chegar a Porto de Galinhas, viajamos até Recife. Saindo do aeroporto, há 2 opções para o translado: pegar um táxi (cobram em média 100 reais) ou, a mais econômica, ir de ônibus. A linha 195 sai do próprio Aeroporto e vai até o centro de Porto. Tem ar condicionado e custa apenas R$ 10,70.

Ficamos hospedados na Pousada Porto e Mar, localizada no centro de Porto de Galinhas, mais ou menos a 300 metros da praia. Recomendamos, pois o preço é justo e ainda é possível curtir a pousada, que tem piscina e um bom café da manhã de comidas típicas. Lá é Sol o tempo inteiro. Pelo menos até às 17h15, horário em que ele começa a se pôr…

A praia é linda, como vocês podem ver nas fotos. Apesar de movimentadas, não são lotadas, então, é possível curtir sem aglomeração. Em estando ali, uma das opções mais legais é fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais, que ficam em uma parte um pouco mais distante da faixa de areia. O passeio custa uns 20 reais. O jangadeiro nos leva e espera por cerca de meia hora até retornar para terra firme. Com a maré baixa, é possível fazer um mergulho no meio dos peixes. Vale pedir um pouco de ração de peixe aos jangadeiros para atrair mais peixes ao seu redor.

Pier de Guadalupe  / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Pier de Guadalupe / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Corais e água cristalina  / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Corais e água cristalina / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Como dissemos, Porto de Galinhas fica próxima a outras praias e locais bacanas e por todo lado você verá pessoas sugerindo passeios. Um dos que nós não fizemos foi o de buggy, que vai de uma ponta a outra da região, passando por várias praias. Optamos por fazer parte desse percurso a pé, indo até a praia de Maracaípe, um ótimo passeio de fim de tarde.

Há também transporte para praias mais distantes, como para a Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE), um destino tão lindo ou mais do que Porto de Galinhas, porém, de difícil acesso. Fechamos o passeio com a Algarve Turismo por R$ 60. Antes de chegar em Carneiros, embarcamos de catamarã, no Pier de Guadalupe, que passa por alguns lugares interessantes, como um banho de Argila, os Manguezais do Rio Formoso e a Capela de São Benedito. Antes de desembarcar na praia, passamos por uma faixa de corais e um banco de areia bem rasos quase em alto mar. Com a maré baixa, dá pra curtir bastante. Só é preciso tomar cuidado pra não pisar em um ouriço-do-mar. A praia é sensacional, linda e pouco povoada, mas tem opções de pousadas e restaurantes. A duração do passeio até a volta ao Pier de Guadalupe é de mais ou menos 5 horas.

Casal no catamarã indo para a praia dos Carneiros  / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Casal no catamarã indo para a praia dos Carneiros / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Para quem busca mais viagens do tipo, acompanhadas de Guias Turísticos, há outras opções para quem está em Porto de Galinhas, como ir para a praia do Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Maragogy (AL), e até para Recife e Olinda.

Há muitas opções de restaurantes na região. Indicamos 2 com preços justos: La Creperie e Porto Mix. Para sobremesa, não dá pra deixar de comprar um autêntico e tradicional Bolo de Rolo artesanal. Vale também curtir Porto de Galinhas à noite, nem que seja passeando pelas ruas e ficando na beira do mar, ou mesmo tirando fotos com as esculturas de galinhas presentes por todos os lados.

Bela vista e água cristalina / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Bela vista e água cristalina / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Ricardo aproveitando as piscinas naturais existentes na praia  / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Ricardo aproveitando as piscinas naturais existentes na praia / Crédito: Carolina Sena e Ricardo Pilat

Para quem quer levar lembranças ou mesmo comprar presentes, há muitas lojinhas e também uma feira de artesanato. Para as mulheres, a dica é levar brincos, colares e pulseiras confeccionados com escamas de peixe.

A viagem é incrível e certamente 5 dias é pouco tempo para curtir. A hora de partir é triste, com um gostinho de “quero morar aqui pra sempre”.

Revisão de Texto – Fabíola Peleias

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!