Como se preparar para um intercâmbio?

Viajar é uma delícia, né? Mas antes de qualquer viagem, é preciso estar atento aos preparativos para ela, para que não haja nenhuma dor de cabeça. A coluna de hoje não é sobre um destino específico, mas vale para qualquer pessoa que esteja se programando para uma viagem no exterior, principalmente se for uma viagem de estudos, que é a nossa especialidade. Fique de olho nas dicas a seguir para não cair em armadilhas. Vamos lá!

– É imprescindível estar com o passaporte em dia, caso contrário, você não sai do país, a não ser que seja para países do Mercosul, do qual o Brasil faz parte.

– Verifique a necessidade de visto de entrada para o país escolhido e, por conta disso, programe-se com mais antecedência, pois terá que levar em consideração o tempo para seu visto ser processado.

– Não deixe de fazer um seguro médico para sua viagem. O barato pode sair muito caro, acredite. Para quem vai estudar, a maioria das escolas exige que o aluno apresente um seguro viagem.

– Verifique qual é a moeda do país para onde está indo e já saia daqui com a moeda comprada. Recomenda-se levar uma parte em espécie, outra em cartão de débito internacional (travel money) e também um cartão de crédito.

– Acerte no vestuário. Lembre-se que quando é verão por aqui, é inverno no hemisfério Norte. Verifique a média de temperatura para o período da sua viagem para não faltar nem sobrar roupa na sua mala.

– Se precisar tomar medicamento com regularidade, calcule a quantidade necessária para o período da estadia e leve-o com a receita médica traduzida, para caso os oficiais de imigração questionem.

– Não exagere na bagagem. Lembre-se que muito provavelmente você irá voltar com um pouco mais de bagagem do que embarcou. Brasileiros podem levar até duas malas de 32kg cada (para despachar) e uma mala de 5kg para levar no avião.

– Procure viajar com roupas confortáveis, já que os voos internacionais costumam ser longos e você, provavelmente, irá querer dormir no voo.

– Para os estudantes internacionais, certifique-se de que está sendo bem assessorado pela agência de intercâmbio quanto ao curso escolhido, a escola, a documentação necessária e a casa de família em que irá ficar. Vale também conversar com outras pessoas que já tenham ido pela mesma agência e para o mesmo destino escolhido. Referências são sempre bem-vindas!

– Por falar em casa de família, procure entrar em contato com os anfitriões antes de chegar à casa deles, para conhecê-los um pouco mais e entender os hábitos e regras da casa.

– Leia o contrato que irá assinar com a agência com atenção e fique atento também às políticas de cancelamento e reembolso da escola onde irá estudar, pois imprevistos podem acontecer.

– E, por fim, fique de olho na conta de celular. Por causa do roaming, a conta pode sair bem cara se você fizer ligações com seu número de telefone do Brasil. O ideal é comprar um chip local para fazer ligações. Alguns planos oferecem internet, mas normalmente há wi-fi gratuito na maioria dos cafés, escolas, hotéis e na própria casa de família.

Aproveite as dicas e curta sua viagem! Até a próxima coluna! 😉

Ana Paula Perovano é jornalista e sócia-proprietária da 4you Educational Consultancy, uma consultoria em intercâmbios especializada em Canadá, que também trabalha com cursos para os EUA e Inglaterra.
Quer falar com ela? É só mandar e-mail para aperovano@4youeducational.com.
Visite o site da 4you e a página deles no Facebook.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício,
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos
grátis.

Planeje sua viagem com a gente:
Reserva de hotel
Seguro Viagem
Ingressos para atrações em todo o mundo
Chip para celular

Deixe seu comentário!